Hoje em dia, já temos chaves em forma de cartão e/ou tag, biometria, senhas e até aplicativos para abrir portas. Mas este post é sobre chaves antigas, aquelas de metal com desenhos cheios de detalhes bonitos. Na minha modesta opinião, estas chaves têm charme; elas cumpriram e ainda cumprem muito bem seu papel, que é dar segurança. Acho as coisas modernas um pouco sem graça e não estou falando só sobre chaves, mas também de decoração, arquitetura de casas e prédios, etc. Neste post só há imagens destas chaves antigas.
As chaves e as fechaduras são quase tão antigas quanto as habitações humanas e diversas narrativas mitológicas fazem alusão ao uso dessas ferramentas. Com o tempo, tornaram-se símbolo de proteção e riqueza. O livro de Jeremias, no Velho Testamento, relata que fechaduras foram instaladas nos portões da antiga Jerusalém em torno de 445 a.C.
A quem você deu a chave de seu coração?
Inspirado por uma fechadura desenvolvida por seu pai em 1848, o mecânico Linus Yale Jr. desenvolveu a fechadura moderna. O design original usava pinos de comprimento variado para prevenir que a fechadura fosse aberta sem a chave correta. Yale Jr. modificou o desenho da chave para ser menor e mais chata, com pontas serrilhadas, e tornou o mecanismo cilíndrico. O modelo, em uso até hoje, era um aperfeiçoamento das fechaduras romanas.
![]() |
| Cada chave mais bonita que a outra! |
Você já ouviu falar em chave mestra e chave esqueleto? Sabe o que significam? A chave mestra é uma chave "universal" para um grupo de fechaduras no mundo físico, tipo chaves de um prédio, mas um item lendário e poderoso nos jogos, capaz de abrir qualquer coisa e conceder benefícios extras. Já uma chave de esqueleto (skeleton key) é uma chave mestra com a parte interna escavada, projetada para abrir vários tipos de fechaduras de um sistema específico, como as de móveis antigos (gavetas, armários) ou mesmo portas, reduzindo-se ao essencial de sua forma para se encaixar em diferentes mecanismos sem precisar de uma chave individual para cada uma.
![]() |
| As chaves já são lindas mas um artesanato requintado faz maravilhas! |
A diferença é que chave esqueleto é o nome popular e antigo para uma chave simples, lixada até o essencial para abrir fechaduras antigas de palhetas (lever locks), enquanto chave mestra é um termo mais amplo, que pode ser uma chave esqueleto adaptada ou uma chave de sistema que abre um grupo específico de fechaduras (de um prédio, por exemplo), ou até uma chave universal em ficção. Basicamente, toda chave esqueleto é uma chave mestra (no sentido de abrir múltiplas fechaduras), mas nem toda chave mestra é uma chave esqueleto, pois sistemas modernos usam chaves mestras específicas. Fonte: Net e site "Aventuras na História."
Você tem algum segredo guardado a sete chaves?





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!