sábado, 4 de fevereiro de 2023

Retrô Vintage 12



Diário é um caderno, geralmente de caráter íntimo, onde se fazem anotações que contêm uma narrativa manuscrita, geralmente diária, de experiências pessoais que é organizada pela data de entrada das informações. Um diário pessoal pode incluir experiências de uma pessoa e/ou pensamentos, sentimentos e segredos. Existem diários desenvolvidos para fins institucionais que desempenham um papel em muitos aspectos da civilização, como por exemplo, registros governamentais, livros empresariais e registros alegóricos.

Quem viveu antes da expansão da era da informática deve lembrar da produção de diários, que além dos textos podiam incluir fotos, figuras, bilhetes, anotações, poesias. Eram também chamados de "agenda", sendo, portanto, um diálogo íntimo entre o escritor e o papel. A palavra “diário” (do latim diarium) está relacionada com o termo “dia” e pode ser considerado uma autobiografia.

Ainda que com a expansão da internet o diário manuscrito tem sido pouco explorado, muitas pessoas preferem produzir seus textos com papel e caneta. Na comunicação virtual, os blogs se assemelham aos diários uma vez que muitos possuem as mesmas características e, por isso, são comumente chamados de “Diários Virtuais”.

Além dos diários pessoais, podemos incluir na mesma categoria os diários de viagem, que relatam experiências sobre determinado passeio. Já os chamados "diários de ficção" são textos literários criados segundo o modelo confessional dos diários.

Observe que os diários podem ser importantes documentos históricos de testemunho que revelam uma época, por exemplo, o famoso “Diário de Anne Frank” em que a autora adolescente e judia aborda sobre os dias em que passou escondida na Holanda, durante o período do holocausto.
(Fonte:NET)


Oi gente! Os diários são nostálgicos? Sim, mas não precisam ser, nada impede que a gente tenha um hoje em dia, certo? O blog é um diário virtual? Pode ser, mas algumas coisas muito intimas eu jamais escreveria aqui, segredos inconfessáveis por exemplo! 😊 E quem não tem um? Achei meu antigo diário que é daqueles com cadeado e chave! Comecei a ler tudo que escrevi há anos atrás, meu eu do passado falando com meu eu do presente. Numa determinada página era 09/07/1988 e eu escrevi:

Oi Diário! Resolvi escrever aqui hoje porque é sábado dia 9 de julho, meu aniversário de 18 anos! Alguma coisa vai ficar deste dia: o que eu escrever aqui!... (algumas páginas depois)... são estas as novidades que escrevo neste dia especial. Ontem estava lendo aquele poema: "Se eu tivesse 17 anos novamente..." que nostalgia! Bem, agora sou maior de idade, mais responsabilidades virão e eu estou pronta para enfrenta-las de peito aberto. Ninguém me segura! E nem me colocam para trás! Tchau Diário! ✍

Como o tempo passa rápido! E você, já teve um diário?
Beijos nas bochechas! 😘

24 comentários:

  1. Uy que nostalgia, aunque yo no soy de las que escribe en diarios. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse teu achado...Ler o que pensavas aos 18... Muito lindo isso! E o bom é que sempre estamos escrevendo, seja no real ou no virtual...beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  3. Nunca escrevi um diário. Louvo e elogio quem tenha paciência para o fazer.
    .
    Saudações poéticas. Domingo feliz .
    .
    Poema: “ Não deixes morrer esse olhar tão bonito”””…
    .

    ResponderExcluir
  4. Oh, I remember mine had a lock and I kept it in the depths of my underwear drawer. Usually, each page had only one sentence. Yes, even then I was a short story writer. Later, after reading California Diaries I loved getting a fresh notebook and just writing 'what happened' from my own characters point of views. I generally did this at Diaryland too..which I think still exist but not that many write there like they used to with so much social media.

    ResponderExcluir
  5. I have some little notebook calenders I have thought of putting a work of fiction in..just because it sometimes gives me a fresh perspective of the characters I have come to love..even if they are my own.

    ResponderExcluir
  6. So charming! Yes, I love looking through old diaries. Sweet times!💕🌈💗

    ResponderExcluir
  7. So wonderful to find your inspiring post! A great way to stay creative💗

    ResponderExcluir
  8. Oh, those were the days🌈🫠💗

    ResponderExcluir
  9. Sim, claro, tive um diário, mas foi um hábito muito efémero...
    Gostei da dissertação sobre este tema, sendo bem utilizado o diário pode ser o início de uma longa carreira...
    Boa semana, Beijos
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  10. Ola Ane! gosto de diarios e agendas, tenho muitos da irmandade Pre-Rafaelita e da Hello Kitty... mas nunca escrevi nenhum no papel, me causaria muita ansiedade. Imagine que eu morra e todo o universo descubra meus segredos... uf! seria tremendo! :D Tenho um diario eletronico e me sinto melhor assim.
    Desejo a voce uma otima semana por vir. Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. No. nunca tuve un diario. Y tu pregunta a si un blog un diario, creo que si. En el vamos dejando y siempre estarán ahí a no ser que lo eliminemos. Leí el diaria de Ana Frank.
    Buen martes Ana.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre gostei de anotar algumas partes que considerava importantes de cada dia, colocava em agendas. Tive diário de amizades e caderno de música. Mas nunca nada a sete chaves. O íntimo não escrevia. Bjsss Boa tarde

    ResponderExcluir
  13. My wife has kept diaries for over 40 years, it's a great record of her life.

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto de escrever, tenho alguns diários. Acho que é uma boa terapia.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nunca tive um diário. O nosso blogue não sendo um diário, é um local onde gosto de registar aquilo que para mim é importante e que gostaria que ficasse guardado para sempre.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Nunca fui adepto dos diários, mas acho interessante quem os escreve. O tempo passa, ultrapassa, atropela quem não sabe lhe dar bom proveito.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite e uma excelente quarta-feira minha querida amiga Ane. Diário hoje em dia é bem raro. Texto maravilhoso.

    ResponderExcluir
  18. Os diários estavam mais na moda, que hoje em dia. Hoje em dia temos o Twitter e o blog para contar mais do nosso dia a dia, mas nada se compara à esses diários físicos. Nostálgicos e inesquecíveis!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  19. Acho que sou a única que nunca teve um diário eheh
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Gosto de escrever no papel até hoje, mas nunca tive um diário propriamente dito... Mas tenho escrito no meu "Uma anotação por dia: sete anos de memórias", e pensando agora acho que ele é quase um diário ;)

    ResponderExcluir
  21. Gosto do “Diário de Anne Frank”; publiquei um livro que consiredei "um quase diário" e os blogues, claro não sendo "diários" não deixam de o quase ser :)

    Beijos e boa continuação!

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir