Oi pessoas! Como estão indo? Voltei hoje a esta tag que adoro! Eu adoro penteadeiras, acho lindo demais este móvel bem feminino! Que tal saber mais sobre elas?
A penteadeira começou a ser popularizada no século XVII pela alta burguesia européia. Sua estrutura foi baseada nas mesas de barbear, que possuíam espelho e uma superfície para apoio.
Um dos principais motivos e usos da penteadeira deu-se pela grande preocupação com a aparência e apresentação das mulheres. Assim, o móvel era moldado para comportar seus acessórios, perfumes, maquiagens, perucas e outros itens de uso diário, geralmente instalado ou no quarto ou em um cômodo privativo cuja função era manter a privacidade da mulher enquanto ela se preparava para o dia. Era o espaço íntimo delas, onde elas faziam a rotina de beleza e também se preparavam para os compromissos do dia a dia. Era muito comum ter penteadeiras em casa, ainda mais se a família fosse da alta sociedade. E isso fica muito evidente nos filmes e séries que retratam histórias de época, que dão destaque a esse móvel e a toda preparação da mulher para estar linda e confiante aonde fosse.
Hoje, a penteadeira ainda tem o objetivo de facilitar a organização de perfumes, bijuterias, produtos de beleza, maquiagens e similares, afinal, quem procura o móvel pode investir no uso tanto da parte superior quanto das possíveis divisões em gavetas e módulos, facilitando o alcance dos objetos. Mas, agora ela também ganhou novas funcionalidades, sendo uma peça coringa em quartos e até mesmo no escritório e em outros cômodos da casa. Mais do que só o cantinho da beleza, a penteadeira se tornou espaço de estudo, trabalho e até de decoração.
A penteadeira é o camarim particular que toda pessoa vaidosa precisa. Ela instiga o cuidado pessoal, já que possibilita momentos especiais em frente ao espelho preparando a maquiagem, o cabelo e cuidados com a pele. Para os amantes de skincare, esse é o móvel ideal para decorar o quarto ou o banheiro. (Fonte: net)
Existem penteadeiras de vários tipos, as representadas neste post são tipo vintage que você não encontrará pra comprar nas lojas, mas pode mandar fazer por um marceneiro ou encontrar alguma em brechós e antiguários. Existem as penteadeiras tipo camarim cujo espelho é rodeado por luzes embutidas que fornecem bastante iluminação para maquiagem. As mais modernas possuem linhas retas e geralmente são da cor branca.
Eu tenho uma penteadeira branca em meu quarto e pra completar uma escrivaninha no escritório, é justamente em cima deste móvel que está o computador que uso quando estou em casa e onde estou agora fazendo este post. E você? Já teve uma penteadeira ou pensa em ter?
Beijos nas bochechas e boa semana!
Aproveite seu dia! 😊
ResponderExcluirBom dia, boa tarde ou Boa noite! 😚
Sweet! My dressing table is now my desk with my laptop, I'm afraid. Awesome post!
ResponderExcluirLovely ideas! Adoring this!
ResponderExcluirDefinitely a piece to be well loved!
ResponderExcluirSo inspiring! Love this!
ResponderExcluirSo fantastic! Such a wonderful sweet post!
ResponderExcluirMuito lindas as penteadeiras e minha mãe tinha uma maravilhosa,lembro bem!
ResponderExcluirLindo post!
beijos, até a volta! chica
Adorei a publicação. Gostei dos penteadores!:)
ResponderExcluir-
Deixo-me levar pelos segredos do mar
Beijos, Bom Domingo.
Oi Ane
ResponderExcluirEu não tenho mas acho um móvel belíssimo
Se tivesse espaço em meu quarto gostaria de uma modelo vintage
Beijos e feliz domingo
Uma postagem linda de muito bom gosto, Ane
ResponderExcluirTe desejo um excelente domingo.
Beijinhos
Verena.
Também tenho fascínio por esta peça de mobiliário, a que sempre ouvi chamar pechiché, ou psiché.
ResponderExcluirBeijinhos e boa semana.
Uma postagem para se recordar quando as penteadeiras eram peça essencial nas residências. Considero uma bonita peça, mas não tenho mais, Bjs Bom final de d omingo
ResponderExcluirInteresting
ResponderExcluirEn estos tiempos acelerados resulta un lujo encontrar espacios donde detenerse para cultivar lo bello, lo delicado, así como la medición del tiempo dándole a cada cosa sus minutos necesarios.
ResponderExcluirLo dicho, un lujo, Ane
Um post direto do túnel do tempo, cheio de nostalgia e glamour.
ResponderExcluirUma semana transbordante de coisas boas.
Um abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Me gustan.Tengo uno en mi dormitorio es de color caoba y adornado con fotos.
ResponderExcluirBuena semana Ane.
Un abrazo.
Boa noite, Ane
ResponderExcluirLindas as penteadeiras, bjs querida.
Ola Ane, que tal!
ResponderExcluire um mueble muito encantador. Me gustaria tener una de estas bellezas en casa. Sin dudas debo tenerlo para terminar de decorar meu dormitorio. Me gustaria uno con curvas, estilo vintage ou shabby chic.
Besos nas bochechas e buen inicio de semana.•❀.•❤•.¸✿¸.•❤•.❀•
Boa tarde Ane. Não conhecia a história das penteadeiras. Obrigado pela excelente matéria. Aproveito para agradecer sua visita e carinho.
ResponderExcluiri love this kind of furnitures!
ResponderExcluirOlá, Ane.
ResponderExcluirQuando eu era mais nova eu sonhava em ter uma branca, um quarto todo branco na verdade, mas hoje em dia passou a vontade hehe. Mas acho linda ainda.
Prefácio
Que post mais lindo. Nunca tive nenhuma penteadeira, essas das fotos são espectaculares.
ResponderExcluirBeijinhos
Adorei conhecer mais desses móveis.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Passando para desejar a continuação de uma boa semana!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Como sempre imagens lindíssimas a encimar teus posts.
ResponderExcluirSabia alguma coisa da história das penteadeiras, devido a minha avó, mas fiquei sabendo muito mais com tua pesquisa. Acho uma peça linda e muito decorativa.
Beijos.
Nunca tive uma penteadeira, porque enquanto adolescente, eu não curtia esse tipo de peças. As achava antiquadas e sem qualquer graça. Hoje, adulta, já lhes dou muito valor, mas não tenho nenhuma, não.
ResponderExcluirMinha casa está mobilada de forma meio clássica, mas peças antigas, embora graciosas, não se encaixam no meu mobiliário, não.
Dias e noites bem felizes.
Olá, querida amiga Ane!
ResponderExcluirGosto muito de penteadeira e me lembro que na minha casa da infância tinha..podia se ver três ângulos do meio corpo.
Era cheia de perfumes e posta jóias.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos
Oi, o fim de semana está chegando. Feliz fim de semana. Beijos.
ResponderExcluirUma boa noite Ane de um feliz fim de semana.
ResponderExcluirCreio que com temperaturas mais baixas, aqui está assim.
Que linda sua postagem com este móvel que embelezou muitas casas e que todos queriam uma.
Lembro bem delas nos anos 60 em casa de familiares e algumas pessoas ricas, que conhecia e ai nas casas e fazendas.
Suas ilustrações estão maravilhosas e há este frisson de querer ter uma delas como vejo aqui.
Um carinhoso abraço amiga e aqui já fui para a quarta dose e ainda mascarado em alguns lugares.
Beijo de paz no coração.
Querida Ane,
ResponderExcluirEu já tive uma penteadeira na minha casa há muitos anos atrás, infelizmente ela se deteriorou com o tempo e tivemos que jogá-la fora, mas com certeza é um móvel com bastante utilidade e fica bem em diferentes ambientes! Adorei as fotos e saber um pouco mais sobre a história desse móvel tão utilizado até hoje.
Beijos!
É tão bonito que parece até a reprodução de uma casinhaa de bonecas. Minha avó tinha várias e infelizmente minha mãe só conseguiu trazer uma para casa.
ResponderExcluirA great way to bring romance to your room ❤️
ResponderExcluirWoW very interesting article Dear Ane! I really didn't know it comes from 17. Century. Thanks for the post.
ResponderExcluir