sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Recordando...


Sete fatos casuais de minha vida

1-Quando era pequena, não me lembro a idade exata, mas tinha menos de 10 anos, ganhei um conjunto de lápis de cor. Fiquei com muita vontade de usar, claro, mas vejam só, em vez de usar num papel, pintei as paredes da sala! Desenhei e pintei bonecas, paisagens, enfim fiz um verdadeiro papel de parede! Pense na surra de chinela que eu levei!

2-Lá em casa tinha um tanque de água no chão, que era coberto com duas tábuas pregadas com pregos. Tinha chovido muito e as tábuas que já não eram novas, estavam em estado precário. Eu brincava muito por ali e minha mãe já tinha me avisado pra não pisar em cima das tábuas. Mas no melhor da brincadeira acabei pisando nelas sem querer e caí dentro do tanque! Ficou uma perna em cima e outra em baixo. Hoje fico pensando como não quebrei a perna. Fiquei apenas bastante dolorida e com marcas dos pregos que riscaram minha coxa direita.

3-Eu estudava numa escola chamada "Sete de Setembro", onde fiz o primário. Inclusive desfilei uma vez na parada militar. Nesta escola falava-se de um esqueleto dentro de um armário. O tal armário ficava em uma sala que quase ninguém entrava e o medo era tão grande que todo mundo evitava passar por lá. Um dia papai demorou a vir me buscar, não me lembro o que aconteceu pra ele demorar, e como naquela época celular era coisa de cientista louco, eu me sentei na escadaria que ficava em frente a saída pra esperar. Uma professora passou por ali e me chamou pra ficar na sala dela. Como a sala era perto da sala do esqueleto não quis ir, ela perguntou o porque e quando eu expliquei, ela disse "Não há esqueleto no armário". E me levou na tal sala, eu suava frio, abriu o armário e nada de esqueleto. No outro dia contei pra algumas pessoas, mas teve gente que não acreditou: "O esqueleto existe apenas tiraram ele de dentro do armário".

4-Quando viajei pra Recife com minhas irmãs e sobrinha, tive a oportunidade de conhecer pela primeira vez um zoológico. Adoro animais e pra mim foi um dia especial, pois conheci vários animais e espécies que a gente só ver em livros. Claro que todos eles estariam melhor na natureza, mas que eu fiquei encantada, fiquei. De todos os animais o que mais me chamou a atenção foi o rei deles: o leão. Lá só tinha um macho, enorme por sinal, deitado em uma sombra. Parecia tranquilo, mas quando nós chegamos perto ele começou a rugir. Era um rugido alto e ao mesmo tempo profundo que se prolongou quase como um lamento. Tenho certeza que foi ouvido bem longe dali. Todo mundo parou pra ouvir e olhar. Fiquei impressionada com a força do bicho.

5-Lá estava eu tentando andar de caiaque. A lagoa de Arituba é rasa na beira e se aprofunda rapidamente a medida que se entra nela. Já encontrei peixinhos e girinos nadando por lá, mas nunca vi nenhum outro bicho além de passarinhos. Dizem que à noite os bichos vão lá tomar água. Pois bem, estava tentando manobrar o caiaque quando o vento me levou para o lado menos frequentado e mais profundo da lagoa. Não tive força suficiente pra voltar, me enchi de câimbras e entrei em pânico quando olhei pra água escura de tão profunda, nem tinha onde apoiar os remos. Fiquei paralisada. Ainda bem que o instrutor me viu e me puxou. Saí andando pela areia, nem quis tentar voltar remando.

6-Na minha formatura depois da colação de grau quando todo mundo joga o chapéu pra cima, joguei o meu também e... Não sei o que houve pois o chapéu aterrizou direto na cara de um professor. Coitado, deve ter doído. Mas não foi de propósito gente...

7-Vocês já viram uma ratazana? Pois não queiram ver. Lá em casa tínhamos um vizinho daqueles que vc pede a Deus que ele vá morar em outro lugar. Sem exagero, deixa eu explicar! O homem depois de separado resolver transformar a casa em quartos pra alugar. Começou com um primeiro andar, depois fez o segundo. Papai foi lá falar com ele pois tinha uma parede torta. A coisa toda era muito mau construída e feia de doer: um cortiço! A parede acabou caindo, graças a Deus só quebrou umas telhas. O incrível é que ele tinha licença da prefeitura e o trambolho continuou a crescer. O pessoal que morava lá jogava de tudo em cima da gente. Bem, a criatura que atendia pelo nome de Seu Zé, jogava o entulho no quintal dele. O entulho foi crescendo e virou um monte tão alto que forçou o muro que dividia nossos quintais até que este veio abaixo. Foi aí que um dia quando entrei no meu quarto encontrei uma ratazana passeando por lá. Que susto! Era quase do tamanho de um gato. Lá fomos nós armados de pedaços de pau matar o rato...O vizinho? Continua lá até hoje...

Enviado por Ane em 05/09/2007
Reeditado em 15/11/2007


Esse texto tem 13 anos, quase 14 anos! E estes fatos casuais se não me engano faziam parte de uma blogagem coletiva, já postei aqui no blog. Foi muito bom recordar cada fato outra vez.

O niver do blog tá chegando!
Beijos nas bochechas!


24 comentários:

  1. Bom dia, boa tarde ou boa noite!
    Aproveite seu dia!

    💌💌💌💌

    ResponderExcluir
  2. Bom fim de semana Ane.
    São tantas as emoções
    amiga que faz repensar.
    Bom recordar momentos e saber-se viva.
    Abraços e feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Ane, adorei as tuas peripécias de vida...Eras bem arteirinha, né?rs Pintavas parede, caias em buracos...

    E tive que rir da número 6...Imagino a cara do professor!!rs

    Recordar faz bem!! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  4. Recordar é viver. Quem não tem recordações de infância? Eu tenho e muitas.
    Já vi milhares de ratazanas. Nasci e morei no campo onde, bem perto, existia um lago/açude. Era ver as ratazanas a brincar nos valados e beiras desse lago. Sinceramente, acho um animal repugnante. Sei lá, talvez me tenham dito, em criança, que o eram, e ficou em mim esse pensamento.

    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Cuantas cosas recordamos a lo largo de la vida que no se olvidan. No creo que a tu maestra la gustara como le llegó tu sombrero :))
    Buen fin de semana Anne.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  6. Such unique and exciting facts about you. Thanks so much for sharing! & inspiring!

    ResponderExcluir
  7. Awesome post! So glad you kept these tidbits over the years. This was fun and a great way of showing how we are universal yet we have moments in life that or surreal! All the best to your creativity!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que delícia de leitura.
    Qualquer dia desses vou postar algumas lembranças minhas,
    é tão bom recordar, não é?
    Beijos
    blogjoturquezzamundial

    ResponderExcluir
  9. Ei Ane,

    Menina, que bacana você resgatar um texto de quase 14 anos. Os registro mais antigos guardam memórias curiosas e interessantes!

    Meu blog antigo não ficou registrado, deletei tudo. Seria legal reviver as antigas escritas.

    Adorei ler suas memórias guardadas. É uma forma gostosa de registrar acontecimentos que marcaram.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite de sábado, querida amiga Ane!
    Gostei de recordar com você a 3, gostava de desfilar no sete de setembro.
    Bom recordar nossa infância.
    Fazemos aniversário de blog no mesmo dia.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho e gratidão

    ResponderExcluir
  11. Gostei de conhecer um bocadinho mais sobre você!
    r: Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  12. Ane também tive algumas peraltices na meninice e gosto muito das memórias. Nos 12 anos de blog já republiquei alguns textos, até porque a visibilidade não tinha ocorrido. Viver e contar, contar e viver. bjs

    ResponderExcluir
  13. É muito bom ler textos antigos!
    Recordar é viver!

    Bom fim de semana.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Me gusto saber más de ti. Me rei con lo del sombrero te mando un beso

    ResponderExcluir
  15. Lá diz um velho ditado "recordar é viver". Sabe tão bem recordar outros tempos, principalmente de quando éramos crianças.
    Obrigado por partilhar as suas recordações.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Muito legal, Ane! Gostei demais de ler um pouco das tuas memórias. E muito bom, revisitarmos as "aventuras" que vivemos, ver o que pensávamos e fazíamos, não é mesmo?
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  17. "Siete de Septiembre", ¿ese era el nombre de tu escuela?

    ResponderExcluir
  18. ADOREI os casos!

    POXA VIDA, o chapeu caiu bem na cara do professor rsrsrsrsr
    RATAZANA NAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  19. Gostei do texto!
    Aproveito p+ara desejar uma boa semana!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  20. que bom e podermos reviver as nossa memorias amei essa do chapéu da escola
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ane!
    Que sapequinha!! Quando eu era criança ouvia muitas lendas contadas pelos adultos, principalmente na roça quando a noite todo mundo ficava em volta do fogão de lenha para aquecer do frio. Entre elas, a lenda do corpo seco, um ser que era tão ruim com a mãe, que nem a terra aceitou e que vivia dentro de um quarto, numa determinada casa da cidade. Esse ser sentia muita sede e a mãe quem lhe dava água o dia todo. Quando ela não aparecia, ele gritava. Quem ouvisse os gritos, estaria amaldiçoado. O resultado disso foi que ninguém passava em frente dessa casa e também niguém queria construir em volta. Essa família resolveu processar a prefeitura da cidade, que nada fazia para acabar com essa maldição. Na escola, teve um época, acho que em todo o país, tínhamos medo da loura do espelho. A minha opinião é que os adultos sempre botavam medo nas crianças como forma de controle.
    Rugido de leão, só ouvi na vida adulta :)
    Muito legal você ter republicado. Ler suas lembranças também me fez lembrar de várias coisas da infância. Seria demais colocar tudo aqui :)
    Antes do "A Lua e eu", qual era o nome do blogue que publicava?
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  22. Memórias que ficam e muito interessantes de ler.
    Gostei bastante!
    Continuação de uma boa semana com paz e saúde.
    Beijos
    :)

    ResponderExcluir
  23. Incríveis suas recordações. Bem divertidas. Algumas nem parece que realmente aconteceram.

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir