Abrigado em uma garrafa de vidro, o pedaço de papel ficou à deriva no Mar do Norte por 98 anos. Mas, quando um capitão escocês puxou-o de suas redes perto das ilhas Shetland em abril deste ano, ele não encontrou um bilhete apaixonado ou um SOS de marinheiros ilhados, como era de se esperar.
O bilhete dizia o seguinte: “Por favor, declare onde e quando esta carta foi encontrada, e depois coloque-a no correio mais próximo.Você será informado em resposta onde e quando foi à deriva. Nosso objetivo é descobrir a direção das correntes profundas do Mar do Norte.”
A mais antiga mensagem em garrafa à deriva foi encontrada por Andrew Leaper e certificada pelo Guinness World Records, pertencia a uma experiência científica centenária. Para estudar as correntes oceânicas locais, o capitão C. Hunter Brown da Escola de Glasgow de Navegação lançou à deriva uma garrafa de número 646B, junto com outras 1.889, em 10 de junho de 1914. “Garrafas à deriva deram aos oceanógrafos no início do século passado informações importantes que lhes permitiu criar imagens dos padrões de circulação da água nos mares em torno da Escócia”, explicou Bill Turrell, da marinha escocesa. A agência de Turrell do governo baseada em Aberdeen ainda mantém e atualiza o registro do Capitão Brown. De acordo com Turrell, a descoberta de Leaper – que flutuou por apenas 9 milhas (15 quilômetros) de onde Brown lançou a garrafa – é a 315ª garrafa recuperada do experimento.
Histórias em garrafas
Naturalmente, as pessoas colocam mensagens em garrafas há muito mais do que 98 anos. Por volta de 310 a.C., o filósofo grego Teofrasto jogou garrafas seladas no mar para provar que o Mediterrâneo era formado pelo fluxo de entrada do Atlântico. (No entanto, não há nenhum registro mostrando que ele recebeu alguma resposta)
No século 16, a rainha Elizabeth I da Inglaterra – pensando que algumas garrafas poderiam conter mensagens secretas enviadas para casa por espiões britânicos ou frotas – nomeou um “desarrolhador de garrafas do oceano”, tornando-se um crime capital para qualquer outra pessoa que abrisse uma.
E no século 18, um marinheiro caçador de tesouro do Japão chamado Chunosuke Matsuyama, naufragou em uma ilha do Pacífico Sul com 43 companheiros. Ele esculpiu uma mensagem num pedaço de coco, colocou em uma garrafa e lançou-a à deriva. Ela foi encontrada em 1935, supostamente na mesma vila onde nasceu Matsuyama.
No século 20, soldados condenados da Primeira Guerra Mundial usaram garrafas para enviar suas últimas mensagens para os entes queridos. E em 1915, um dos passageiros do Lusitania torpedeado jogou uma nota comovente que dizia, de acordo com um relatório, “ainda no convés com algumas pessoas. Os últimos barcos já partiram. Estamos afundando rapidamente. Alguns homens perto de mim estão orando com um padre. O fim está próximo. Talvez este bilhete irá…”.
Curiosamente, garrafas à deriva ainda são usadas pelos oceanógrafos nos dias de hoje. Um desses experimentos, chamado “Drift Bottle Project” (Projeto Garrafa à Deriva), lançou 6.400 mensagens engarrafadas de navios ao redor do mundo. Alguns dos resultados iniciais revelaram algumas viagens extraordinárias. Três garrafas à deriva a partir do norte do Alasca atravessaram o Mar Ártico, sendo encontradas no norte da Europa. Outra garrafa foi registrada dando uma volta completa pela Antártica antes de aparecer na costa da Tasmânia.
Porque estou falando de garrafas?
Porque estou participando novamente da BC da Chica:
Minha frase é uma pergunta pra vocês:
Que mensagem você colocaria numa garrafa fechada?
E já dou minha resposta:
Colocaria alguns dados sobre mim, tipo cidade onde moro, o que gosto de fazer, nada muito específico como endereço, poderia ser uma caixa postal tipo e-mail... e pediria a pessoa que encontrasse a garrafa, que também se "apresentasse" da mesma maneira que fiz... A ideia era saber onde a garrafa foi parar e quem seria a pessoa que a encontrou. Não seria incrível andar pela praia e encontrar uma garrafa com uma mensagem??
Beijos nas bochechas!
Oi Ane
ResponderExcluirQue texto fantástico! Quantas informações bacanas
E a sua sugestão para deixar uma mensagem na garrafa é bem instigante mas preciso formalizar melhor essa ideia
Sua participação?/ Fantástica!
Um lindo final de semana
Beijos
Boa tarde Ane,
ResponderExcluirAdorei saber todas essas histórias.
Não imaginava que os oceanógrafos utilizasse esse sistema para as suas experiências. Muitíssimo interessante.
O que eu escreveria? Nunca pensei nisso. Talvez desejasse muita sorte a quem encontrasse a garrafa e convidaria para visitar o meu lindo Pais.
Excelente a sua participação.
Beijinhos e bom domingo.
Ailime
Que beleza,Ane!
ResponderExcluirAdorei te ler, ver a experiência com as garrafas ajudando a descobrir coisas importantes! Muito legais esses experimentos!
E quanto à tua frase, adorei e eu colocaria um pouco de mim também e uma flor , uma semente, com o bilhete: Se conseguir, plante e guarde por aí um pouco do carinho daqui enviado!
beijos, obrigadão,chica
Super, super demais sua pesquisa, Ane! Eu adorei saber tanta coisa e sobre a utilização dos oceanógrafos! Sua participação no final, muito criativa! Beijos, beijinhos, semana linda!
ResponderExcluirMuito interessante a sua participação, Ane querida.
ResponderExcluirNão sei bem o escreveria.
Preciso pensar...rs
Um lindo final de semana para tí.
Beijinhos muitos de
Verena e Bichinhos.
Muito interessante este post sobre garrafas à deriva.
ResponderExcluirParabéns, Ane!
E boa semana!
Brincadeira da Chica é cultura.
ResponderExcluirBoa noite Ane. Belas informações que desconhecia. A curiosidade é muito interessante.
Gostei das partilhas.
Meu abraço de paz e luz.
Bju
A SUA PEQUISA FOI MUITO INTERESSANTE,GOSTEI DE SABER MAIS.BOM DOMINGO .bEIJOS
ResponderExcluirQue histórias tão bonitas, eu gosto de ler sobre assuntos interessantes como estes! O que eu escreveria numa garrafa...hum...isso é uma boa pergunta mas talvez escrevesse algumas frases encorajadoras, bonitas, para alegrar o dia de quem lê-se.
ResponderExcluirBeijinhos!
Oi Ane,
ResponderExcluirAdorei saber sobre as mensagens em garrafas!
Histórias tristes e outras nem tanto, mas quantos segredos ainda temos que descobrir, se no século XXI ainda não conhecemos totalmente as correntes marítimas, muito menos as correntezas interiores de nossa alma.
Bjs
Que histórias incríveis! Adorei lê-las. Seria maravilhoso encontrar uma garrafa na praia contendo uma mensagem.Vou pensar no que eu escreveria na minha mensagem.
ResponderExcluirAbraço, bom domingo!
Sonia
Muito interessante as histórias das garrafas, um utensílio, aparentemente frágil, conseguir tantas proezas!
ResponderExcluirGostaria de enviar mensagens de esperança, para todas as pessoas em situação de risco.
Abraços carinhosos
Maria Teresa
Oi Lena, muito legal conhecer essas histórias! A minha mensagem na garrafa seria de paz, esperança e amor! Belo post!
ResponderExcluirBjs, ótima semana! ❤️
Olá amiga, passei por aqui para desejar-lhe uma
ResponderExcluirabençoada semana.
Achei interessante sua pesquisa!!!
Curiosa que sou, gostaria de encontrar uma garrafa dessas!
Um doce abraço, Marie.
Cheguei, Ane...
ResponderExcluirBoa participação e com muitas informações interessantes...
Frase bem legal!
Colocaria: "Cative a Paz e a Multiplique mundo afora..."
Bj
Ane, amei sua participação! Eu gostaria de encontrar uma garrafa com uma mensagem... deve ser emocionante! Meu irmão faz parte de um grupo de estudiosos de aves e eles colocam anilhas nos pássaros para saber por onde eles andam e já aconteceu dele receber notícias de pássaros anilhados por ele!Estou preparando o relato da viagem. Me aguarde! Bjks e uma semana abençoada Tetê
ResponderExcluirMuito interessante. Tive uma amiga virtual em Espanha que há uns três anos lançou uma garrafa ao mar com uma mensagem, para saber onde ela ia parar. Entretanto o Sexta teve um problema, perdi todos os links, recuperei uma série deles, mas não me recordo do nome do blogue dela para procurar, e não sei se entretanto alguém já lhe deu notícias da garrafa.
ResponderExcluirUm abraço e uma boa semana
Olá! Curiosas histórias de garrafas lancadas ao mar.
ResponderExcluirEu adoraria encontrar uma garrafa com mensagem , seria muito emocionante, e também lançar minha garrafa " viva e ame intensamente pois a vida passa num piscar de olhos"
um abraço!
Ane,
ResponderExcluiradorei sua ideia para esta postagem e todas essas curiosidades. Volta e meia se houve falar desses "achados".
Lembrei do filme "As palavras que nunca te direi" com o Kevin Costner - que eu já vi três vezes e das três é um desarrolhar de emoções - baseado no livro de Nicholas Spark. Começa com uma garrafa encontrada por uma jornalista e vai por aí...
Você já leu, ou viu o filme?
Se não, aconselho ;)
bj amg
Oi Ane,
ResponderExcluirBela e caprichada postagem ;)
Pôxa! Que legal a história dessa garrafa que ficou 98 anos à deriva!
Adoraria encontrar uma e se eu fosse escrever uma mensagem, colocaria meu email para contato e mandaria também um poema bíblico.
Acho que a curiosidade em saber onde chegaria a garrafa é grande!rs
Bjs!
Bomdia, querida Ane!
ResponderExcluirNunca encontrei uma mas seria mutio legal sim!
Deixaria uma mensagem como disse na outra pessoa que postou assim como vc: amo meus filhos e netos... simples assim...
Bjm muito fraterno