Mamão, papaia ou ababaia é o fruto do mamoeiro ou papaeira, árvores da espécie Carica papaya. Originalmente do sul do México e países vizinhos, é atualmente cultivada na maioria dos países tropicais e nos EUA, onde foi introduzido primeiramente na Flórida, Havaí, Porto Rico e Ilhas Virgens. O mamoeiro produz fruto o ano todo, porém, no Brasil, a safra geralmente ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro. Existem diversas variedades de mamão e as mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa (um pouco maior e geralmente usado para fazer doces), mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.
Os mamões são consumidos in natura, em saladas e sucos. Antes da maturação, a sua casca apresenta um látex leitoso que deve ser retirado antes do consumo. Este látex contém substâncias nocivas às mucosas, sendo usado, inclusive, culinariamente, como amaciante de carnes. Tem um alto teor de papaína, uma enzima proteolítica, que é usada em medicamentos para tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas.
O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 g), vitamina C, vitamina A importante para a saúde dos olhos, betacaroteno e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, ajudando no controle da pressão arterial, na redução do colesterol sanguíneo e no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, o mamão também ajuda a combater a prisão de ventre, porque contém boas quantidades de fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino.
Numa porção de 100 gramas do fruto estão contidas 43 calorias, a fruta tem baixo índice glicêmico. Os principais tipos de mamão são o papaia e o formosa, que possuem propriedades semelhantes e se diferenciam quanto ao tamanho e o formato. O mamão papaia é conhecido por seu alto teor de vitamina C, essencial para fortalecer o sistema imunológico e promover a saúde da pele. Além disso, os teores de carboidrato são menores no papaia e os de niacina também superam o formosa.
As sementes do mamão podem ser adicionadas em saladas ou iogurtes. Elas trazem benefícios para a saúde, como propriedades anti-helmínticas e anti-inflamatórias. Não é necessário mastigar as sementes, mas consumi-las inteiras ou trituradas é uma forma de aproveitar seus nutrientes, como fibras e vitaminas. Em razão de suas características, a papaína, a enzima do mamão, tem aplicação em diversas indústrias, na medicina, na odontologia e como ferramenta de pesquisa. (Fonte: Wikipédia, Site Tua Saúde e outros.)
Lindas imagens e interessante texto. Adoro mamão e comemos regularmente! Aqui na praiaqa parecem ser melhores que os nossos! beijos praaianos, chica
ResponderExcluirBeautiful illustrations and wonderful ❤️ information on the health benefits of papaya. Thank 😊 you, Ane.
ResponderExcluirHere in the United States, we eat a lot of papaya, especially for breakfast. It's a fiber-rich, healthy, and very tasty food.
ResponderExcluir(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋