quinta-feira, 9 de março de 2023

Dicas financeiras bĂĄsicas ! đŸ€‘


As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhĂŁ.

Oi gente! Eu tenho que dizer, antes de qualquer coisa, que em matéria de dinheiro eu sou uma pessoa comedida, minhas finanças e meu orçamento são controlados na ponta do låpis, controlo tudo que ganho e gasto todos os meses. Por isso, vårias das dicas que vou passar neste post eu jå faço hå muito tempo e garanto que funcionam, pelo menos pra mim. As dicas são sÎbre ter uma organização financeira båsica:

đŸ’Č Crie um controle de orçamento. Eu tenho um caderno onde coloco todos os gastos do mĂȘs, contas fixas sĂŁo os primeiros itens da lista, aĂ­ vai condomĂ­nio, contas de ĂĄgua e energia, plano de saĂșde, internet, celular, prestação do apto, seguro do carro, previdĂȘncia privada. É importante saber quanto soma todas as contas, geralmente estas contas pesam no orçamento e temos que saber onde o bolso Ă© mais requisitado. VocĂȘ pode usar planilhas para isso ou atĂ© aplicativos, mas pra mim um caderno e uma calculadora jĂĄ sĂŁo suficientes.

đŸ’Č Identifique gastos supĂ©rfluos, antes de comprar reflita sĂŽbre suas motivaçÔes, nĂŁo compre por impulso! VocĂȘ realmente precisa daquilo? Se precisa, Ă© necessĂĄrio comprar agora? Que tal planejar compras pra curto, mĂ©dio e longo prazo?

đŸ’Č Use o cartĂŁo de crĂ©dito de forma inteligente! Nada de ir passando o cartĂŁo em tudo que Ă© loja sem controle nenhum, pois quando a fatura vier a situação ficarĂĄ preta. Eu pago o valor da fatura total todos os meses, somo todas as parcelas e sei quanto serĂĄ o valor total antes da fatura fechar.

đŸ’Č Crie uma reserva de emergĂȘncia! Eu sei que Ă© difĂ­cil pagar tudo em dia, imagine poupar! Inflação alta e o salĂĄrio Ă© o mesmo,nĂ©? Mas por muito tempo eu tive uma boa reserva. Nos ultimos meses as coisas ficaram feias e nĂŁo estava conseguindo poupar, mas agora aos pouquinhos estou conseguindo guardar nem que seja 10 reais por mĂȘs. (Fonte:net)

Gostaram das dicas? Como vocĂȘ lida com seu dinheiro? 
VocĂȘ Ă© controlador ou gastador?

19 comentĂĄrios:

  1. Tempos houve em que eu tambĂ©m apontava tudo o que gastava. Hoje jĂĄ nĂŁo o faço. Elogio quem tenha a paciĂȘncia de o fazer.
    Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas!
    Cuidar e bem administrar Ă© preciso senĂŁo ao fim do mĂȘs nada temos...

    beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. É assim que deve ser- NĂŁo dar o passo alĂ©m da perna.

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  4. Buenos consejos te mando un beso.

    ResponderExcluir
  5. Buenos consejos dejas. Ya no apunto nada, antes si lo hacĂ­a. Controlo Ana y ahora mĂĄs porque todo se ha puesto muy caro.
    Buen fin de semana.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  6. Ane,
    Com o Mundo tecnológico que vivemos, cheios de aplicativos de planilhas e, onde os próprios aplicativos dos bancos também nos previnem em avisar os nossos gastos excessivos, acabamos sempre meio que fazendo apontamentos financeiros, mesmo sem perceber.
    Mas, eu acredito que precismos saber gerir nossas finanças, principalmente para podermos nos dar o direito de gastar além da conta (quando queremos), para fazer um viagem, por exemplo, pois, é como diria a minha saudosa vó Lourdes, com muita sabedoria: "Mais vale satisfazer um gosto, do que ter um caminhão cheio de abóboras!"
    Muito boa as tuas dicas.
    Beijos e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi bebe! que tal!
    Sao boas dicas perfeitas para mim porque sou um pouco gastadora, na verdade. As vezes um pouco impulsiva... Tenho que mudar ese modo porque nunca sei exatamente para onde esta indo meu dinheiro...
    Mandando muitos abracos e bom comeco de semana!

    ResponderExcluir
  8. Dicas muito Ășteis, de certeza que vĂŁo ajudar muitas pessoas!

    Bjxxx
    Ontem Ă© sĂł MemĂłria | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  9. Great post! Have a nice day my friend ;)
    Wildfiret

    ResponderExcluir
  10. Thanks so much for the tips! Have a wonderful week.

    ResponderExcluir
  11. Excelentes conselhos financeiros, é assim mesmo que eu faço.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas. Felizmente eu sou bem controlada e administro bem minhas finanças. Precisamos cuidar disso, para termos um futuro tranquilo e sem incomodaçÔes.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. É isso mesmo, dicas perfeitas, depois de me prejudicar finalmente aprendi a ser muito controlada e comedida nas finanças, não tem mesmo outra opção. Ótima e importante postagem, gostei, beijos. Meu novo blog:
    https://enfimsetenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu procuro ser controlador. Isso é ótimo para a gente não ter dor de cabeça depois.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA estĂĄ no ar com muitos posts e novidades! NĂŁo deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  15. Hello Ane,
    thanks for the tips. Have a good day :)

    ResponderExcluir
  16. No son temas que por lo general nos detengamos a estudiar.
    Si eres cuidadosa con el dinero, serlo aparece de modo espontĂĄneo, no tienes mucho que pensar.
    Y si tienes un agujero en la mano, tampoco. Por mucho examen de conciencia que hagas, un escaparate, algo apetecible, te llevarĂĄ a meter la mano en la billetera.
    AsĂ­ que estĂĄ muy bien tu toque de atenciĂłn. Para que no nos durmamos. Un besazo. Ane

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Ane
    Ótimas dicas, Ă© muito importante ter uma reserva de emergĂȘncia, um forte abraço.

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentårios passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentårio, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir