Destacando aqui os frascos maravilhosos de perfumes antigos. É de encher os olhos de tão lindos! Imagine então abrir um frasco deste e apreciar seu perfume... |
Perfume (do latim fumus) é uma mistura de óleos, álcool e água cuja função é proporcionar uma agradável e duradoura fragrância de aroma a diferentes objetos, principalmente ao corpo humano. Fragrância é uma mistura de matérias-primas, podem ser extratos de fontes naturais ou produzida sinteticamente.
As primeiras referências ao perfume remontam às antigas civilizações do Oriente Médio, especialmente o antigo Egito. Por volta de 2 000 a.C., os primeiros usuários foram os faraós e os membros importantes da corte, logo, o uso do perfume se difundiu, trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito. ( É por estas e outras que eu tenho uma verdadeira fascinação pelo Egito antigo.)
A necessidade de contar com essências refrescantes tornou-se tão fundamental que a primeira greve da história da humanidade foi protagonizada em 1 330 a.C. pelos soldados do faraó Set I, que pararam de fornecer unguentos aromáticos. Pouco depois (1 300 a.C.), coube ao faraó Ramsés II enfrentar uma revolta de peões em Tebas, que estavam indignados com a escassez de rações, de comida e de unguentos.
O químico árabe Alquindo escreveu no século IX um livro sobre perfumes chamado Livro da Química de Perfumes e Destilados. Ele continha centenas de receitas de óleos de fragrâncias, águas aromáticas, etc. O livro também descrevia cento e sete métodos e receitas para a perfumaria, inclusive alguns dos instrumentos usados na produção de perfumes ainda levam nomes árabes, como alambique, por exemplo.
Avicena (também conhecido como ibne Sina) introduziu o processo de extração de óleos de flores através da destilação, o processo mais comumente utilizado hoje em dia. Seus primeiros experimentos foram com as rosas. Até eles descobrirem perfumes líquidos, feitos de mistura de óleo e ervas ou pétalas amassadas que resultavam numa mistura forte. A água de rosas era mais delicada, e logo tornou-se popular. Ambos os ingredientes experimentais e a tecnologia da destilação influenciaram a perfumaria ocidental e desenvolvimentos científicos, principalmente na química.
A partir da Espanha o perfume foi introduzido em toda a Europa durante o renascimento. Foi na França a partir do século XIV, onde se cultivavam flores, que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes.
O perfumista usa a fantasia e o nariz para criar fragrâncias marcantes, que podem reunir até 300 matérias-primas. É capaz de distinguir mais de 3 mil cheiros e consegue combiná-los em uma quantidade ilimitada de fórmulas. Como um maestro compõe as diferentes notas, sua mistura resulta no acorde ou na harmonia da fragrância, imaginando o papel que cada ingrediente terá em sua composição olfativa. A força de um perfume depende da concentração de extrato aromático e das matérias-primas usadas em sua composição. Transformar esse mix em sucesso está nas mãos dessa categoria restrita e valiosa de profissionais, que ganha salários astronômicos para desenvolver essências sob encomenda. O "bom nariz" se desenvolve desde a infância. (Fonte Wikipédia)
Isso é que é ganhar a vida com o nariz, que chique! "Existe uma ligação muito forte entre as coisas que acontecem durante a vida e os cheiros que as acompanham." Verdade! Há cheiros que nos transportam no tempo, despertam lembranças e nos fazem sonhar! E nem precisa ser cheiro de perfume, outros cheiros também. Vocês tem lembranças relacionadas a perfumes? Alguém tem um perfume favorito?
Novidade rápida: Na próxima segunda se inicia a primeira parte de minhas férias: 15 dias!
Beijos nas bochechas!
😘🌸
Oi gente! Eu tardo mas não falho!
ResponderExcluirMe aguarde em seu blog!
¯\_(ツ)_/¯
Oi, Ane!
ResponderExcluirMinha mãe usava o perfume fleur de rocaille. Ele é bem "vintage" e eu comprei um frasco só para sempre sentir o cheiro "dela" :) Mas eu mesma não sou fiel com perfumes. Lindos frascos! Gostei de saber um pouco mais sobre os perfumes!
Beijus,
Muito legal e bem perfumado post... Adorei o ganhar a vida com o nariz,rs...Só tu!
ResponderExcluirLindos frascos! E vamos que vamos perfumando a vida com coisas boas e que gostamos. beijos, bom início férias e abril! chica
Um perfumado post, aromatizado de cultura e essência de descontração.
ResponderExcluirBoas férias, bom fim de semana com fragrância de dias bons.
Um abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Nice post, Anne. Those bottle are very pretty and attractive. Thanks for sharing some background on the history. Unfortunately, ny wife is allergic to perfumes. Have a wonderful weekend.
ResponderExcluirOi, Ane!
ResponderExcluirQue cheirinho está em seu blog! As embalagens antigas são lindas e apetece colecionar.
Gostei muito da pesquisa que vc fez na Wikipédia. Fiquei sabendo coisas que não sabia.
Ah, o Egipto é das civilizações antigas, a mais avançada em quase todos os aspetos, excetuando na religião, mas mesmo assim construíram túmulos muito interessantes.
Beijos e bom fim de semana.
Oi, eu só posto uma vez por mês, mas avisarei vc, sim.
ResponderExcluirTudo de bom e boas férias.
Nice perfumes
ResponderExcluirBellos perfumenes. Y si a veces el olor tranquiliza. Te mando un beso.
ResponderExcluirOi, Ane!
ResponderExcluirOs cheiros nos transportam até pessoas e lugares. O Norte de África, por exemplo, tem um cheiro característico, ou seja, eu digo que tudo cheira a camelo (rs).
Raramente uso perfume, mas gosto de perfume de homem, leve e fresco. Perfume de mulher me cheira sempre a rosas.
Beijos e bom sábado.
Amazing article and amazing information Dear Ane! Thanks alot. According to our historians; Ibn-i Sina also is the first doctor who make medical surgery operation in the world.
ResponderExcluirOlá, Ane.
ResponderExcluirAcredita que tenho alergia e não uso perfume. Só sinto as fragrâncias em cremes por exemplo hehe. Também sou fascinada pelo Egito e leio tudo o que encontro sobre, principalmente as mitologias.
Prefácio
Oi, e domingo para nós, Portugueses, está à porta. Para vc, diferença de 4 horas a menos.
ResponderExcluirBeijos, bom fim de semana e boas férias. Se divirta!
Que gostosura de publicação. Gosto do seu estilo.
ResponderExcluirLovely post! My favorite it of an essential oil called BALANCE. It helps me in a lot of ways.
ResponderExcluirQuite interesting. Thanks so much!
ResponderExcluirVery good to know about. Thanks so much.
ResponderExcluirSuch a rich history. So great to know. Thanks for the inspiration too.
ResponderExcluirBom dia Ane. Obrigado pela excelente matéria, cheia de história, cultura e beleza. Aproveito para desejar um excelente domingo.
ResponderExcluirQué delicia de entrada!
ResponderExcluirEs el tercer sentido, pero para mucha gente es el primero.
Nada como un aroma. Saludos.
Muito interessante. Por esta altura de Páscoa, retenho um perfume desde a infância: o da flores brancas de Aleluias ou Pascoínhas.
ResponderExcluirBeijinhos e boa semana!
i love perfumes! I am totaly perfumoholic:D
ResponderExcluirGostei das peças!
ResponderExcluirAproveito para desejar umas boas férias!
Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
10 anos de blog...como o tempo
ResponderExcluirpassa, não é? Ainda ontem vc
estava no colo e olha só o
tamanho da criatura... U'a
mocinha (risos)
Parabéns pelos 10 anos de
escrita e comentários.
Beijos e beijos, muitos.
Um post super interessante e lindo.
ResponderExcluirOs cheiros tocam realmente o nosso sentir, há vários que quando os sinto, me lembram o meu tempo de criança.
Beijinhos
gosto muito de frascos assim
ResponderExcluirhttp://retromaggie.blogspot.com/
O retrô sempre me atrai Ane.
ResponderExcluirBonita seleção.
Que tenha dias leves e alegres nas férias.
Abraços com carinho.
Que máximo! A história dos perfumes é realmente fascinante. Me lembrei do filme "Perfume: A História de um Assassino", de 2006 (https://www.imdb.com/title/tt0396171/). Não sei se você já assistiu, mas acho que iria gostar. :)
ResponderExcluirGracias por tan interesante entrada. Me encantan los perfumes Ana.
ResponderExcluirEl olor al pan recien hecho me trae muy buenos recuerdos.
A pasar unas buenas vacaciones.
Un abrazo.