domingo, 22 de maio de 2022

Texto e vídeo


Nexo

Olhando daqui, percebo que pessoas e circunstâncias tiveram um propósito maior na minha vida do que muitas vezes, no momento de cada uma, eu soube, pude, aceitei, ter. Parece-me, agora, que cada uma, no seu próprio tempo, do seu próprio modo, veio somar para que eu chegasse até aqui, embora algumas vezes, no calor da emoção da vez, eu tenha me rendido à enganosa impressão de que veio subtrair. A vida tem uma sabedoria que nem sempre alcanço, mas que eu tenho aprendido a respeitar, cada vez com mais fé e liberdade.

O tempo, de vento em vento, desmanchou o penteado arrumadinho de várias certezas que eu tinha, e algumas vezes descabelou completamente a minha alma. Mesmo que isso tenha me assustado muito aqui e ali, no somatório de tudo, foi graça, alívio e abertura. A gente não precisa de certezas estáticas. A gente precisa é aprender a manha de saber se reinventar. De se tornar manhã novíssima depois de cada longa noite escura. De duvidar até acreditar com o coração isento das crenças alheias. A gente precisa é saber criar espaço, não importa o tamanho dos apertos. A gente precisa é de um olhar fresco, que não envelhece, apesar de tudo o que já viu. E de um amor que não enruga, apesar das memórias todas na pele da alma. A gente precisa é deixar de ser sobrevivente para, finalmente, viver. A gente precisa mesmo é aprender a ser feliz a partir do único lugar onde a felicidade pode começar, florir, esparramar seus ramos, compartilhar seus frutos.

Tudo o que eu vivi me trouxe até aqui e sou grata a tudo, invariavelmente. Curvo meu coração em reverência a todos os mestres, espalhados pelos meus caminhos todos, vestidos de tantos jeitos, algumas vezes disfarçados de dor.

Eu mudei muito nos últimos anos, mais até do que já consigo notar, mas ainda não passei a acreditar em acaso.

Ana Jácomo


Uma das minhas escritoras favoritas, gosto muito de ler os textos dela! Parece que fala diretamente com a gente. Texto pra gente pensar. Vou terminar o post com uma música que escutei muito nos ultimos dias e que fala de férias! É... já estou com saudade de minhas férias!


Beijos nas bochechas!
Boa semana!

27 comentários:

  1. Beleza de publicação!
    -
    Recebam com carinho ...

    Beijos, e um excelente Domingo.

    ResponderExcluir
  2. É preciso mesmo mudar, transformar, sair da mesmice do acomodado lugar comum; deixar o tempo, o aprendizado, a vivência assanharem cabelos, rebuliçarem convicções; ressignificarem a grande arte do viver a vida.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  3. Delicioso texto! Revi-me completamente. Grata!
    O vídeo é bem refrescante.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Such a great message in this post. Hope you are staying well and enjoying all the little things. All the best to that creative mind of yours. Happy Writing! Wonderful friendships too!

    ResponderExcluir
  5. Oh, I see how you grow wise! Lovely commentary. I am hoping all is good in the new home. I hope you feel cozy and are getting enough rest. Very mild weekend here..so unexpected. Although, students are graduating and a lot of parties on the block. A great weekend for a walk. Much happiness!

    ResponderExcluir
  6. Thanks for the blessed post! Very good to read. Here's to a beautiful June and all the little surprises too!

    ResponderExcluir
  7. Thanks for the lovely post! Yes, something that needs to be reminded to all of us. Thanks!

    ResponderExcluir
  8. Wishing you a great month ahead and more. Thanks for the lovely post!

    ResponderExcluir
  9. Thanks for your thoughts. Such an important post. All the best to your writing and your creativity!

    ResponderExcluir
  10. Amiga Ane,
    Nestes teus 10 anos de "blog", os temas aqui apresentados sempre são muito bons e reflexivos.
    Beijos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  11. Querida Ane, que bella escritura. Na maioria das vezes e apenas uma questao de saber esperar. Mas acontece que ficamos impacientes e estragamos tudo, digo yo. Para apreciar os resultados de um esforco, para colher os frutos de um empreendimento, para permitir que o amor amadureca, e preciso deixar o tempo passar, ficar atento, nao desistir de tentar. .. em poucas palavras: manter a esperanca, a fe em nos mesmas e nos que nos rodeiam, na validade dos nossos ideais.
    Mas muitas vezes nao basta confiar, esperar, esforcar-se, os meses passam e nao vemos as mudancas; nossas expectativas nao sao atendidas. O que deu errado? nós? os outros? ideais irreais? quase sempre, uma mistura de tudo isso ; mas estamos errados em acreditar que nao conseguimos nada, certamente ao longo do caminho muitas coisas foram modificadas, evoluidas de forma logica e, bem vista, positiva.
    Tenha um maravilhoso inicio de semana pro delante. Beijsssssssssss!

    ResponderExcluir
  12. Que texto tão verdadeiro, Ane.
    Adorei ler.
    Obrigada pela partilha.
    Linda semana.
    Beijinhos
    Verena

    ResponderExcluir
  13. Olá Ane
    Linda postagem, precisamos de um amor que não enruga... o vídeo é belo, bjs.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ane.
    Texto muito significativo. É exatamente isso, todas as pessoas e tudo o que a gente passou contribuíram para nós sermos quem somos hoje. Voce perguntou sobre o sorteio de aniversário do blog, saiu o resultado na postagem do resumo mensal, acho que você não viu. Aqui ó https://blogprefacio.blogspot.com/2022/05/resumo-literario-de-abril2022.html

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Vamos mudando e aprendendo ao longo da vida.
    Excelente texto de Ana Jácomo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Ane!

    Faz todo o sentido este viver leve, manso, humilde e sábio.

    Beijo!

    Renata

    https://www.larelinho.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane o vídeo é lindo demais e este contato amigável é maravilhoso.
    O texto é muito bom e interessante nesta tradução do viver e seguir com novas ideias, sem os estereótipos e ser feliz consigo. Muito bom.
    Abraços e que a semana esteja leve.

    ResponderExcluir
  18. Eu amo essa música, Ane. E também sinto saudades das minhas.... bjssss

    ResponderExcluir
  19. Gracias por esta texto que es la realidad de todos. Claro que cambiamos Ana y asumimos esos cambios que también nos ayudan a seguir. Me encantó el video.
    Buen miercoles.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  20. É de um amor que não enruga, apesar das memórias todas na pele da alma.

    Boa tarde de paz, querida amiga Ane!
    Muito lindo e verdadeiro o texto todo, entretanto, tocou-me sobre o Amor. Enrugado pelo desamor de outros, nao serve.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  21. I loved your article, I saved it to my favorites in my browser to later see other content.
    blog:Perfil dos famosos

    ResponderExcluir
  22. Que nossas passadas sejam iluminadas e que nunca falte gratidão!
    Beijinhos recheados de fé e de esperança, Ane!
    Que os nossos corações nunca deixem de amar!
    💝💛💝Megy Maia

    ResponderExcluir
  23. I think time is perfect teacher for us! It teaches us rights and wrongs but it takes time. Video is perfect Dear Ane. Thanks for sharing. Greetings.

    ResponderExcluir
  24. Hola, Ane.
    Nada como la música para transportarnos hacia la felicidad.
    ¡Buen viaje, amiga!

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir