quinta-feira, 16 de junho de 2022

Sobre as festas juninas


As festas juninas são comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil. Nela se comemoram três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João. A origem da festa junina é pagã e, assim, não tinha o caráter religioso que assumiu anos depois, e que continua até hoje. Ainda antes da Idade Média, no hemisfério norte, as pessoas comemoravam a chegada do verão - no mês de junho - homenageando os deuses da natureza e da fertilidade, ao mesmo tempo em que pediam uma colheita farta. Isso acontecia porque era o tempo da colheita de cereais, tal como o milho - que hoje é o ingrediente mais comum nas comidas típicas da festa junina. As fogueiras, um símbolo característico das festas juninas atualmente, também têm origem na festa pagã, porque era costume fazer fogueiras nas celebrações. Como a igreja não conseguia acabar com a popularidade dessa festa pagã, acabou aderindo às festas juninas atribuindo-lhes um caráter religioso.

Quem trouxe a festa junina para o Brasil foram os portugueses, no período colonial. Em Portugal, a festa junina tinha o nome de Festa Joanina - possivelmente pelo fato de acontecer em junho ou talvez por causa de São João, que é o principal santo da comemoração - motivo pelo qual as festas juninas também são chamadas de Festa de São João. Desde que as festas juninas foram trazidas pelos portugueses, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, ela possui características peculiares em cada parte do Brasil.

O milho é um alimento muito importante nessas comemorações e, por isso, diversas comidas típicas de festa junina levam esse ingrediente. Os principais pratos típicos de festa junina são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, milho cozido e assado, cuscuz e tapioca.

O ambiente da festa é chamado de arraial. Ali é onde ficam as barraquinhas de comidas e bebidas típicas decoradas com bandeirolas juninas. Nas festas juninas ouve-se e dança-se forró. A quadrilha junina é, todavia, a dança típica da festa. Ela tem origem nas danças de salão na França e consiste numa bailada de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira. Uma coreografia chamada de casamento caipira é feita em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro.


Os balões são tradicionais, embora atualmente existam restrições por questões de segurança. Tradicionalmente, a soltura de balões indica o início das comemorações. A fogueira também faz parte do cenário da festa. De origem pagã, ela simboliza a proteção contra os maus espíritos. A tradição foi mantida pelos católicos, que dedicaram uma forma de fogueira diferente para cada santo: a quadrada é de Santo Antônio; a redonda de São João; e a triangular de São Pedro.

Brincadeiras como a cadeia, pau de sebo, pescaria, correio-elegante, saltar a fogueira, argola, entre outros, não podem faltar. Estão incluídas também as simpatias - que acabam carregando um pouco do tom de divertimento. No dia 13 de junho as igrejas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”, o qual deve ser comido pelas mulheres que procuram marido.

As roupas tradicionais de festa junina são tipicamente caipiras, com vestimentas bem coloridas e de estampa xadrez. As mulheres usam vestidos coloridos e tranças no cabelo. Já os homens costumam usar camisa xadrez e chapéu de palha. Ambos usam maquiagem para imitar sardas (nas mulheres) e bigodes (nos homens).

No Brasil, a noite de São João mais famosa acontece na região nordeste do país, na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba. Esta é considerada a maior festa de São João do mundo.
No entanto, outras cidades nordestinas se destacam: Caruaru, em Pernambuco; São Luís, no Maranhão; Mossoró, no Rio Grande do Norte; e Teresina, no Piauí. (Fonte:Net)


E vocês? Gostam de festa junina? Já comeram comidas de milho este mês? Eu adoro um milho cozido! Beijos nas bochechas e até o próximo post! 

26 comentários:

  1. Que lindo e bem elucidativo, esclarecedor texto trazendo um pouco das nossas festas juninas que tanto nos agradam com suas comidinhas especiais ,bem típicas. Pena, aqui no Sul só as vemos em clubes, escolas...Antes eram em grande número...Tudo fica pior! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Festa cheia de cores e de alegria. Quando menina, me divertia com ela. Muito bons seus esclarecimentos. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite de feriado, querida amiga Ane!
    Adoro os quitutes juninos. Hoje mesmo como um mingau de fubá de milho moído no moinho com canela. Noutro dia, comemos o bolo pamonha.
    Fiz já a papa ou curau. Gostamos muito aqui e, no São João, vou fazer o pé-de-moleque e o bolo de paçoca.
    Enfim, o inverno se aproxima e precisamos de caloria.
    Que os santos Intercessores abençoe nosso Brasil.
    Tenha dias festivos e abençoados!
    Beijinhos fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Viva o Nordeste e suas festas juninas! Lá no blog, acabei de postar uma "brincadeira" com Santo Antônio, no domingo, o homenageado será São João. Anarriê cumade! Alavantú Cumpade!

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  5. Oh, such a happy post🌸🌈💙🎁

    ResponderExcluir
  6. Lovely time for festivals! Corn is important here in the heartland too!

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante como aí no Brasil se comemoram os Santos Populares, como chamamos aqui em Portugal. As comidas por aqui são mais à base de sardinhas na grelha.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Uma postagem muito completa sobre as festas juninas. Amo as comidas desta fase, já andei comendo canjica, pamonha, pé de moleque... Hummm!
    Um bom fdsemana. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que legal a história. Eu conhecia algumas coisas sobre, mas não tudo.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que tal, Ane! no meu pais tambem e comemorado o festival de San Juan, mas estamos em pleno inverno e algumas fogueiras sao organizadas em alguns lugares, e uma festa muito tradicional, um momento maravilhoso!
    Beijos nas bochechas e ate logo, querida Ane!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Ane,
    Gostei de saber sobre as festas juninas aí no Brasil e suas tradições.
    Aqui o prato forte é mesmo sardinhas assadas que enchem com seu aroma os bairros de Lisboa.
    Sardinhas faço mesmo em casa, mas antes da pandemia também ia a um dos bairros da cidade onde moro para comê-laa e distrair.
    Beijinhos e ótimo fim de semana e felizes festas juninas.
    Ailime

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ane.
    Todas as festas religiosas foram uma forma da Igreja controlar as festas pagãs hehe. Eu não sou muito fã não, mas gosto das comidas e geralmente faço em casa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Festas Juninas são tudo de bom, Ane
    E as comidinhas são deliciosas.
    Huuuum!
    Amo!
    Lindo fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  14. Um post super interessante e informativo.
    Gosto de ver na televisão mas já não aprecio andar na multidão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Qué bien nos has transmitido la alegría de San Juan, aquí también unas fechas felices con bailes, espectáculos, y en la parte del Mediterráneo, muchos, muchos, fuegos artificiales, cohetes, petardos...
    Alegría y felicidad también para vosotros. Ane. Un beso.

    ResponderExcluir
  16. Gracias por compartir las tradiciones festivas y saber disfrutarlas bien acompañados . A seguir pasando un buen junio Ana. Y viva San Juan.
    Buena semana.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  17. Postagem bem explicada sobre as festas juninas Ane. Aqui se comemora as festanças de São Pedro. Aniversário da cidade. Também tem muitas festas de São João por aqui.
    Boa semana, e muitas festas pra você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, Ane!

    Que legal! Algumas curiosidades eu não sabia. Por aqui, em MG fazem sucesso nas escolas, as festas juninas! Quanto a mim, amo os quitutes! Paçoca, milho, canjica, arroz doce... delícias! rsrs

    Muito obrigada pela presença no Lar & Linho, é muito bem vinda! Por aqui, sigo-a também!!

    Beijo!

    Renata

    ResponderExcluir
  19. Post super completo. Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  20. São sempre alturas de muita alegria e boa disposição :)

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir