O relógio que conhecemos hoje, seja de parede ou de pulso, só chegou a esse estágio graças aos seus antecessores, aqueles feitos de madeira, movidos à corda e com detalhes bem peculiares. Aposto que nesse momento você se lembrou do relógio cuco, não é mesmo? Esse é um modelo bem conhecido, tanto pelo som característico, quanto pela personalização tradicional. Descubra agora toda a história do relógio cuco e por que ele ficou conhecido mundialmente!
Os relógios cuco surgiram na Alemanha por volta do século XVII, em uma região chamada floresta negra. A construção desses artefatos não era feita a toda hora e em grandes quantidades. Era no frio que lenhadores, artesãos e outros trabalhadores construíam seus relógios para conseguirem uma pequena renda extra no verão, quando saíam pela Europa para venderem seus produtos.
Foi então que um artesão, ao escutar os pássaros nativos da Floresta Negra (ou da região), pensou em combinar a utilidade do relógio com um tom pra lá de especial, dando origem ao que seria o primórdio do relógio cuco. Esse artesão se chama Franz Anton Ketterer, e foi no ano de 1750 que ele fez adaptações ao relógio da época deixando-o com o formato de relógio cuco. Para isso, ele incrementou dois foles (utensílio que produz vento) ao relógio, de forma que, ao completar o ciclo de uma hora, o artefato produzisse dois sons diferentes, um grave e outro agudo.
Inicialmente, o relógio feito por Ketterer não fora feito para ficar parecido com o pássaro cuco. Somente no século XIX que o famoso pássaro foi incrementado ao relógio devido à semelhança do canto do animal ao som produzido pelos foles. Além disso, com o passar do tempo, os próprios artesãos que deram continuidade à ideia de Ketterer iam refinando o objeto, retratando cenas do cotidiano ou objetos comuns da época, como troféus de animais, casas feitas de madeira ou os próprios trabalhadores daquele período.
Atualmente, o relógio cuco se tornou um souvenir muito almejado por turistas do mundo todo. Muitas pessoas viajam à floresta negra somente para obterem um exemplar do relógio ou visitam o museu do relógio na Alemanha ao menos para ver o objeto de perto.
Os artefatos ainda são produzidos respeitando os modelos primordiais, construídos, em sua maioria, à base de carvalho e com a mesma tecnologia do século XVII, com a diferença de serem moldados em bronze para que as peças metálicas não enferrujem com o passar do tempo.
Além do mais, os relógios cuco atuais fazem uma série de movimentos variados e outras animações, mas nunca perdem o seu toque especial: o famoso pássaro-cuco que sai a cada hora para cantar de forma única e memorável.
O relógio cuco se tornou um marco na história por ser um dos relógios mais conhecidos mundialmente, seja pelo seu som característico ou por toda a atmosfera que o circunda. Afinal, um relógio que perdura por séculos deve ser, no mínimo, tratado com respeito, até mesmo por aqueles que não são fascinados por relojoaria. (Fonte: Net)
Eu já vi um relógio cuco funcionando, é realmente encantador! E vocês, já viram também? O vídeo acima mostra justamente isso, confira!
Beijos nas bochechas!
Gostei do vídeo e dos esclarecimentos que nos trouxe, Ane. E me lembrei que odiava o relógio da espécie que havia na casa de minhas primas kkkkk. Não me deixava dormir. Bjs.
ResponderExcluirSo nice to know! I had a great uncle who had a wall of cuckoo clocks. He loved to tinker with them everyday. And it could get very loud in that room.
ResponderExcluirSuch a fun post! Lovely collage!
ResponderExcluirThank you for the history! Great post!
ResponderExcluirSuch wonderful information. Thanks❤️
ResponderExcluirWonderful post! Great history!
ResponderExcluirI so enjoyed the post!
ResponderExcluirWonderful❤️
ResponderExcluirAcho lindos os CUCOS e fui criada em meio a eles. Minha mãe ,de origem alemã os colecionava. E,um fato curioso: quando era hora do meu então namorado Kiko ir embora segundo meus pais,meu pai entrava na sala e começava a arrumar um por um, fazendo -os cantar...Era o sinal, afff.... Agora lembro com saudades! beijos, tudo de bom,chica
ResponderExcluirSiempre me han gustado ese tipo de relojes. Te mando un beso.
ResponderExcluirA minha avó paterna tinha um relógio desses. Quando criança deliciava-me quando o cuco saia e cantava a marcar as horas
ResponderExcluir.
Cordiais cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Preciosa a história que nos conta. Um dia hei-de ver um relógio desses em funcionamento ao vivo!
ResponderExcluirBeijinhos.
Adorei conhecer essa história fabulosa e incrível!
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está está em HIATUS DE INVERNO de 03/08/22 à 01/09/22, mas você sempre é bem vindo (a) para visitar e comentar os posts! Tem post novo! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Na casa de meus pais tínhamos um desses, muito legal mesmo. Uma lembrança singular, com jeitão de infância.
ResponderExcluirUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Ola querida Ane!
ResponderExcluirEu amo ler essas informacoes tao feliz e amorosas! adoro relogios de cucu. Aqui na Argentina temos um em Villa Carlos Paz, também feito por alemaes. E uma beleza, adoro toda esta fantasia!
Um abraco grande ♥♥♥
https://www.youtube.com/watch?v=IehlFC0soeA&t=26s&ab_channel=camilogustavoruiz
Interesting
ResponderExcluirWhat a nice and valuable information! Thanks for sharing. When I was a kid, My Grandma had a wall of cuckoo clock and we all loved it.
ResponderExcluiri have two those kind of clocks in my parents house
ResponderExcluirAcho esse tipo de relógios simplesmente fabulosos e amorosos!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Oi, Ane.
ResponderExcluirDe relógios eu sempre gostei e apreciei a moda da relojoaria conforme o passar dos anos; relógios de pulso, relógios de bolso, relógios de parede... sempre tive certa curiosidade pelo relógio cuco e já vi um relógio cuco funcionando. Bom conhecer sobre a história dele por aqui.
Um abraço com cheirinho de sapatilhas novas! 😉💌💕
https://mesaesobremesas.blogspot.com/
Olá, querida amiga Ane!
ResponderExcluirTinha um na casa de um familiar.
Hoje, até que gosto, mas não sei se aguentaria o barulho. Vivo no silêncio, tenho até meu celular sem som.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos
😘🕊️💙💐
Boa tarde minha querida amiga Ane. Matéria única e especial. Confesso que não conhecia nada sobre isso. Um dia se Deus quiser te darei um grande abraço em Natal.
ResponderExcluirGosto muito desse relógio, tanto fiz que ganhei um de natal da minha irmã. É um modelo a pilhas, mas super preciso e o cuco bate a cada hora com exatidão. Gosto do barulhinho, é bem aconchegante. ;) Beijos
ResponderExcluirVery nice story <3
ResponderExcluirOlá, Ane.
ResponderExcluirEu amo essas postagens onde você conta a história das coisas. Eu acho lindo, mas não queria em casa não. Imagine de hora em hora esse relógio acordando a gente hehe.
Prefácio