A melancia (Citrullus lanatus) é uma hortaliça-fruto pertencente à família Cucurbitaceae, da qual fazem parte outras plantas muito utilizadas na alimentação humana, como o melão, o pepino, a abobrinha e a abóbora, entre outras. É consumida em todo o mundo e apresenta grande importância econômica e social, sendo considerada uma das cucurbitáceas mais cultivadas em nível mundial. Trata-se de uma trepadeira rastejante originária da África. A planta é anual com folhas triangulares/trilobuladas e flores pequenas e amareladas, gerando um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água (cerca de 92%) e diâmetro variável entre 25 a 140 cm. A casca é verde e lustrosa, apresentando estrias escuras. A maioria das variedades tem polpa vermelha, mas há também variedades verdes, laranjas, amarelas e brancas. As sementes variam em cor (preto, castanho, vermelho, verde, branco), forma e tamanho; as características podem ser usadas para identificar as variedades.
A composição nutricional das melancias varia naturalmente, dependendo tanto da variedade e das condições ambientais (solo, clima) como da técnica de cultivo. É principalmente consumida in natura, sendo também comum seu consumo em forma de sucos, geleias e doces. As suas sementes também podem ser consumidas ao natural ou torradas. É uma fruta que oferece muitos benefícios para a saúde, como manter a saúde da pele, melhorar o funcionamento do intestino, ajudar na perda de peso e proteger o coração. Esses benefícios se devem ao fato de a melancia ser rica em água e carotenoides, além de conter fibras, vitamina C e potássio, nutrientes com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e diuréticas.
A melancia amarela contém alto teor de betacaroteno e xantofilas, e a vermelha possui maior quantidade de licopeno. O licopeno é um antioxidante essencial que tem sido objeto de estudos associando seu consumo com a redução do risco de câncer. Ainda, a melancia é uma fonte excelente do aminoácido citrulina, muito importante na produção de outro aminoácido, a arginina, utilizada pelo corpo humano em processos de divisão celular, de cicatrização e eliminação de amônia do corpo.
Alguns benefícios dentre outros:
1) Evitar a retenção de líquidos.(rica em água e potássio)
2) Hidratar o organismo.
3) Prevenir pedras nos rins.
4) Favorecer a perda de peso (tem poucas calorias)
5) Diminui o risco de câncer (carotenoides com ação antioxidante como o licopeno)
6) Melhorar o rendimento físico (rica em citrulina)
7) Diminuir a pressão arterial (rica em citrulina e potássio)
Obs 2: Para saber se a melancia está boa, é aconselhado observar a casca da fruta, que deve estar firme, sem cortes. Além disso, é recomendado também bater levemente com os dedos na casca e, se tiver um som oco, indica que a fruta está no ponto. Se for escolher uma melancia já aberta, deve-se priorizar as que possuem uma polpa com coloração vermelho ou amarelo vivos. (Fontes: Wikipédia, Sites Tua Saúde e Mundo Educação.)
Gosto muito de melancia, uma fruta refrescante e excelente para nosso clima quase sempre quente. Aqui no Nordeste a produção deste fruto é bem grande e nosso estado se destaca como um dos maiores produtores. E você, gosta de melancia?
Beijos nas bochechas e boa semana!
Melancia é bom, mas prefiro lasanha. rsrsrsrs
ResponderExcluirAbraços 🐾 Garfield Tirinhas.
Olá, querida amiga Ane!
ResponderExcluirAté ontem tinha aqui8 e sempre reponho para evitar mais pedras renais.
Uso muito, mal acaba uma e já providencio. Meu urologista me recomendou há anos.
É muito saborosa, independente, leve, fresca.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos fraternos de paz
Me gusta la sandia . te mando un beso.
ResponderExcluirOlá, Ane,
ResponderExcluirUma boa alimentação exige a escolha de bons alimentos, evitando, se possível, alimentos processados.
Frutas e verduras orgânicas sempre fazem parte da minha alimentação diária, o que é complicado para a maioria dos assalariados brasileiros, porque, tudo está muito caro e o pai de família assalariado tem que escolher o básico do básico, o que é triste, pois, vivemos em um país onde o que se planta, cresce.
Beijocas e boa semana!!!
Watermelon for me equals summer!
ResponderExcluirI didn't know it offered so many good things!
Thank you very much!
Have a nice week, Ane!
Gosto e costumo comer muitas vezes!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Muito bom e esclarecedor teu post! Gosto e consumo muita melancia aqui! beijos, ótima semana, chica
ResponderExcluirAdoro melancia.
ResponderExcluirMas só quando está calor.
Boa semana.
Um abraço.
It is so healthy and so tasty :-D
ResponderExcluirUma excelente fonte de hidratação! E uma verdadeira delicia nos dias quentes de verão!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin
Ane gosto da melancia ela é muito nutritiva, Ane boa semana bjs.
ResponderExcluirGosto muito, ainda mais se ela for docinha e vermelhinha.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
I love watermelon, it's so tasty.
ResponderExcluirYummy-Christine cmlk79.blogspot.com
ResponderExcluirAdoro a melancia, meu querida Ane.
ResponderExcluirEnviando beijos nas bochechas desde uma invernal Buenos Aires
Bom dia, Ane
ResponderExcluirMelancia é uma fruta deliciosa, obrigada pelas informações, um forte abraço.
Such a great post! Yes, we just finished off some watermelon last night. Very refreshing. Thanks for the delicious post!
ResponderExcluirSuch a sweet post! Yes, I love watermelon too. Great to know how good it is for you!
ResponderExcluirOh, it is a summer time treat here. Although, we now have it year around, too.
ResponderExcluiri wish you a great day!
ResponderExcluirOi Ane, tudo bem com você? Eu aqui de novo! Amo melancia e meu bulldog também, mas devido as crises de dores de cabeça, minha nutricionista recomentou pegar leve na melancia, no máximo 2x por semana. As vezes eu como até 3, mas já esperando uma dorzinha de cabeça hihi-
ResponderExcluirhttps://jusreads.blogspot.com/ ♡
Bom dia. Uma excelente terça-feira, com muita paz e saúde Ane. Amo melancia, confesso que não sou muito fã de melão.
ResponderExcluirBeautiful post
ResponderExcluirO seu consumo é altamente recomendado, especialmente no verão.
ResponderExcluirAbraço de amizade.
Juvenal Nunes
I love watermelon, Ane! Thank you so much for sharing this post.
ResponderExcluirA passar por cá para desejar um ótimo dia.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Adoro melancia.
ResponderExcluirCompleto e esclarecedor post.
Obrigado pela partilha.
Beijos
Confesso que estou comendo pouca melancia ultimamente;
ResponderExcluirÉ que eu tomava overdoses, da mesma, k.
Usava no lugar de água. Precisei parar, muito açucar.
Boa continuação de semana.
Como en esta tierra hace mucho calor en verano, la sandia es algo que nunca falta en mi casa, nos gusta a todos y es de lo más refrescante, además de todos los beneficios que aporta su consumo y que me acabo de enterar ahora gracias a ti.
ResponderExcluirCariños.
Kasioles
O artigo está completo e excelente.
ResponderExcluirGosto de melancia, é muito refrescante, porém só me cai bem fora das refeições...
Dias belos e suaves.
Beijocas sonoras.
===
====
Olá querida Ane!
ResponderExcluirÉ engraçadissimo o timing que fez este post! Nas últimas duas semanas tenho andado a comer melancia até não dar mais 😅😅
Com o calor, esta fruta fica mesmo apetecível 😁
Gostei de aprender e ficar a conhecer mais sobre ela! 😊
Abraços! 🤗
Gosto muito! Principalmente nos dias quentes de verão e se for na praia então perfeito :)
ResponderExcluirVim verificar se o meu post timha "entrado".
ResponderExcluirÓtima semana.
Beijoca amiga.
===