quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Os tempos idos


Já ouviram alguém falar que a melhor época da vida é a infância? Eu concordo plenamente. Aquela época onde não havia preocupações, trabalho e boletos pra pagar. Nós só tínhamos que estudar e tirar boas notas, a parte chata era ter que acordar cedo pra ir pra escola, nunca gostei de acordar cedo, mas depois de voltar pra casa, almoçar e tomar banho, dava pra tirar um bom cochilo, fazer alguma tarefa de casa e brincar! Ah sim! Eu adorava ver "O sítio do pica-pau amarelo" que começava todos os dias bem na hora que eu chegava em casa, como lá em casa não tinha TV porque papai não queria, segundo ele "TV é coisa do diabo", eu ia ver na casa da amiga vizinha. E eu cheguei a reclamar desta vida boa! Mal sabia eu que quando a gente vira adulto a vida é pra valer e não tem volta, vamos sempre em frente, só resta lembrar dos tempos idos.


Eu estudava numa escola de freiras no centro da cidade, hoje este colégio não existe mais, há outra instituição de ensino no lugar, e embora minha família não seja da religião católica, éramos evangélicos, nunca houve problema com relação a isso. Quando tinha uma missa com os alunos eu ficava quieta só assistindo. Mas por que o colégio não existe mais? Porque descobriram que alguém estaria surrupiando dinheiro da escola! Com a diminuição do número de alunos e cheio de dívidas o colégio fechou em 2012, foi a primeira escola particular aqui de Natal. Mas o colégio será assunto pra outro post.


Minhas matérias preferidas: biologia e história. As matérias boas: geografia e português. As matérias péssimas: matemática e física. Era difícil passar de ano em matemática. Eu só tirava 10 em biologia e história e pensava em fazer faculdade de história, tinha um sonho fantasioso de ser arqueóloga, pois desde aquela época era fascinada pelo Egito e suas múmias e pirâmides. Mas tinha a biologia, o mais perto que eu podia chegar na época das ciências da saúde, uma área bem mais viável pra mim. Então, num futuro bem próximo dos anos 1980 eu escolhi fazer vestibular pra Fármacia/bioquímica porque o curso de biologia só tinha a perspectiva de ser professora, e não, eu não queria ensinar. Passei no vestibular, terminei o curso e fiz concurso. Passei no concurso e fui trabalhar no interior, depois vim pra capital onde estou até hoje. Minha vida é bem estável, não houve grandes mudanças desde então. E pelo que vejo, só ganhando sozinha na megasena me faria ter uma mudança radical de vida. Graças a Deus que sou independente e sim, eu vivo bem, graças a Deus, de novo!


PS: " O sítio do pica-pau amarelo" é uma obra de Monteiro Lobato adaptada para seriado de televisão.


E você? Também acha a infância a melhor época da vida? Quais eram suas matérias preferidas na escola? 



Beijos nas bochechas!


31 comentários:

  1. Pois é, e quando menos se espera, o tempo passou, a escola terminou, os amigos de outrora seguiram os seus próprios caminhos, o tempo voa, precisamos trabalhar, pagar boletos e nos matar caso queiramos realizar nossos sonhos... triste!

    https://medium.com/@CleberEldridge91

    ResponderExcluir
  2. Fiz um poema sobre a infância que sai amanhã. Belo texto que gostei de ler
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu texto. A infância é uma época muito bela. Que todas as crianças pudessem dizer isso!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Um texto maravilhoso. Não há nada melhor que a Infância!
    -
    De repente, existem nós que se soltam...

    Beijos. Boa noite!

    ResponderExcluir
  5. Ane, adorei a tua volta ao passado, cheio de recordações...Quem não adorava o Sitio do Pica pau Amarelo? Adorei! beijos, chica

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga Ane, boa noite!
    Gostava de português e trabalhos manuais. História também.
    Estudava tudo com o mesmo carinho, mas preferia as letras desde pequena.
    A infância é sim uma linda fase
    Tenha um amanhecer abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno
    😘🕊️💙💐

    ResponderExcluir
  7. Yo creo que cada etapa de la vida tiene sus pros y contras. Lo que me gustaba de mi niñez es lo que cía historias con mis muñecas. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  8. Que tal, Ane!
    infancia... quantas lembrancas lindas,
    quantos sonhos
    quanta fantasia! sem duvida o melhor momento da minha vida.
    Minhas materias favoritas eram biologia, tambem como voce, e arte.
    Arte, arte e arte. O resto era como um pesadelo sem fim jajajaj XD
    enviando un beijo enorme!

    ResponderExcluir
  9. Todo tiempo tiene sus encantos. De mi niñez recuerdo lo que adoraba jugar con mis muñecas y contar historias. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  10. I have mixed feelings about that. I was bullied when I started school. My nose got broken. There were some traumatic things, and yes, I worried about a lot things even then. But I do try to remember the good times.

    ResponderExcluir
  11. Such a sweet post! Happy September 🍁❤️🍂☕

    ResponderExcluir
  12. Lovely post ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️Happy September!

    ResponderExcluir
  13. O tempo, como a vida; é o que é, nem sempre o que se quer. Cada fase da vida, qual as estações do ano; tem a sua própria poesia; cabe-nos percebê-la. Matemática e física? Vá de retro! rs rs rs... Sempre preferi humanas, artes.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  14. Quantas saudades sim do tempo da minha infância. É uma época mágica e especial que devia ser vivida na íntegra por todas as crianças.
    Adorei o sua crónica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Da infância todos temos lembranças felizes. Os brinquedos eram simples, muitos resultado de trabalhos manuais. Corríamos na rua, jogávamos bola, sem medo algum. De levantar cedo também não gostava rss. De vez em quando passeamos por aquela época, não é??? Sabe que nunca sonhei em ganhar na loteria??? Vamos conquistando, aos poucos, nossos espaços, e é assim que sentimos felicidade. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Absolutely correct! I have lived my life's best memories in childhood times.

    ResponderExcluir
  17. A infância é realmente o nosso tempo melhor, onde as histórias misturam-se com a vida.
    Era boa aluna a matemática... Na hora de escrever, ficava sem saber se era um s ou um z, um ç ou ss... Srrrrssss....
    Porém, pelos 13 anos, fiquei boa aluna a português. Um professor velhinho ensinou-me a arte de redigir...
    O que eu mais gostava de fazer era brincar com outras crianças.
    Foi bom recordar...

    Venho do blogue do APON. Escrevi sobre ele no Corujinhas...
    Para aceder aos meus blogues, clique no meu nome.
    Tenha um Setembro agradável e muito feliz.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  18. Gostei de ler sobre você, Ane
    Eu também detestava matemática. Acordar cedo? Também nunca gostei...rs
    Deixo aqui um beijinho carinhoso para você.
    Lindo fim de semana.
    Verena.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite minha querida amiga Ane. Falaste de forma única e especial sobre a infância. Se um dia você retornar ao Rio, pode escolher qualquer praia que te levo. Se Deus quiser um dia irei à Natal.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ane!
    Não posso dizer que minha infância foi a melhor época de minha vida. Geralmente temos o amor e proteção da família de mãos dadas para isso acontecer. Eu tinha isso e também em todas as minhas fases da vida, mas a infância foi preocupante porque eu tinha uma sensação imensa de perda por causa da primeira antifada onde tive parentes envolvidos nesse movimento que inicialmente era pacífico e se tornou violento por questões não locais e interferências estrangeiras. Quando cheguei ao Brasil, apesar de ter mãe brasileira, não sabia o português correto. Então na escola, português não era a minha matéria favorita. Eu gostava muito de física, matemática e química. Em seguida História, Geografia e artes. Aprendi o português com muito esforço por não ser uma língua fácil e os livros foram meus maiores professores nesse quesito :) Incrível é que enquanto aqui no Brasil viviam a "ditadura" com o rock nacional nascendo, a juventude livre e solta, ainda sob o manto da contracultura e pregando liberação das drogas - O mundo estava em guerra e algumas que perduram até o presente, como a guerra Israelo-Árabe. O Brasil é uma país pacífico e brasileiros deveriam pensar muito em não criar conflitos internos por causa de politiqueiros que não merecem um tostão.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  21. Olá, Ane.
    Eu já acho que a melhor época era a adolescência hehe. E era o oposto seu. Odiava história, cheguei a ficar de recuperação na matéria e era a melhor da classe em física e matemática.

    ResponderExcluir
  22. Buenos recuerdos tenemos todos de esa época en que el único problema era estudiar para sacar los cursos. Me gustaba todo lo relacionado con las ciencias naturales y los deportes y creo que éramos mas felices que ahora con menos cosas.
    Te deseo buena semana Ana.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  23. personaly i do not liked school when I was young

    ResponderExcluir
  24. Bom dia. Como sempre é muito bom viajar em suas histórias pessoais, A infância para mim foi ótima, mas sabemos que nem todos podem vivenciá-la com tranquilidade, mas certamente ela é importante para a formação do ser humano, a pior mat´ria para mim sempre foi matemática. Acordar cedo não gostava, mas sempre que houvesse necessidade não dava trabalho para levantar,
    Bjsss

    ResponderExcluir
  25. Some great memories 🍂🍒🍁❤️

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir