![]() |
| Lateral do solar onde dá para ver um canhão antigo. O rio passa à direita da casa, bem pertinho mesmo, mas fica escondido pela vegetação do mangue. |
Oi, gente! No último feriadão aproveitei para conhecer um lugar histórico aqui do estado: trata-se do antigo solar Ferreiro Torto situado numa cidade vizinha a Natal-RN. Amo histórias antigas! A primeira edificação no local foi construída no século XVII e tinha o nome de engenho do Potengi, pois o rio homônimo passa bem ao lado. Segundo os relatos históricos, foi o 2º engenho de cana-de-açúcar a ser erguido no Rio Grande do Norte. Em 1845, o Cel. Estêvão José Barbosa de Moura herdou o engenho do sogro Joaquim José do Rego Barros, coronel de milícias.
![]() |
| Solar visto quase de frente, as flores no chão são de um ipê amarelo. |
Dois anos depois, ele demoliu a antiga construção de taipa existente do sogro e fez erguer o atual casarão, com base em planta quadrangular de sua autoria, confortável e elegante palacete, moldado em estilo colonial português desenvolvido em dois pavimentos. Em sua composição todo o material e ferragens vieram da Europa, com mobiliário português no estilo manuelino. Em cada quina da casa foi inserida uma pinha decorativa de cerâmica portuguesa, com faixas horizontais que se destacam na superfície. A edificação possui varandas, vidraças e até um santuário. Seu telhado seguia o modelo de várias águas com beirais arrematados por frisos. Possuía água encanada e esgoto. Segundo o bisneto do coronel Estevão, o Solar Ferreiro Torto também possuía esconderijos além de um túnel que ligava o solar ao porto do engenho. Em frente à casa existiam um jardim em estilo francês e o pelourinho, que mais tarde foi retirado, após a morte de D. Maria Rosa do Rego Barros de Moura, a senhora do engenho.
![]() |
| Solar visto de frente com esta palmeira-imperial maravilhosa e uma estátua em homenagem aos escravos. |
D. Isabel Cândida de Moura Chaves, filha de Estevão e Maria Rosa, casada com o Dr. Francisco Clementino de Vasconcelos Chaves, herdou o solar após o inventário do pai. Foi no Ferreiro Torto que D. Isabel Cândida deu à luz ao Dr. João Chaves, figura pública muito conhecida no RN. Em 1910, D. Suzana Teixeira de Moura comprou dos tios a propriedade, vendendo-a ao comerciante Manuel Machado em 1914. Daí em diante o solar ficaria também conhecido por pertencer à famosa Viúva Machado - D. Amélia Duarte Machado, viúva de Manuel Machado, dona de muitos imóveis em Natal, inclusive já fiz um post falando sobre ela. Em 1978, as terras foram desapropriadas pela prefeitura de Macaíba.
![]() |
| Solar visto por trás. |
Houve alguns períodos de abandono, mas na década de 1980 o solar foi restaurado para se tornar a sede do Poder Executivo do município, no período de 1983 a 1989, o que, infelizmente, modificou a estrutura original do prédio. Em 1994, o Ferreiro Torto foi tombado pela Fundação José Augusto, pois guarda em seus aposentos fragmentos da história do Município de Macaíba. Há relatos de lendas e até de assombrações associadas aos antigos moradores do local e escravos, como também de um terrível massacre de colonos após a invasão dos holandeses em 1630.
A origem do nome Ferreiro Torto veio através de um coqueiro muito alto e torto que tinha na porteira da fazenda e, quase embaixo dessa árvore, um ferreiro havia montado a sua tenda e oferecia os seus serviços aos tropeiros que por ali passavam e tinham necessidade de corrigir as ferraduras dos seus animais. Hoje o solar abriga um museu com foco em figuras ilustres da cidade.(Fonte:Net)
![]() |
| E o ipê amarelo em pleno sol quente! |
O que acharam?
Beijos nas bochechas!
PS: Clique nas imagens para ver em tamanho maior!
Dois links para outros posts de história:






Beautiful photos, dear Ane ❤️ Thank you so much for sharing this lovely tour.
ResponderExcluirSuper interessante, que viagem fascinante, Ane! adorei como esses lugares ainda respiram historia em cada canto. Entre a mansao colonial, os tuneis secretos e ate as lendas que cercam Solar Ferreiro Torto, sento que o passado ainda esta presente. Fotos lindas e uma historia incrivel; da muita vontade de visitar. Tenha um otimo domingo! 🎅👼👋💖💛💜💚💙💥🍕🎄🎄🎉🎊🎁🎀❤️
ResponderExcluir⭐❤️⭐☘️🎅🎅🎅
Lindo recorrido. Te mando un beso.
ResponderExcluirMaravilhoso passeio e sempre é bom rever a História! Lindas fotos fizeste!
ResponderExcluirGostei de ver!
beijos, chica
Imagino que tenha sido um passeio que muito gostou. Belas imagens.
ResponderExcluir.
Muita Saúde, Paz e Amor.
.
Poema: “ Abri e fechei a janela “ .
.
I absolutely love the origin story of the name Ferreiro Torto (Crooked Blacksmith), all thanks to a crooked coconut tree and a roadside blacksmith! That's a perfect piece of local lore. It’s also very moving to see the statue in homage to slaves beneath the royal palm. What an interesting place, filled with so many layers of history, from the Dutch invasion massacre to the tales of the famous Widow Machado.
ResponderExcluirBom domingo de paz, querida amiga Ane!
ResponderExcluirTambém estive na semana que se encerra, numa cidade nova de colonização italiana, foi muito bonito ver a história do povo que lutou por aqui e venceu com muito trabalho.
Gosto de histórias antigas também, assim como você.
Tenha dias abençoados na nova semana!
Beijinhos fraternos
So great to read about this place. Love the photos!
ResponderExcluirSo interesting to know. Love the post 💛
ResponderExcluir☆.¸¸.•´☆.¸¸.•´☆.¸¸.•´☆.¸¸.•´☆.¸¸.•´☆.¸¸.•´⭐☘️🎅🎅🎅 Muitos beijos nas bochechas, ane! 😘😘😘 Melhores desejos e amizade..
ResponderExcluirTenha uma ótima semana e um feliz 1º de dezembro!☆.¸¸.•´☆.¸¸.•´☆.¸¸.•´☆.¸¸.•´☆.¸¸.•´☆.¸¸.•´
Ane um passeio incrível nesse lugar histórico, achei muito bom, é importante conhecer lugares históricos, Ane feliz mês de Dezembro bjs.
ResponderExcluirBom dia e boa segunda-feira, minha querida amiga Ane. Um excelente mês de dezembro.
ResponderExcluirParece que foi um passeio incrível e cheio de história.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Que bacana, gostaria de conhecer.. abçs
ResponderExcluir🌷🌷🌷🌷🌷
ResponderExcluirBom dia, Ane
ResponderExcluirÉ muito bom fazer um passeio histórico, aprendemos muito, lindas fotos, um forte abraço.
Boa quinta-feira com muita paz e saúde minha querida amiga Ane. Espero um dia conhecer o artesanato potiguar. Obrigado pela visita e comentário. Grande abraço carioca.
ResponderExcluirOiiii Ane,
ResponderExcluirGostei muito de saber sobre o seu passeio no feriadão!
O palácio tem uma história incrível como só as pessoas incríveis podem ter! kkkk
Bom final de semana!
Um belo passeio!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Olá! Fui junto com vc rsrs, obrigada por compartilhar informações e imagens lindas. Passa lá no "Pensar com Leveza" tem postagem nova e gostaria de saber sua opinião. Abraços.
ResponderExcluirUm lugar lindo e pleno de história.
ResponderExcluirExcelentes fotos.
Beijos e um bom fim de semana
Muito bem!
ResponderExcluirÉ maravilhoso e gratificante aproveitar assim os feriados para passeio cultural e recreativo.
Beijinhos.