sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Retrô/Vintage 3


 Oi gente! Terminando mais uma semana e adiantando o post pois amanhã estou trabalhando o dia todo. Lembram da Tag Retrô/vintage? Já falei sobre a moda dos anos 1950 e sobre cartas antigas. Pois é, hoje o assunto dentro deste tema são os papeis de carta! 


Trata-se de um papel que, pautado ou não, é cortado em formato conveniente e utilizado na correspondência ou apenas como entretenimento, lazer e recreação. No Brasil, teve grande notoriedade entre jovens do sexo feminino no início das décadas de 1980 e ao fim da década de 1990, que o utilizavam para trocas e colecionismo. Alguns eram compostos com materiais cheirosos, cortados em formatos variados como corações, balões, entre outros. E diversos temas, como poemas, imagens, e espaços para escrita do texto. (Wikipédia)


Quem gosta de colecionar pode usar as redes sociais pra comprar, os preços variam de cinquenta centavos a 500 reais por apenas uma folha!! O Canva tem papeis de carta para imprimir, descobri isso hoje!


A ideia era trocar os papéis repetidos com as amiguinhas, para aumentar cada vez mais a coleção. E, apesar da função de composição de correspondências, poucas eram as garotas que realmente usavam os papéis com essa finalidade. O hobby se resumia em reunir uma grande quantidade dessas folhas fofas para ficar admirando.


O interessante é que, com a chegada da internet, muitas dessas coleções foram transferidas para a web, como é o caso de Flávia Romanha, que disponibiliza uma infinidade de modelos no site dela: Clique aqui.  Grandes, médios, pequenos, com as mais variadas estampas e temas, podem ser visualizados na página da colecionadora.


Algumas das marcas mais requisitadas na época eram as importadas Hello Kitty, Pochaco, Little Twin Stars, My Melody e Morning Glory, ou as nacionais Belas Artes, Cartiuge e Fantasia. Muitas dessas cartinhas vinham com um cheiro todo especial ou cortadas em formatos inusitados, como corações, estrelas, ursos, balões, etc. ( Universo retro )


Hoje em dia, como algumas outras coisinhas do mundo retrô/vintage, os papeis de carta ressurgiram! Como eu disse aqui antes, tenho uma pasta/coleção no Pinterest, é cada um lindo! E são muito cutes!! Vocês gostam de papel de carta? Alguém colecionava? Alguém ainda tem?

PS: (1) Testando uma nova letra no post.
(2) Minha lista de blogs favoritos não está abrindo, que passa blogger?

PS em 24/10: (3) Agora o blog tem um Top comentarista que fica na coluna lateral, confira!! São amigas blogueiras ou blogueiros que mais comentaram neste cantinho cor de rosa de 30 dias passados até hoje!

Beijos nas bochechas!

29 comentários:

  1. Hello pessoas!
    Vou visitar vocês aos pouquinhos!
    Aproveitem seu dia!

    🌼😘

    ResponderExcluir
  2. Lindos papeles cartas. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro as ilustrações desses papeis de cartas antigos, eu fico encantada. Eu lembro que quando eu era criança a minha mãe tinha uma pasta com vários deles, mas com o tempo se perdeu ou ela deu para alguém. Queria tanto que ela tivesse guardado pra mim :( Eu sou apaixonada por papel de carta! Um beijo e ótimo final de semana!

    Isa, www.isamateur.com

    ResponderExcluir
  4. Ane, quem não lembra desses lindos papéis? Eram "febre"...
    Que bom que pra quem quer, pode conseguir.Aliás, podemos conseguir de tuuuuuuuuuuuuuudo hoje em dia, não?
    Lindo fds! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Hope all is well for you❤ Adore your creativity❤💕🍂

    ResponderExcluir
  6. Ainda tenho alguns desses lindos papeis do meu tempo de juventude.
    Que bela ideia criar uma pasta e colecionar.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. So lovely! Delightful post����������

    ResponderExcluir
  8. Tão bom quando se guardam recordações! :)
    -
    Tento esquecer de quem não me merece
    -
    Beijos e um excelente fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. My wife has some beautiful stationary. When she writes sometimes she uses it.

    ResponderExcluir
  10. Yes they (Christmas cards, some religious cards etc) were so popular 1980's, i used some of them. But my mom's time ones better than 1980's. i got couple of ones from my mom and aunt (they are from 1960-1970's), they were amazing. Also i check it out from apeisdecarta.com.br. They look so lovely. Thanks for sharing Dear ANE.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ane.
    Que nostalgia agora. Eu tinha uma coleção enorme de papel de carta e pensando agora não sei o que aconteceu com ela. Eram duas pastas cheias de um mais lindo que o outro. E nunca que ia usar porque o legal era olhar mesmo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Ane. Ficou bonito e especial, remete a nossa infância. Bom início de semana.

    ResponderExcluir
  13. Beautiful stationary❤ Always lovely to have when writing those letters!

    ResponderExcluir
  14. writing letters is so crutial in nowadays email world;)

    ResponderExcluir
  15. Saudades de mandar cartas... Infelizmente esse foi um hábito que se perdeu!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  16. Muito legal e nostálgico este post, meus parabéns.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Mandar cartas era tão bom... Bjsss

    ResponderExcluir
  18. Que fofuraaaa!!! De uma delicadeza só!!! Adorei o post!
    Eu nunca os colecionei, mas acho lindo demais!!! Gosto muito destas delicadezas, penso que a vida fica mais doce, com elas...eu tinha aquele álbum, Amar é... completo. achava muito fofo também.
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  19. Hola! cuando iba al cole hubo un año en el que se pusieron de moda las cartas de olor,eran super bonitas. Besos

    ResponderExcluir
  20. Olá, Ane!

    Espero que você esteja bem. Por aqui, tudo normal.

    Que lindos papéis de carta, mas eu nunca os colecionei, pois sou pouco dada a coleções. No tempo de minha juventude escrevia cartas em papel azul, se fosse para rapaz e cor-de-rosa, se fosse para menina. Me lembro muito bem.
    Esses que você aqui mostrou são uma fofura. Lindos, lindos!

    Uau, tanta gente que ser top comentarista -rs rs rs, eu incluindo, claro, mas meu tempo é pouco.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  21. Interessante a historia dos papeis de carta Ane. Lembro de como era comentários.
    O CANVA é bem legal mesmo com muitas opções.
    Bonita sua partilha e ficou boa sua nova fonte.
    Abraços e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  22. Lindos estes papeis de carta, Ane.
    Gostei imenso da nova fonte.
    Te desejo um final de semana abençoado.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Ane,
    Lindíssimos esses papeis de carta!
    Lembro mais os bloquinhos com essas características!
    Já sou um pouco antiga;)) e usava papel de carta simples. Folhas brancas de papel pautado.
    Mas escrevi e recebi muitas cartas.
    Beijinhos e tudo de bom.
    Ailime

    ResponderExcluir
  24. Eu lembro dessa febre, apesar que nunca tive fichário.

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  25. Oi, como meu blog não tem, por opção minha, Painel de Seguidores, tenho de passar por cá de vez em quando.
    Beijos e bom feriadão.

    ResponderExcluir
  26. Nossa eu ainda tenho uns papeis de cartas guardados, adorava.
    Era uma febre boa, curti muito.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Eu amo escrever. Então, tinha vários papéis de carta também. E fazia coleção :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  28. Sería bueno que resurgiera la costumbre de bajar al buzón y recoger una carta.
    Buen fin de semana. Ane
    Un abrazo.

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir