domingo, 30 de janeiro de 2022

O final do conto




Continuando...

Depois de quatro dias de chegada finalmente tudo ficou em ordem. Naquela tarde Inês desceu até a praia e ficou sentada na areia um bom tempo olhando para o mar. O mar lhe transmitia paz e renovava seu espírito. Voltou pra casa pensando: Não é porque estou aposentada e com uma doença incômoda que vou me entregar! Preciso agir e já! Pegou papel e caneta e escreveu:

1- O que eu posso fazer agora?
2- O que vai precisar de um esforço maior e de mais tempo pra começar?
3- O que não depende só de mim, mas eu posso fazer minha parte?


Respondeu a cada uma desta questões com toda sinceridade. Isso feito, começou a separar roupas, objetos e até móveis que não tinham mais tanta serventia. Colocou tudo no último quarto da casa para doação. No dia seguinte foi até a cidade vizinha, cujo comércio era maior que o de Paraíso. Comprou telas, tintas, material de jardinagem, sementes, vasos... No mesmo dia começou a plantar um jardim na frente de casa e uma horta no quintal. Inês tinha um curso de pintura que nunca tinha posto em prática, era agora ou nunca, começou a pintar flores, frutas, paisagens.


No domingo seguinte na igreja, tomou conhecimento de um grupo de jovens e senhoras que recebiam doações e compravam cestas básicas para os mais necessitados. Nem pensou duas vezes e entrou para o grupo. Seu entusiasmo era tão grande que contagiou a família. A irmã, Inamar, que era costureira, passou a costurar para o grupo da igreja, reformava roupas ou fazia peças simples mas de boa qualidade. Abriu um ateliê e era tão caprichosa que em pouco tempo as senhoras mais chiques da cidade já frequentavam seu ateliê. O marido adorou a renda extra. Já Inês ajudada por Liliane, levou seus quadros pra vender nas feiras de artesanato da cidade grande. No começo foi difícil, mas aos poucos ela começou a perceber quais pinturas eram as preferidas das pessoas e então passou a vender cada vez mais. O grupo da igreja cresceu também, virou uma ONG e tinha a participação de vários profissionais voluntários. O trabalho conjunto já estava mudando a cara de Paraíso e a cidade estava cada vez mais parecida com um Paraíso de verdade.


Uma noite, cansada porém feliz, Inês chegou em casa e pensou com seus botões: só falta uma coisa agora! Foi até o guarda-roupa e lá pegou uma caixa de madeira pintada a mão. Do fundo da caixa, retirou uma fotografia amarelada que mostrava um rapaz louro de olhos esverdeados e muito sorridente, que vestia uma roupa de marinheiro. Atrás da fotografia uma dedicatória:

Para Inês

Seu olhar me desconcerta, penetrante, inquietante

O prazer em mim desperta, inquietante, deslumbrante

Ter você sob as cobertas, deslumbrante, fascinante...

O fascínio do seu corpo, me perco em suas curvas

Você é minha perdição...

Seu pra sempre...

Mateus

Aquela lembrança fazia o coração de Inês pular no peito. De onde Mateus copiara aquelas palavras ela não sabia, mas o objetivo delas acertara em cheio seu coração. Mateus era o único namorado que ela nunca esquecera. Não custava nada tentar. Tinha o endereço da empresa de pesca onde Mateus trabalhava. Escreveu uma carta contando sobre sua vida e no final a pergunta: ainda há chance pra nós dois? Passaram-se três meses e nenhuma resposta. Inês não esmoreceu, escreveu outra carta e depois mais outra, até que estava mandando uma carta por semana. Uma tarde finalmente chegou a resposta. Mateus explicava na carta que não trabalhava mais naquela empresa e que por acaso um ex-colega de lá lhe falara das cartas. Ele dizia ter lido cada uma com atenção e muita alegria: - Bom saber notícias suas, pequena - dizia - vou tirar umas férias acumuladas e vou até aí te visitar! Inês pulou da cadeira: - Não posso acreditar, ele vem pra cá!


De fato, quase dois meses depois Mateus chega a Paraíso. Estava diferente do rapaz da foto, tanta coisa acontecera desde então, mas lá no fundo ainda era o mesmo Mateus. Olhou Inês de cima a baixo:

- E você pequena, não está nada mal, continua cheia de curvas em?

E Inês piscando um olho: - E vc continua o mesmo safado de sempre em?

Riram muito e conversaram mais ainda. Mateus se casara, mas agora estava divorciado, trouxera até o documento pra provar.

- Tenho dois filhos - disse ele - e depois do fim de meu casamento jurei nunca mais me amarrar em mulher alguma. Mas com você é diferente, você vale o risco de tentar de novo.

Inês quase chorando de felicidade disse: - A gente se entende muito bem Mateus, em todos os aspectos da vida - piscou o olho de novo e Mateus sorriu de orelha a orelha - temos sorte, pois muita gente procura isso a vida inteira e não acha. Não vamos desperdiçar a nossa sorte!

A conversa terminou com um longo beijo.

FIM


E agora me digam o que acharam do final do conto. Só quero ressaltar uma coisa: não necessariamente pra ser feliz você precisa de um homem do lado... mas pra Inês isso foi importante, no fim das contas cada um faz suas escolhas na vida. E sim, se você puder ajude os outros, sendo voluntário ou fazendo doações. Uma boa semana!






32 comentários:

  1. Que bom que Inês reencontrou e vai ter (espero) um grande amor a viver!Adorei! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Uy que romántico cuento. Adore el final. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Awesome ending! So happy for Inez. Thanks for the very warm story ❤

    ResponderExcluir
  4. Wonderful how this lovely story is going! Such great happy strides. Much happiness in your writing. All the best.

    ResponderExcluir
  5. Inez is such a great influencer! So glad she met Matthew again. All the best to your writing and more.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Mais um mês terminando e espero que o seu mês de fevereiro seja com muita paz e saúde, tanto para você e familiares. Obrigado pela visita e carinho.

    ResponderExcluir
  7. A very nice post, I loved it.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o final. A Inês reencontrou o amor é a felicidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o seu conto, Ane
    O final sensacional!
    Inês e Mateus vão ser muito felizes...
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
  10. so romantic story! Their love had a second chance:)

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ane.
    Que lindo. mostra que nunca é tarde para recomeçar e para correr atrás dos sonhos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Olá Ane
    Excelente texto, fazer trabalhos voluntários enriquece a vida e como foi gratificante ela reencontrar Mateus, bjs querida.

    ResponderExcluir
  13. Muito belo o seu conto. Temos sempre de fazer a nossa parte, no que estiver ao nosso alcance. Não podemos deixar simplesmente tudo em mãos alheias.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. Voltei para saber o final e que delícia, total revolução pessoal e quantas reverberações no entorno. Final coroado com amor. Parabéns... bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Amei o desenrolar do conto, acompanhar esse história foi lindo e amei a mensagem que colocou no final. Não necessariamente precisamos ter alguém ao lado cada pessoa se expressa e gosta de viver de uma maneira e ta tudo bem também.
    Espero que venham mais contos.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ane!

    A vida de Inês mudou por sua iniciativa e não esperou pelo falado destino que, em minha opinião, não existe.
    Se já não precisamos de alguma roupa, mobílias e outras coisas devemos doar a quem precisa. As igrejas, infelizmente, costumam ficar com o melhor, e dão o que tem menos importância.

    O final do conto é mto interessante, tal como o poema de Mateus. Antigo namorado que ela nunca esqueceu, mas foi o impulso dela em lhe escrever cartas que fez com que se reencontrassem de novo. Descomprometido, mas, de novo, apaixonado.

    As pessoas encontram a felicidade das mais diversas formas. A que vc aqui nos relatou é uma delas. Gostei mto do conto.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  17. Ane, quando eu atualizar meu blog, a avisarei, mas vai ser no dia 14 desse mês, DIA DOS NAMORADOS em muitos países do mundo.

    Depois, voltarei a te avisar.

    Dias felizes.

    ResponderExcluir
  18. Ane,
    Vim ler um pouco aqui
    e estou adorando.
    Deixo
    Bjins de boa tarde.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  19. What a beautiful story Dear Ane! I think Ines never give up and at the end of the story she won. I loved combination of life story, success story and love story. I love happy ends.

    ResponderExcluir
  20. Um final que esbanjou delicadeza.

    ResponderExcluir
  21. Ei Ane,

    Ahhh o desenrolar da vida de Inês e esse final foram ótimos!

    Gostei da forma como você relatou os passos que Inês resolveu seguir. Colocou as metas no papel e foi tratou de realizar o que lhe cabia e estava ao seu alcance.

    Muito fez para ajudar o próximo e também agiu para reencontrar um antigo amor.

    Muito bom esse final!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Ane!

    Passando para te desejar bom final de semana, sobretudo com saúde.

    Beijos e dias bonitos.

    ResponderExcluir
  23. Nunca es tarde para ser feliz y volver a encontrar el amor.
    Lindo cuento Ana.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  24. Estória encantadora. Adorei o fim!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir