domingo, 5 de setembro de 2021

Retrô/Vintage 2



Inaugurando hoje outra Tag, outra ideia que eu tive. Eu adoro coisas antigas mas também gosto de coisas bem atuais... sou contraditória eu sei... mas se fosse pra escolher, eu escolheria as coisas antigas. Tipo ter uma casa estilo antigo, com móveis antigos, mas com todo o conforto dos dias atuais.

 Tenho uma pasta no Pinterest onde guardo várias coisinhas, a pasta se chama Retrô/vintage. Você sabe a diferença entre estas duas palavras? "Vintage é o clássico original usado novamente enquanto o retrô busca uma referência antiga para a criação de algo novo." Então se você usa uma peça dos anos 50 pra decorar sua casa, ela é vintage, mas se você viu uma peça dos anos 50 e pediu pra um artista fazer uma peça parecida pra você, essa peça é retrô. Lembrando que uma antiguidade é outra coisa, uma peça pra ser antiga tem que ter pelo menos 100 anos de idade.

 A imagem que abre o post de hoje focalizou na moda de antigamente. Este modelo de vestido era um dos favoritos das mulheres dos anos 50! Com decotes discretos e saia pouco abaixo dos joelhos, era uma vestimenta sensual ao mesmo tempo em que era recatada! Já a imagem da costureira é de anos anteriores. Eu usaria este tipo de vestido, parece bem confortável. Sim, porque pra mim o conforto vem em primeiro lugar. 

Tenho lembrança de ir numa loja de tecidos com minha mãe e irmãs, íamos pedir uma orientação ou inspiração ao figurinista da loja, que fazia um desenho parecido com estes acima, só não era colorido, ele orientava sobre o tipo de tecido, cor, estampa... Eu ficava olhando aquilo achando incrível uma pessoa desenhar tão bem. Feito o figurino, o vendedor da loja media a metragem do tecido ou tecidos com igual habilidade, somava os preços de cada metro e íamos pagar. Mamãe é que costurava nossa roupa. Todo fim de ano tinha roupa nova e geralmente era uma roupa para o natal e outra para o ano novo.😄 Velhos e bons tempos!

E você? Usaria este modelo de vestido? Ou preferiria a calça cigarrete que também surgiu nos anos 50 e era considerada irreverente para a época?

Fui! Beijos nas bochechas!

20 comentários:

  1. Nunca gostei das cigarretes,mas os vestidos eram lindos,claro,se bem escolhodos o tecido... Lindo teu post! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. É curioso porque eu gosto imenso de imagens vintage. Tenho um álbum no pinterest onde guardo imagens relacionadas com o tema "Costura".
    Se quiser espreitar: https://www.pinterest.pt/coisasdefeltro/sewing-vintage/
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  3. São bem bonitos!
    r: Muito obrigada querida :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane,

    Adoro coisas vintage assim! Outros tempos aí fui a um sebo no Centro do Rio para comprar revistas antigas de décadas passadas para fazer colagem. Tinha uma revista chamada Cruzeiro, já ouviu falar?

    As fotografias são maravilhosas!

    Usaria fácil um vestido assim, eu amo vestido! E esses modelos deixam a silhueta bem bonita! Aquele amarelo eu adorei, pois amo a cor amarela! Já estou aqui me vendo dentro desse vestido! hahahaha :D

    Um abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane, tudo bem?
    Minha primeira vez por aqui e já cheguei com um post interessante! Acredita que eu ainda não sabia a diferença? Valeu por explicar.
    Eu nunca curti a calça cigarrete, mas sempre fui apaixonada nesses vestidos! Eu acho que se tivesse vivido essa época com certeza eu usaria.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Boa noite de Domingo, querida amiga!
    Gosto muito de vestidos e usaria sim.
    A moda vintage nos deixa elegantes.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderExcluir
  7. Lindos recuerdos siempre me guystaron ese tipo de vestidos pero como soy gordida no me quedan. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  8. So inspiring. I remember when fabric stores were massive..not so much anymore. Now we have quilt shops everywhere. I am not sure I would wear any of these. But they are lovely. I got a hat pattern recently..almost 20 bucks. A bucket hat already made cost much less. So I like to make patterns on my own. Yet, I don't sew that much. I liked my crossover apron I made from a man's shirt.

    ResponderExcluir
  9. Wow, these are great. It is interesting how such nostalgia in reaching us through popular TV shows these days, too. Wonderful post!

    ResponderExcluir
  10. Eu usaria, com certeza, Ane.
    Amei a sua postagem e a sua explicação.
    Ótimo feriado!
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosa publicação !! :))
    .
    Olhar tentador ...
    .
    Beijos. Votos de uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  12. Muito lindos os vestidos, super delicados e femininos!
    Me lembrei do meu vestido de noiva, desenhado também e com os detalhes!
    Gosto de coisas antigas, junto com o moderno!
    Até uso cigarrete, mas confesso que não gosto, são apertadas demais srsrsrsr
    Doce semana, querida, beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  13. i love retro style:) it has a unique sense of estetic and melancholic:)

    ResponderExcluir
  14. Que lindo. Eu adoro coisas assim também. Principalmente os vestidos de bolinha (poá). Adorei o post :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. 1950's Fashion and dresses look great and beautiful. I would like to try orange color one. Bye the way, here in Turkey, 15-25 years old youth prefer the dresses, Bags and other things (wallet, rings, earrings etc.) From 1950's, 70's. Things from that years are so popular here. Thanks for this post. Happy day.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Ane. Feliz aniversário. Parabéns pelo seu trabalho excelente. Muito sucesso.

    ResponderExcluir
  17. adoro esse género de vestidos
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Os vestidos são lindos e dá o toque femenino. Lembro das minhas irmãs usando esta moda. Gosto de variar assim, se eu gostar ao vestir determinado estilo, eu compro e usi. Mas gosto de modelos que usam rendas. bjs

    ResponderExcluir
  19. Me gusta la mada retro, esos vestidos los usé de chica Ane.
    Buen miércoles.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir