Eram seis homens do Hindustão inclinados para aprender muito, que foram ver o elefante, embora todos fossem cegos. Cada um por observação poderia satisfazer sua mente. O primeiro aproximou-se do elefante e aconteceu de chocar-se contra seu amplo e forte lado. Imediatamente começou a gritar: "Deus me abençoe, mas o elefante é semelhante a um muro."
O segundo, pegando na presa, gritou: "Oh! O que temos aqui? Tão redondo, liso e pontiagudo? Para mim isso é muito claro, esta maravilha de elefante é semelhante a uma lança!" O terceiro aproximou-se do animal e aconteceu de pegar a sinuosa tromba com as mãos. Assim falou em voz alta: "Vejo, o elefante é muito parecido com uma cobra."
O quarto esticou a mão, ansioso, e apalpou em torno do joelho: "Com o que este maravilhoso animal se parece é muito fácil, está bem claro que o elefante é semelhante a uma árvore." O quinto, por acaso, tocou a orelha e disse: "Até um cego pode dizer com que ele se parece, negue quem puder! Esta maravilha de elefante se parece com um leque."
O sexto, mal havia começado a apalpar o animal, pegou na calda que balançava e veio a seu alcance. Disse ele: "Vejo, o elefante é muito parecido com uma corda." E assim, esses homens do Hindustão, discutiram por muito tempo, cada um com sua opinião excessivamente rígida e forte. Embora cada um estivesse em parte certo, todos estavam errados. (Por John Godfrey Saxe)
Acrescentando ao texto: Anaïs Nin dizia que não vemos as coisas como são, vemos as coisas como somos, o que é absoluta verdade. Não somos o que os outros pensam que somos, mas o que uma pessoa pensa de você, na verdade revela o que ela é. Compreender isso é entender a dinâmica da energia que circula entre todos nós. E lembrando também da expressão: "As aparências enganam." E como enganam!
O que vocês pensam sobre isso?
Boa semana e beijos nas bochechas!
Linda leitura essa. Cada um com sua verdade e cada um comn seu erro....Adorei! beijos, feliz ABRIL! chica
ResponderExcluirOh, such a lovely post. Thank you so much🌈🌈🌈🌈🌈🌈Happy April!
ResponderExcluirI adore this elephant tale. Thanks so much. Happy new month ahead!
ResponderExcluirSuch an inviting and cozy post. Loved the tale 🌈🧡🌈
ResponderExcluirExciting to read this post! Such great visuals too!
ResponderExcluirTienes razón las apariencias engañan a veces queremos ver lo que deseamos. Te mando un beso.
ResponderExcluirThe moral of the story says it all.
ResponderExcluir(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
Como vai, Ane!
ResponderExcluirquao verdadeiro, amiga! cada pessoa percebe a realidade de acordo com sua propria experiencia,
mas nenhuma visao e completa por si so. Anais Nin reforça isso, vemos o mundo nao como e, mas como nos somos, mas as aparencias enganam, e como!! mamma mia! kkkkk
Si ya es difícil llegar a conocernos, me refiero al yo interior de cada persona, ¿Cómo llegar a conocer a los demás?
ResponderExcluirEl ser humano está constantemente cambiando, aunque no lo creamos, el tiempo hace que veamos las cosas de distinta manera según la situación del momento, de la edad, de la experiencia que hayamos tenido, en fin, cantidad de factores que hay que tener en cuenta.
Por muy objetivos que queramos ser, siempre pondremos algo de nuestro yo, de nuestra subjetividad.
Cariños y buena semana.
Agradecida por tu visita.
Kasioles
Nice :-D
ResponderExcluirMuito interessante! Obrigada pela partilha!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin
Uma excelente reflexão. A verdade depende muitas vezes de como cada um interpreta as coisas.
ResponderExcluirTem toda a razão, as aparências enganam e muito.
Beijos e um feliz mês de Abril
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEssa antiga história nos dá lições bem preciosas. Temos a mania de achar que nossa visão do mundo, da sociedade, das pessoas, é abrangente e definitiva e nem percebemos que só podemos ver a realidade em partes.
Buena reflexión. Si que las apariencas engañan. Además cada persona tiene una apreciacion distinta a lo que ve.
ResponderExcluirUn abrazo.
Boa tarde. Uma excelente quinta-feira com muita paz e saúde. Vivemos num mundo que não só as aparências enganam e até a voz de uma pessoa, pode ser colocada para enganar. Espero que você venha mais vezes ao Rio e na próxima vez, terá um amigo e guia carioca. Espero ter a mesma ajuda em Natal. Grande abraço carioca.
ResponderExcluir