sexta-feira, 8 de julho de 2022

O tempo e os relógios



O relógio é utilizado como medidor do tempo desde a antiguidade, em variados formatos. É uma das mais antigas invenções humanas. Relojoaria é tanto o termo que designa o seu fabricante, como a loja onde são vendidos. Entre os primeiros relógios, ou horológios em português mais antigo, que se tem conhecimento estão os relógios de sol. Relógios simples de água ou areia são conhecidos por terem existido na Babilônia e no Egito em torno do século XVI a.C.. A história registra que apareceram na Judeia, mais ou menos em 600 a.C.. Os relógios de água, as clepsidras, um relógio antigo, de origem egípcia, que media o tempo pelo escoamento de água num recipiente graduado, e os relógios de areia, as ampulhetas, artefato de medir o tempo constituído por um recipiente originalmente de vidro dividido em dois compartimentos simétricos, geralmente cônicos, que se comunicam pelo vértice, através do qual cai, aos poucos, certa quantidade de areia muito fina cujo esvaziamento total da parte superior equivale a um período de tempo predeterminado.


Em 725 d.C., Yi Xing, um monge budista chinês desenvolveu um relógio mecânico que tinha um complexo sistema de engrenagens e 60 baldes de água que correspondiam aos 60 segundos que fazia uma revolução completa em 24 horas. Em 797 (ou 801), o califa de Bagdá Harune Arraxide, presenteou Carlos Magno com um elefante asiático chamado Abul Abbas e um relógio mecânico de onde saía um cavaleiro que anunciava as horas. Isso indica que os primeiros relógios mecânicos provavelmente foram inventados pelos asiáticos. Contudo, embora exista controvérsia sobre a construção do primeiro relógio mecânico, o papa Silvestre II é considerado no mundo ocidental o primeiro inventor.


Outros grandes construtores e aperfeiçoadores de relógios foram Ricardo de Walinfard (1344), Santiago de Dondis (1344), seu filho João de Dondis que ficou conhecido como "Horologius", e Henrique de Vick (1370). Por volta de 1500, Peter Henlein, na cidade de Nuremberg, fabricou o primeiro relógio de bolso. Até que, em 1595, Galileu Galilei descobre o isocronismo. Com os relógios mecânicos surge uma grande variedade de técnicas de registro da passagem do tempo. Os relógios deste tipo podem ser de pêndulo, de quartzo ou cronômetros. Os primeiros relógios utilizados foram os relógios de bolso. Eram muito raros e tidos como verdadeiras joias, pois poucos tinham um. Os relógios de bolso eram símbolo da alta aristocracia.


Comenta-se que foi Santos Dumont quem inventou os relógios de pulso. A amizade de Santos Dumont com Louis Cartier vinha do fim do século XIX. Uma noite, Alberto lhe disse que não tinha como ler a hora em pleno voo em seu relógio de bolso; com o auxílio do mestre relojoeiro Edmond Jaeger, Cartier apresentou uma solução para Santos Dumont, um protótipo do relógio de pulso, em 1904, o qual permitia ver as horas mantendo as mãos nos comandos. No entanto esta história não passa de uma lenda, pois o primeiro relógio de pulso conhecido foi feito em cerca de 1814 pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet, por encomenda de Carolina Murat princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte. (Fonte:Internet.)


Parece que os relógios antigos estão cada vez mais esquecidos... ou é impressão minha? Alguém ainda usa relógio de pulso? Com a normalização do celular, que tem seu próprio relógio, não precisa, né?  Eu não uso mais relógio de pulso, mas tenho pelo menos 3 deles guardados pra posteridade, usei muito! Tenho relógio de parede na cozinha estilo antigo, tenho também uma pequena ampulheta que marca 10 minutos. Acho super moderno aqueles relógios que usamos quando estamos fazendo caminhada, que marcam tempo, numero de passos.,etc. eles são digitais e chamados de smartwatches. Sempre achei bonito quando os relógios tocavam ao marcarem uma hora, o relógio cuco é adorável, mas tem um relógio que sempre detestei: o despertador! Kkkkkk...

Qual a relação de vocês com os relógios?

PS: Por aqui chove sem parar, parece um dilúvio!

Beijos nas bochechas!

30 comentários:

  1. Ois!
    Volto amanhã pra fazer as visitas!
    ╰(*°▽°*)╯

    ResponderExcluir
  2. Que legal a introdução histórica sobre os relógios! E há muito tempo não os uso mais... Adorava, mas à medida que foram estragando, não mais comprei,pois sempre tenho o celular por perto. Mas sou bem ligadinha nasc horas... Que teu fds seja lindo! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. I'm afraid, I have my phone to help me keep up with everything these days. Such an interesting post!

    ResponderExcluir
  4. Thank goodness there were time builders..where would be without them? & the concept?

    ResponderExcluir
  5. Recently, I was watching the K-drama Moma Fairy and the Woodcutter and they were explaining the Celestial Time..where a year could be a decade. Interesting post!

    ResponderExcluir
  6. Such a great history on the subject ❤️🌈❤️

    ResponderExcluir
  7. Very interesting. I'm glad you did this post. I don't have a watch anymore. They kept quitting on me.

    ResponderExcluir
  8. So interesting indeed. I feel time is just flying by these days. Not like when I was a kid.

    ResponderExcluir
  9. Time is so important. Being on time. Making the time work for you. So much to consider.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite de sábado, querida amiga Ane!
    Não uso mais relógio desde que me aposentei.
    Vejo hora no celular mesmo. Tenho uma rotina interior que não me perco no espaço.
    Quando tenho que ir à capital, ponho o relógio do celular. Dá sempre certo.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  11. Ane, penso que o despertado não agrada ninguém rss. Gostei do histórico que nos ofereceu e saiba que uso relógio. E ele me é muito útil, pois não gosto de tirar o celular da bolsa para ver as hora, principalmente nos tempos atuais em que não se pode dar chance aos assaltantes. Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Muy interesante me gusto mucho esta entrada. Te mando un beso. Citu Enamorada de las letras

    ResponderExcluir
  13. I still wear a watch that I got back in the 80s. It's old and keeps perfect time. Have a wonderful day, Anne.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito desta sua publicação com a História dos relógios.
    Despertador só pontualmente quando é muito necessário e nunca fui muito dada a relógios de pulso.
    Boa semana, amiga! Por cá estamos a entrar numa onda de calor.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. It seems we use our phones more to see the time. But clocks and watches are wonderful.

    ResponderExcluir
  16. Reloj no marques las horas
    por que mi vida se apaga...!
    Que es el tempo, Ane? o tempo e uma criatura incrivel, no?
    ninguem o possui, e indefinivel e continuo...
    nenhum corpo pode reter o tempo, exceto o relogio e, se for antigo.. muito melhor!
    Fiquei fascinada com este post, tao romantico, chic e ate tem um toque de nostalgia e filosofia, cara amiga.
    Maravilhoso tema que escolheu.
    Beijos e bom inicio de semana.

    ResponderExcluir
  17. Excelente post.
    Eu gosto imenso de ver relógios antigos. Ando sempre de relógio no pulso, quanto ao despertador usava quando ia trabalhar, agora só pontualmente.
    Por aqui está imenso calor.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  18. i love watches:D i always wear one;)

    ResponderExcluir
  19. Eu uso relógio sim, apesar do celular, não abro mão do meu, antes eu usava um plástico que falava em português, agora tenho um metálico com a situação surreal de uma voz chinesa falando em inglês; assim, tem vezes que preciso ouvir duas vezes para entender as horas. Rs rs rs... Amo o tempo, filmes que falam dele, de viagens no tempo, de anomalias temporais...

    Uma boa semana com tudo de bom

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  20. Que interessante postagem, Ane
    Aprendi muito aqui.
    Eu nunca gostei de usar relógio de pulso...rs
    Te desejo uma feliz semana.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Ane. Confesso que não conhecia a história do relógio de uma forma tão rica e profunda. Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso e matéria.

    ResponderExcluir
  22. Olá, Ane.
    Adorei saber mais sobre a história do relógio. Eu ainda uso de pulso, não sei ficar sem e também tenho na parede da sala haha. E acho lindo aqueles de Sol com aqueles círculos de flores.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, Ane
    Gostei de saber da história do relógio. Amo relógio de pulso, sempre uso. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Ane!

    Tudo bem com você? Por aqui, tem estado muito calor, mas, enfim, é verão.
    Meu blog está em pausa, porque preciso repousar minhas mãos, especialmente a direita.

    Gosto de narrativas históricas de todo o género e o tempo sempre me fascinou. São os relógios que marcam o tempo e a evolução deles me encanta. Se aprende imenso com a pesquisa.

    Beijos e bom resto de tarde.

    ResponderExcluir
  25. Não uso relógio já faz um bom tempo. Quando era adolescente sempre usei, mas depois os celulares vieram substituir o relógio, embora, por vezes, faça falta, reconheço. Em Portugal não há a loucura dos assaltos às pessoas por um simples telemóvel, nome dado aqui ao celular. Aqui, há gente que usa dois: um para a família e amigos e outro para questões profissionais. Cada qual tem seu toque.

    Abraços e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  26. Oi,
    Me esqueci de dizer: não gosto nada de despertadores, mas muitas vezes, são necessários.
    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  27. Muito interessante o texto, e ainda mais sobre relógios, gosto demais mas não fico escrava dele, todo o exagero é prejudicial. Beijos ;)
    https://costuraerasga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá, Ane!

    Passando para te desejar um bom fim de semana.

    Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  29. Querida Ane, felicidades por tu texto, tan interesante.

    Mi relación con los relojes ha sido siempre de tiranía (por parte de ellos).
    De ahí que mientras te leía me he dado cuenta de que escuchaba un rechinar de dientes...¡Los míos!
    Feliz verano.

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir