sexta-feira, 21 de junho de 2024

Listografia

Oi gente! Hoje vou falar sobre minha nova paixão: a listografia. Eu sempre gostei de fazer listas, aí na semana passada estava visitando um blog que faz parte dos Blogueiros Raiz e a menina tinha um link listográfico. Fiquei curiosa e fui lá ver o que era, como era... e pronto! Adorei e já queria fazer as minhas listas lá! Já comecei, mas ainda estou pegando o jeito. 

" Listography.com é um site autofinanciado e sem anúncios, lançado em 2006, criado pela Lisa Nola e pelo Adam. (E só agora soube que existia!) A listografia fornece aos usuários (listógrafos) de todas as idades uma ferramenta fácil de usar para escrever e compartilhar listas criativas. Uma listografia é um trabalho perpétuo em andamento, uma cápsula do tempo e um mapa de sua vida para amigos e familiares. Quer se trate de listas autobiográficas, listas práticas de fazer, listas referenciais, suas listas de desejos ou utilizando listas que outros fizeram, sua Listografia pode ser uma ferramenta e um catálogo de referência útil.

Também vemos as listografias como uma interação valiosa entre você passado e você presente, um registro do que você deseja lembrar – seu próprio banco de dados de listas. Esperamos que sua Listografia sirva de incentivo. Escrever listas sobre seus objetivos e tarefas é o primeiro passo para que eles aconteçam algum dia. Não é um diário, nem rede social. A elaboração de listas autobiográficas é um caminho para redescobrir memórias divertidas ou comoventes, visualizar sonhos para o futuro e manter um registro de livros, filmes, músicas e todas as outras experiências que o tocaram e fizeram de você quem você é hoje. É a sua Listografia.

Se eu lhe pedisse para listar objetos memoráveis ​​dentro da casa de sua infância ou dos lugares onde você morou, surgiria uma variedade colorida de memórias que são exclusivas para você. Muitos de nós não temos tempo ou disposição para escrever uma autobiografia. Recuperei muitas memórias perdidas fazendo listas e estou criando um lindo mapa de minhas experiências aqui na terra ao longo do caminho. O processo meditativo de fazer uma lista pode criar uma nova energia, despertar gratidão e inspirar – mas o mais importante, é realmente divertido! " (Retirado do site: Listografy)

Vocês gostam de fazer listas? Caso queiram experimentar o site é só clicar no link acima. Lembrei deste post de fevereiro deste ano, onde fiz esta lista: melhores filmes que já vi. Adoro!

Beijos nas bochechas!

27 comentários:

  1. Bem interessante esse tema e sou de fazer listas,mas não tão dedicada. Faço listas de compras, do que não posso esquecer, de coisas assim.No mais, não! Gostei de ler! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Parece una actividad divertida. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!
    Não para mim, a poesia ocupa-me quase todos os momentos livres, mas adoro ver filmes...
    Bom fim de semana. Um par de beijocas.
    ~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  4. Oh, I don't make as many lists as I used too. I'm afraid. It is fun..until you let it consume you. Great topic!

    ResponderExcluir
  5. Oh, I have my drama list..about all I tend to these days. It does feel like an accomplishment..and it lets me remember Asian actors better. Perhaps.

    ResponderExcluir
  6. There was a time I gave myself so many challenges for reading, TV show. Music. But I dunno, too much to keep track of..I guess. Still, if you find joy in it. Like a friend knows how many states she's been too. She finds a thrill in keeping track of summer travels.

    ResponderExcluir
  7. Amiga Ane,
    Nas listas de “blogs” que gosto de ler e comentar, “The Moon is You” e “Me”, sou eu e seus amigos e seguidores.
    Abraços e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  8. Ola Ane, que tal!
    que informacao boa, tambem gosto de registrar minha vida e ver como as coisas e as fases vem acontecendo.

    Conto tambem que o artista Dito von Tease fez os bonecos com Photoshop. O artista e um misterio, nao quer revelar sua identidade. Sabe-se que ele e italiano, mora na cidade de Bolonha e mantem seu perfil escondido, como Banksy.

    Saudacoes, bom domingo!

    ResponderExcluir
  9. Sim, Ane mas só de compras quando vou ao suprrmercado ... rs
    mas sabe que gostei dessa 'listografia ' do jeito que nos apresentou _ tanta coisa
    se perde com o tempo. Achei bem ineressante.
    Beijinhos Obrigada e bom domingo, Ane

    ResponderExcluir
  10. Interessante; uma lista, uma espécie de time line da vida. Gostei.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  11. Goste da informação.
    É muito bom ter registros de momentos maravilhosos.
    São lembranças que valem um tesouro.
    Beijinhos em seu coração.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane,
    Eu gosto da ideia, mas agora registo tudo no smartphone! Mas acho muito bacana a ideia de fazer listas para tudo e principalmente deve ser bastante legal voltar no tempo e rever todas essas listas! Bom domingo pra você!

    ResponderExcluir
  13. Confesso que nunca fui de fazer listas!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  14. Um tema interessante e muito bem explanado.
    É a primeira vez que visito o seu blog mas gostei do que vi.
    Boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. I also make a lot of lists! I use a notepad and pen, old fashioned haha! :-D

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um recurso e tanto. Um bom exercício de memória e escrita. Fiquei curioso em usar.

    É o que mais quero e desejo. Que tenha uma excelente semana!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  17. Curioso y muy interesante.
    Feliz semana.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Ane
    Postagem bem interessante, todo ano, faço uma lista na minha agenda dos livros que vou lendo durante o mês, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei curiosa. Hei-de procurar saber mais sobre o assunto. Para já vou seguir o link.
    Grata.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  20. Interessante, Ane!
    Beijinhos
    Verena

    ResponderExcluir
  21. Querida Ane,
    Achei muito interessante a ideia de fazer uma lista autobiográfica sobre a nossa vida, relembrar acontecimentos do passado é sempre importante! Excelente a sua dica!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  22. preciso urgentemente de conhecer esse site! Nem acredito que ainda não conhecia, logo eu que sou viciada em listas!!! he he he

    Gostaria de te convidar a participares na nossa campanha de sócio fundador, onde terás acesso a novidades exclusivas sem qualquer tipo de custo. INSCRIÇÃO


    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  23. Olá Ane! Adoro listas! Sempre fui um adepto fervoroso da organização e as listas permitem maior eficiência no que fazemos. Adorei o post, mais um maravilhoso 🥰

    Abraços e um bom fim de semana para si!

    ResponderExcluir
  24. Olá Ane,
    Como vão as coisas desse lado de cá?
    Apesar de existir agendas eletrônicas ou até mesmo do celular eu
    ainda uso agendas e cada uma delas além de muita coisa escrita eu tenho estante
    pras antigas e ainda as consulto, é uma forma de cápsula do tempo k, pois esses dias
    estava foleando a do ano 2000 k, não deixa de ser uma forma de listas.
    Então não sei se foi uma pergunta sua, mas o RS vai demorar um pouco pra voltar ao normal
    cidades vão ter que ser remanejadas foi um desastre de proporções inimagináveis.
    Quando a natureza revida... não tem pra onde correr. Um irmão meu perdeu tudo, mas está vivo e isso é que importa. As mudanças climáticas são problemas globais talvez agora o Brasil leve mais a sério essas questões...
    Boa continuação de semana e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Ane! Que tudo seu post e eu nem fazia ideia da existência disso. Achei incrível e fiquei curiosa. Não tenho esse hábito, mas automaticamente enquanto te lia fui fazendo uma lista mental, menina o problema é controlar a cabeça de escritor porque ao pensar algumas coisas o cérebro já se animou na criação de enredos. Que loucura! Será que eu iria dar pane kkkkk amei muito seu post.
    Beijinhos, querida.

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir