quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Som alto não!!!


Olá,como estão?Como foram de carnaval?
Eu fui pra nossa casa de praia sábado e domingo,pensando em descansar,tomar banho de piscina,caminhar na praia...isso tudo apesar da chuva e também porque eu iria trabalhar na terça.Consegui fazer quase tudo menos uma coisa:sossegar,descansar,dormir.Gente, o que tinha de som alto era inacreditável!A maioria das criaturas mantinham o som num nível suportável,até que chegou um vizinho que faz esquina com nossa casa,aliás esquina com o quarto que eu estava,que só pode ter problemas de audição,traduzindo... deve ser meio mouco!As criaturas deste chalé colocaram o som num nível insuportável!Tá certo que as vezes eles baixavam o volume,mas depois aumentavam de novo.E isso ia noite adentro até madrugada.Quase 24 horas por dia!Não dormi quase nada!Falei com minha irmã pra gente ir lá falar com as tais criaturas,mas ela ficou com medo,achando que estavam todos bebados,aí já viu,né?Quase chamei a polícia.Fiquei revoltada mesmo.Pra encurtar a história,vim ambora pra casa no domingo a tarde.Gente,quando cheguei em casa,que alívio!Tranquilidade total aqui no apê,que silêncio abençoado!!
Como é aí onde vcs moram?Porque aqui virou moda carros com som de arrebentar os tímpanos.Sinceramente,que graça tem isso?Pra começar as músicas são bregas,sem qualidade nenhuma,depois num volume tão alto que até as portas tremem,sem brincadeira,não estou exagerando não.Não dar pra ver TV,não dar nem pra conversar direito,como é que estas criaturas conversam?Por sinais e aos berros?Só pode ser.Entrei num site que falava sôbre este assunto:

Som alto é crime; limites já constam de lei ambiental
  (Redação 24 Horas News)

A prática é comum; muitos nem percebem os prejuízos que causam aos seus semelhantes. O excesso de som é crime e pode provocar danos à saúde das pessoas. Em Cuiabá, uma equipe de fiscalização trabalha dia e noite para tentar coibir os exageros, que acontecem nas ruas, praças, estabelecimentos comerciais e até em residências.
Nos finais de semana, o telefone do Disk Silêncio recebe, em média, 80 reclamações de som alto a cada noite. Em muitos casos, os fiscais precisam de apoio da Polícia Militar para realizar o trabalho, devido a resistência dos infratores. "Geralmente isso ocorre em locais públicos, postos de combustível, bares, onde os envolvidos estão alcoolizados e não aceitam a ordem para baixar o som. Alguns até nos agridem", relata o fiscal Ademir Gomes de Moura.
Nos locais onde é constatado o exagero, os aparelhos são apreendidos e um auto de infração é lavrado. Tudo é encaminhado à Delegacia de Meio Ambiente (Dema), que abre um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para investigar o caso.
Segundo o delegado João Henrique de Brito Santos, em média, três procedimentos são iniciados por semana. "São infrações de menor potencial ofensivo e de solução mais rápida. Na maioria das vezes, em uma semana conseguimos ouvir os envolvidos e encaminhar o procedimento ao Juizado Volante Ambiental - Juvam.
O perfil dos envolvidos é parecido. A maioria é homem com até 40 anos. Mas algumas mulheres também já foram flagradas cometendo imprudências.
O delegado lembra que os aparelhos apreendidos também são encaminhados ao Juvam e não são devolvidos ao infrator; desta forma, o número de reincidentes é pequeno. "É muito raro termos reincidentes. Eles vêm aqui, querem os aparelhos, mas não devolvemos. Já percebemos que, se forem devolvidos, esses infratores voltam a cometer o crime no mesmo dia". Somente por decisão judicial os aparelhos podem retornar para o proprietário.
...
Durante a fiscalização as equipes utilizam um equipamento denominado decibelímetro. O limite aceito depende da localização. Na área residencial, o máximo permitido é de 50 decibéis (dB) no período diurno e 45 dB à noite. Já no perímetro comercial, o limite é de 60 dB, em qualquer período. Já nas áreas industriais é de 70 dB. Próximo a igrejas, hospitais, escolas, casas de repousos, as restrições são maiores. Mas, na prática, nem sempre os limites são respeitados.
...
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 210 mil pessoas morrem todo ano no mundo de ataques do coração provocados por barulhos.
Para se ter uma idéia do som que chega aos seus ouvidos, a intensidade de um liquidificador ou de um aspirador de pó varia entre 80 e 90 dB. Já de uma balada, em ambiente fechado, de 120 dB.
A exposição em ambientes com este volume por muito tempo pode trazer danos irreparáveis à audição. A perda auditiva começa mais cedo, mas não ocorre de imediato, podendo levar de 10 a 15 anos.

Que tal apresentar os fones de ouvido pra esta turma?Afinal ninguém é obrigado a ouvir o que não quer ouvir.E a liberdade de um termina quando começa a do outro,certo?O que vcs acham disso?

16 comentários:

  1. Olá Ane :)
    Adorei sua visita,obrigada!
    Gostei muito do seu Blog,tem um visual lindo e aconchegante.
    Olha,sou da mesma opinião:
    'Som alto não!'.
    E geralmente quem ouve som num volume ensurdecedor,tem um gosto musical duvidoso!rsrs
    Por aqui,isso ocorre constantemente.
    Acho que essas pessoas tem necessidade de aparecer...(e perturbar os outros,é claro!).
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Acho que falta educação social, para se perceber que somos mais um nesta grande família.
    Um ótimo texto!
    Gde abraço, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  3. OI SONIA!
    LI TEU TEXTO E POSSO TE DIZER QUE É UM PROBLEMA GENERALIZADO,FALTA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS SABEREM QUE SEU DIREITO ACABA, QUANDO O DO OUTRO COMEÇA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ninguém merece isso ,esmo.Respeito aos nossos ouvidos e aos dos outros é preciso! beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. As pessoas não querem ouvir a música. Não pode haver prazer nessa loucura.
    Nunca vi a polícia parar algum carro por causa disso, porque apenas passam por eles. E quando estão estacionados perto de nós, quem aguenta?????
    Sua irmã tinha razão, porque com bêbados é melhor não arriscar.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. som alto ninguém merece
    amiga fui pra Chapada Diamantina
    aqui na Bahia mesmo
    tem selinho pra ti na postagem
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro som alto,
    mas desde que nao atrapalhe os outros,
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Tá doida amiguinha carnaval na praia ñ dá mesmo..iamos muito para cabo frio na minha casinha ..agora alugo direto lá ..eu fiquei pilotando o fogão kkkkparecia ..casa de repouso da terceira idade kkk ...marido de dieta ...sogra com horários e minha mãe resmungando kkkkkk ...e drika chegando às 4 da matina ...ela sim aproveitou ...eu nem vi o barulho de nada buáaa e amo carnaval !!!Só assisti direto as escolas do rj..que para mim todas estavam lindas mereciam ganhar que trabalheira affy !!!
    Bem amada otimo fds fique com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu também não entendo a graça que essa gente vê em som alto! Meu vizinho de frente tem um carro podre, mas podre mesmo, caindo aos pedaços. Ao invés de consertar o carro, ele colocou essa aparelhagem prá zuar os ouvidos da gente! Ninguém merece... mas a gente chama a polícia! Mas não adianta não... Graças a Deus esse ano o carnaval foi tranquilo, esse vizinho foi não sei prá onde e quem veio passar o feriado, veio em paz! Esse ano não choveu não! Sua carta chegou sim, dia 17. Eu não avisei não? Acho que avisei no face, mas acho que não estou sabendo mexer naquilo e penso que mandei a mensagem e não mandei! O album de fotos está quase pronto, viu? Loucura, loucura, loucura! rs...rs...rs... Obrigada pelas visitas ao Manancial e ao Livre Pensamento! Ah... se você quiser fazer o "retiro da quaresma" é só ir no blog da Maythe e deixar comentário http://solta-ao-vento.blogspot.com Bjks e bom final de semana! Tetê

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente os jovens de hoje não sabem ouvir música...

    Bom fim de semana para vc Ane.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane! Acabei de atualizar o Avaliando a Vida! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane! Você já ouviu falar do Pantanal Mineiro? Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Beijocas ecológicas e bom final de semana! Tetê

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga

    Os sons altos,
    representam o auge
    do egoísmo
    de quem só vê a si.


    Que sempre existam
    sonhos a habitar teu coração.

    ResponderExcluir
  14. A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem Ane? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Fala sério... som alto, quem merece?! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha. Beijinhos e uma semana abençoada! Samantha

    ResponderExcluir
  15. Ane,concordo com vc!Tem gente que pensa que todo mundo gosta do mesmo tipo de musica que ele e coloca num volume total!...rss...é mesmo muita falta de respeito!Excelente abordagem do tema!bJS e boa semana bem silenciosa!...rss...

    ResponderExcluir
  16. OLA SE POSSIVEL MINHA QUERIDA ME ENVIE ESSA MUSICA DE TEMA DESSA SUA PAGINA NO MEU EMAIL??FICAREI GRATO MEU EMAIL E ueslei_ms@hotmail.com

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir