sábado, 26 de setembro de 2020

Dicas úteis 7


Oi Povo! Post de dicas úteis hoje! Sobre ovos! Porque desde muito tempo atrás a humanidade se alimenta deles. Nada como ovos mexidos, fritos ou cozidos no café da manhã! Não conheço ninguém que não goste! Claro que tem os alérgicos, mas aí é outro departamento. Não sei se vocês lembram, mas antigamente os ovos eram vilões da saúde por aumentar o colesterol sanguíneo, mas isso só acontecia nos ratos de laboratório, quando as pesquisas foram feitas com humanos foi constatado que apenas 10% do colesterol sanguíneo vem da dieta. Hoje, se o ovo for a única fonte de proteína e a pessoa estiver saudável ela poderá comer até 3 ovos por dia. O problema não é o colesterol e sim a proteína do ovo que em excesso pode causar problemas renais e até câncer a longo prazo.

Além das maneiras mais comuns de preparar ovos, existem também os ovos poché, vários tipos de omeletes... ovos entram em muitas receitas de bolos, maioneses... Mas você sabe reconhecer se um ovo está bom pra consumo ou não?


Ovos devem ser guardados na geladeira, melhor não colocar nas prateleiras da porta por causa do constante movimento de abrir e fechar a geladeira, sempre com a ponta para baixo. Evite comer ovo cru ou mal passado pois o risco de pegar Salmonela (bactéria) existe e você pode ter diarreia braba, vômitos e febre.


Eu dou preferência aos ovos caipiras e orgânicos, são mais caros mais minha saúde agradece. Nestes tipos de ovos as galinhas são criadas livres em casa. A diferença do caipira para o orgânico é que elas não podem ser alimentadas com insumos que contenham agrotóxicos ou transgênicos, nem recebam antibióticos e promotores de crescimento acelerado, isso acontece com as galinhas que produzem ovos de granja, os mais comuns, que são criadas em confinamento e em condições não naturais.


Pra terminar, no supermercado a gente encontra além dos ovos de galinha, ovos de codorna. Vocês já viram ovos de outra ave? A cor da casca do ovo depende da raça da galinha, se ela for branca seus ovos serão brancos, se ela for marrom seus ovos serão marrons. A cor da gema depende do que a galinha come, por exemplo, algumas que são alimentadas com xantofilas e ômega 3 colocam ovos com a coloração das gemas mais escura.

E aí, já comeu ovos hoje?
  

Beijos nas bochechas!💋🍳

14 comentários:

  1. Hoje comi ovo no merengue e nobolo KKKKK
    Mas eu ocmo quase todso os dias!
    Adorei as dicas do cozimento dos ovos - uso um utensilio diferente para deixar o cozimenot, é muito interessante, nao sei vc ja viu? Ele é vermelhinho e fica branco inteiroquando o ovo ta totalmente cozido!
    Ajuda super na cozinha!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam! Não conheço o utensílio, já vi vários... um que faz um ovo coração, outro que faz desenhos só com as gemas...a comida fica enfeitada!:D

      Excluir
  2. Boa noite de sábado, querida amiga Ane!
    Todos os dias como e hoje foi um cozido na salada do almoço.
    Gosto muito em omeletes também.
    Tenha um domingo abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ovos,sempre presentes na nossa mesa!
      Beijos!

      Excluir
  3. Obrigada Karina!
    Bem vinda por aqui!

    ResponderExcluir
  4. Puxa, Ane, que boas informações! Jamais pensei que se podia descobrir se o ovo era fresco com esse teste. E nem o motivo das cascas apresentarem cores diferentes rss. Eu nunca fui muito chegada aos ovos e, por incrível para mim, tenho consumido muitos nessa quarentena. É que tenho que cozinhar kkkkk Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas e também conheço poucas pessoas que não gostem de ovos! Eu adoro! beijos, tudo de bom,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  6. Buena información. No compro huevos Ane, tengo gallinas :))
    Buen domingo. Cuídate.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Ane,
    Ótimas dicas sobre os tão saborosos e versáteis ovos.
    Eu adoro ovo cozido;))!!
    Tento comprar ovos de galinha do campo, porque a sua alimentação é mais saudável;)!!
    Beijinhos e obrigada.
    Boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Muito boas dicas!
    Tenho algumas galinhas para dar ovos para casa, melhor assim. :)
    Boa semana! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ótima postagem, Ane!
    Ovo é uma alimento maravilhoso e muito versátil! Como quase todos os dias!
    Me lembro quando ele foi considerado vilão... rss
    Adoro preparações rápidas com ovos, tipo omeletes, crepiocas... tão bom!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Muito boas as tuas dicas. Gosto demais de ovos, de um tempo pra cá, só como cozidos ou em bolos e tortas.
    Boa semana... Bjs 🌸

    ResponderExcluir
  11. oi Ane
    Adorei essa assunto de ovos rs Sou fá deles , de todos os jeitos que falou aí.
    E adorei sua postagem, fácil e gostosa de ler.
    um abraço grande

    ResponderExcluir
  12. Boas dicas são sempre bem vindas!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir