quinta-feira, 28 de março de 2013

Curiosidades sôbre a páscoa


A Páscoa, como conhecemos hoje (com ovos de chocolate, alusão ao coelho, etc) modelou-se com o passar dos anos, mas tem como principal influência a Páscoa Judaica. Antes de Jesus morrer na cruz e ressuscitar era este o tipo de Páscoa comemorada. Portanto, Páscoa cristã e judaica são diferentes, mas é a partir da festa judaica que os cristãos comemoram a ressurreição do Salvador.
 
Para os judeus a páscoa significa "passagem", por isso o nome da festa é Pessach (passagem). De acordo com a tradição judaica, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3500 anos, quando o Senhor enviou dez pragas sobre o povo do Egito o que enfim libertou os hebreus da escravidão. Como memória desta libertação foi instituído para todas as gerações de judeus a celebração da festa de Pessach, como forma de lembrar o favor de Deus.

Pessach, então, significa a passagem do Senhor através de seu mensageiro, o anjo. Depois foi acrescentado a esta concepção a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, confirmando a sua libertação. Os judeus comemoram até hoje os valores que a história narrada no livro de Êxodo: liberdade, justiça e reinício do ciclo da vida.

Para os cristãos a Páscoa tem um significado semelhante, é a comemoração da passagem de Jesus da morte à ressurreição. Os primeiros cristãos passaram a comemorar a Páscoa, como conhecemos hoje, porque viram uma relação entre a libertação do povo de Deus no Egito e a libertação da morte para a vida, pregada por Jesus.
 
Outro motivo para que a grande festa cristã tenha o mesmo nome da festa judaica deve-se à Paixão de Cristo ter acontecido no início do Pessach. Então a última ceia teria sido um Seder, o jantar realizado na véspera do início da Páscoa judaica.

Embora as duas festas tenham o mesmo nome não ocorrem na mesma data. A Páscoa cristã é comemorada no primeiro domingo de lua cheia depois do equinócio de primavera (de outono, no hemisfério sul). Já as comemorações da Páscoa judaica têm início na primeira lua cheia do mesmo equinócio. O início do Pessach e a Páscoa cristã podem cair no mesmo dia, mas isso dificilmente ocorre.
 
A Páscoa de outros povos

Vários povos da antiguidade comemoravam uma espécie de Páscoa. Porém normalmente eram festas pagãs em homenagem aos seus deuses ou a comemoração da chegada da primavera. Atualmente a Páscoa cristã é a mais comemorada.
 
Em março de 250 a.C, em Roma, era celebrada uma festa religiosa, em que o protagonista era um ser meio homem, meio deus, filho de uma virgem e que ressuscitava todo ano. Essa festa era uma homenagem à deusa Réia ou Cibele e ao Attis, a pessoa que ressuscitava. Para o povo egípcio era uma festa para o deus Osíris, que também ressuscitava.

A partir do século IX, com a conversão do povo germânico ao cristianismo, alguns símbolos das festividades pagãs foram incorporadas na festa cristã. Este é o caso do coelho, que era a representação da deusa da primavera entre os povos bárbaros. Ainda hoje, Páscoa é chamada Ostern em alemão e Easter em inglês – derivações do nome da deusa Eostre.(Fonte)

Ovos
 
O ovo aparece em muitas tradições antigas como um símbolo da vida, ou do início dela. Civilizações não cristãs utilizaram o ovo, inclusive decorado para comemorar o equinócio da Primavera e a Vida. O cristianismo absorveu e adaptou a tradição, mesclando-a com seus rituais. A prática de decorar os ovos pode ser traçada desde os antigos cristãos da Grécia e Síria, que trocavam os ovos tingidos de vermelho carmim para representar o sangue de Cristo. Na Inglaterra, durante a Idade Média, o rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e oferecer de presente durante a Páscoa a amigos e aliados. No século XVIII, os franceses começaram a fazer ovos de chocolate.(Fonte)

Ovos Fabergé

 
 Os ovos que acabaram sendo símbolo de raridade e grande valor tiveram sua origem na Rússia, em 1885. O Czar Alexandre III procurava por um presente de Páscoa e aniversário para sua esposa, entrando em contato com o joalheiro Peter Carl Fabergé para confeccioná-lo. Foi feito então um ovo folheado a ouro que se abria, revelando uma gema dourada, contendo uma pequena galinha de ouro com olhos de rubi (não é o da foto). Assim começou uma tradição anual de detalhados e elaborados ovos, cada um único e com uma surpresa. O último foi produzido em 1917, quando a monarquia russa encontrou seu fim. Que luxo, estes ovos são lindos!

Malhação de Judas ou Queima de Judas

 É uma tradição vigente em diversas comunidades católicas que foi introduzida na América latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no sábado de aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.
Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio dia.

Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os boneco em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.

Algumas cidades fazem da Malhação de Judas uma atração turística, como a cidade paulista de Itu. Famosa por seus objetos de tamanhos avantajados, os moradores da cidade aumentam o tamanho do boneco a cada ano, mas com um diferencial, no lugar de atearem fogo, é usando até mesmo dinamite, costuma-se chamar o Estouro de Judas.(Fonte)

************

Um excelente feriado com uma feliz, doce e abençoada páscoa a todos!
Sou destaque na Casinha das Gifs!
Amei!Valeu Taty!

Parabéns pelo lindo Blog!
 
Olha o mimo de páscoa que eu ganhei:
 


17 comentários:

  1. Que texto lindo Ane!
    Parabéns, você nos deu uma bela aula, parabéns querida.
    Feliz e santa Páscoa do Senhor para você e todos que você ama, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida
    Desejo que nesta Páscoa todos estejam unidos em oração para que o amor, a esperança, e a alegria invada nossos corações.FELIZ PÁSCOA.Um beijinho no teu coração

    ResponderExcluir
  3. Que, na Páscoa, nossa fé seja revigorada pela
    certeza de que Cristo ressuscitou e está entre nós.
    O sentimento de Páscoa não termina,
    ele sinaliza um novo começo da primavera
    e a vida marca nossa amizade.
    Feliz Páscoa Deus abençoe
    tremendamente sua vida.
    Beijos na alma carinhos no coração.
    Tem mimo na postagem caso gostar fica
    a vontade para pegar..
    Evanir..

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da Páscoa e é bom relembrar bem os significados e curiosidades! beijos FELIZ PÁSCOA pra ti e teus! chica

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane! O post está maravilhoso! Parabéns pelo destaque na Casinha das Gifs! Preciso fazer meu cartão de Páscoa! Já escolhi a imagem, mas cada hora é uma coisa e vai ficando pra amanhã... Se eu pudesse te mandava um terço da chuva que tem caído aqui e, acredite, vocês ficariam bem servidos! Ontem à tarde, parecia que o mundo vinha abaixo! Vixe! Ainda não consegui pintar o cabelo! Vou passar a Páscoa com os brancos de fora! Ninguém merece... Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  6. Olá Ane!

    Viajando por este universo dos blogs,li um comentário seu, lá no blog da Luma... e resolvi,fazer uma visita para você.

    Eu achei muito interessante os textos aqui postados e voltarei para outras visitas.

    Uma feliz páscoa a você e aos seus familiares.

    ResponderExcluir
  7. Feliz pascoa Srta e que todos os dias sejam santos, para que possamos desfrutar cada fração de seus segundos com plenitude e equilibrio! abraços

    ResponderExcluir
  8. Várias explicações, Ane, mas um significado inquestionável. Que possamos entendê-lo, em sua essência, e comemorar a data em seu real sentido. FELIZ PÁSCOA! Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Uma Páscoa iluminada beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite querida amiga Ane!

    Tudo bem com você?
    Uauuuu... O que seria da gente sem esses posts tão curiosos, hein?
    O que importa é que celebramos com harmonia e muita paz a páscoa. Independente da cultura, povo ou país! Parabéns pelo post super criativo amiga.

    Obrigada pelo carinho!
    Tenha uma páscoa recheada de muita paz, harmonia, saúde e muito amor!
    São os mais sinceros votos... TATIANA BERTOLIN

    casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
  11. OIE DOLADINHA ..BLOGGER TB É CULTURA..NOSSA QUE PSOTAGEM LEGAL..BEM VIM DESEJAR UMA FELIZ PÁSCOA PARA VC E FAMILIA..E TEM MIMO DE PÁSCOA PARA VC..TE ESPERO TB NO MEU KITUTES ..COM UMA RECEITA DELICIOSA DE BACALHAU!!
    BITUCAS COM SABOR DE BOMBONS DE TRUFAS HUMMM ADORO KKKKKKKK
    http://casadanadja.zip.net/kitutes.htm

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane :)
    Gostei de ler as curiosidades...
    Uma feliz e abençoada Páscoa!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Onde está o corpo do Mestre? O túmulo está vazio... Sim, Ele ressuscitou! Aleluia! Ele nos convida a encontrá-lO em nossos irmãos!Feliz Páscoa! Bjks Tetê - Manancial

    ResponderExcluir
  14. Ane,quantas coisas interessantes nesta postagem!Adorei saber!Bjs e feliz Páscoa a vc e sua familia!

    ResponderExcluir
  15. que legal amiga
    amei sua postagem e conhecer
    mais um pouco sobre a páscoa
    linda semana bjs

    http://palavrasdemenina2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Ane,
    Espero que sua Páscoa tenha sido doce e feliz junto com sua família.
    É muito interessante saber sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  17. Olá Ane!
    Quanto tempo...! Ainda lembro de você, viu?!
    Avisando que voltei...! Por um tempo! rsrsrs...
    Obrigado pelo seu carinho lá no blog...! >.<

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir