sábado, 9 de agosto de 2025

Alimentação Saudável - Mamão


Mamão, papaia ou ababaia é o fruto do mamoeiro ou papaeira, árvores da espécie Carica papaya. Originalmente do sul do México e países vizinhos, é atualmente cultivada na maioria dos países tropicais e nos EUA, onde foi introduzido primeiramente na Flórida, Havaí, Porto Rico e Ilhas Virgens. O mamoeiro produz fruto o ano todo, porém, no Brasil, a safra geralmente ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro. Existem diversas variedades de mamão e as mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa (um pouco maior e geralmente usado para fazer doces), mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.

Os mamões são consumidos in natura, em saladas e sucos. Antes da maturação, a sua casca apresenta um látex leitoso que deve ser retirado antes do consumo. Este látex contém substâncias nocivas às mucosas, sendo usado, inclusive, culinariamente, como amaciante de carnes. Tem um alto teor de papaína, uma enzima proteolítica, que é usada em medicamentos para tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas.


O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 g), vitamina C, vitamina A  importante para a saúde dos olhos, betacaroteno e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, ajudando no controle da pressão arterial, na redução do colesterol sanguíneo e no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, o mamão também ajuda a combater a prisão de ventre, porque contém boas quantidades de fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino.

Numa porção de 100 gramas do fruto estão contidas 43 calorias, a fruta tem baixo índice glicêmico. Os principais tipos de mamão são o papaia e o formosa, que possuem propriedades semelhantes e se diferenciam quanto ao tamanho e o formato. O mamão papaia é conhecido por seu alto teor de vitamina C, essencial para fortalecer o sistema imunológico e promover a saúde da pele. Além disso, os teores de carboidrato são menores no papaia e os de niacina também superam o formosa.


As sementes do mamão podem ser adicionadas em saladas ou iogurtes. Elas trazem  benefícios para a saúde, como propriedades anti-helmínticas e anti-inflamatórias. Não é necessário mastigar as sementes, mas consumi-las inteiras ou trituradas é uma forma de aproveitar seus nutrientes, como fibras e vitaminas. Em razão de suas características, a papaína, a enzima do mamão, tem aplicação em diversas indústrias, na medicina, na odontologia e como ferramenta de pesquisa. (Fonte: Wikipédia, Site Tua Saúde e outros.)

Eu gosto de mamão, mas não posso comer todo dia pois meu intestino já é acelerado naturalmente, talvez porque eu costumo comer muitas frutas e verduras.  E vocês, gostam de mamão?


Saúde para nós! Beijos nas bochechas! 

12 comentários:

  1. Lindas imagens e interessante texto. Adoro mamão e comemos regularmente! Aqui na praiaqa parecem ser melhores que os nossos! beijos praaianos, chica

    ResponderExcluir
  2. Beautiful illustrations and wonderful ❤️ information on the health benefits of papaya. Thank 😊 you, Ane.

    ResponderExcluir
  3. Here in the United States, we eat a lot of papaya, especially for breakfast. It's a fiber-rich, healthy, and very tasty food.
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
    💋Kisses💋

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga Sulane,
    Frutas são fonte de saúde e devem fazer parte da nossa alimentação diária. É uma pena que os preços da maioria das frutas estejam tão altos, privando a população de baixa renda ao acesso a alimentos de qualidade.
    Beijos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida amiga Ane!
    Gosto de mamão todo dia também. É meu regulador intestinal seguro.
    Fruta que não me pode faltar.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos fraternos de paz

    ResponderExcluir
  6. Beautiful colour -Christine cmlk79.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Q tal, Ane! la verdad la vejo sempre na frutaria, mas nunca experimentei. Parece bastante exótica por aqui. Talvez agora que voce partilha estas coisas boas, eu compre um e experimente o mamao.

    Beijos nas bochechas ⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️

    ResponderExcluir
  8. Wonderful pictures Anne,
    and great information!
    I've only eaten papaya a few times in my life,
    as it's not available in the shops or supermarkets where I live in the countryside!
    Thank you, have a lovely Sunday!

    ResponderExcluir
  9. Oh, such a lovely post. I don't get to have it much. Lovely! thanks for being here and thank you for your comments!

    ResponderExcluir
  10. Oh so yummy! I enjoyed the post very much. I hope you are doing well this August. All the best to your creativity!

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não gosto dessa fruta.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir