sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Texto light...

Prova Falsa
(Stanislaw Ponte Preta)

Quem teve a idéia foi o padrinho da caçula - ele me conta. Trouxe o cachorro de presente e logo a família inteira se apaixonou pelo bicho. Ele até que não é contra isso de se ter um animalzinho em casa, desde que seja obediente e com um mínimo de educação.
 
-Mas o cachorro era um chato — desabafou.
 
Desses cachorrinhos de raça, cheio de nhém-nhém-nhém, que comem comidinha especial, precisam de muitos cuidados, enfim, um chato de galocha. E, como se isto não bastasse, implicava com o dono da casa.
 
-Vivia de rabo abanando para todo mundo, mas, quando eu entrava em casa, vinha logo com aquele latido fininho e antipático de cachorro de francesa.

Ainda por cima era puxa-saco. Lembrava certos políticos da oposição, que espinafram o ministro, mas quando estão com o ministro ficam mais por baixo que tapete de porão. Quando cruzavam num corredor ou qualquer outra dependência da casa, o desgraçado rosnava ameaçador, mas quando a patroa estava perto abanava o rabinho, fingindo-se seu amigo.

-Quando eu reclamava, dizendo que o cachorro era um cínico, minha mulher brigava comigo, dizendo que nunca houve cachorro fingido e eu é que implicava com o "pobrezinho".

Num rápido balanço poderia assinalar: o cachorro comeu oito meias suas, roeu a manga de um paletó de casimira inglesa, rasgara diversos livros, não podia ver um pé de sapato que arrastava para locais incríveis. A vida lá em sua casa estava se tornando insuportável. Estava vendo a hora em que se desquitava por causa daquele bicho cretino. Tentou mandá-lo embora umas vinte vezes e era uma choradeira das crianças e uma espinafração da mulher.
 
-Você é um desalmado — disse ela, uma vez.

Venceu a guerra fria com o cachorro graças à má educação do adversário. O cãozinho começou a fazer pipi onde não devia. Várias vezes exemplado, prosseguiu no feio vício. Fez diversas vezes no tapete da sala. Fez duas na boneca da filha maior. Quatro ou cinco vezes fez nos brinquedos da caçula. E tudo culminou com o pipi que fez em cima do vestido novo de sua mulher.
 
-Aí mandaram o cachorro embora? — perguntei.
 
- Mandaram. Mas eu fiz questão de dá-lo de presente a um amigo que adora cachorros. Ele está levando um vidão em sua nova residência.

- Ué... mas você não o detestava? Como é que arranjou essa sopa pra ele?
- Problema da consciência — explicou: — O pipi não era dele.

E suspirou cheio de remorso.


Texto extraído do livro "Garoto Linha Dura",
Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1964, pág. 51.
*********
Um texto bem levinho pra este fim de semana prolongado.
Sem mais,beijos nas bochechas!




17 comentários:

  1. Oi Ane!!
    Adorei a crônica,muito boa mesmo!rsrs
    Ainda bem que ele arranjou um lar para o cãozinho...afinal,consciência pesada incomoda e muito!
    Bjs \o/

    ResponderExcluir
  2. rsssssssssss... Muito legal!! Gostei! beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  3. Amiga excelente postagem
    minha menina.
    A Lua eu e você rsrs.
    Um lindo final de semana beijos meus,Evanir.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkk
    Logo imaginei!!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Ane !!!!!
    Ahhh que ocasião mais auspiciosa p/cá vir matar as saudades de ti, amiga querida!!!

    Estava eu c/meu esposo a lermos juntos o texto, pois a imagem do cachorrinho de pronto nos chamou a atenção.

    E nós amamos cachorrinhos, temos uma puppy chamada Susy , mas ela é viralatéx, não tem fru-frus não ki ki ki ki.

    Adoramos o texto, ahh tadinho do cachorrinho, a foto combinou com o desfecho russss.

    Querida Ane, um fds abençoado para ti !! E parabéns por este post !! Ele é supimpa !!!

    Aromas de Rosas...
    Lilly Rose

    ResponderExcluir
  6. Nossa!! Coitado do cão..pagou por algo que não fez..Amei o texto, acho que se não quisermos mais um cão ideal é realizar a adoção e não abandonar como acontece em muitos casos. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  7. Ah, Senhor... a cara do cachorrinho já dava prá prever o final! Mas existe memso cachorro assim, cínico que é um pela frente e por trás é outro! Muito bom o texto! Bjks Tetê - Manancial

    ResponderExcluir
  8. Olá minha flor!

    Como você está?
    Esse ano parece que está passando mais rápido, né? rsrs...
    Tadinho amiga! E todo mundo colocando a culpa no cachorrinho, rsrs...
    Fique a vontade para levar os cartões!

    Obrigada pelo carinho de sempre amada!
    Um ótimo final de semana pra você!
    Beijinhos no coração... TATIANA BERTOLIN

    casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
  9. KKK...Ane,mas que judiação sacanear o cachorrinho assim!...rss..texto light e muito divertido tb!bjs e boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  10. Olá Ani!Passei para te desejar uma linda noite, e um início de semana na paz de Deus. Quero me desculpara pela ausência, gostaria de ser mais presente mas, o meu tempo está muito corrido.
    O importante e que sou muito agradecida a você pelo carinho da visita e por dar vida ao meu blog comentando. Abraçoss, seja muito feliz!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane! Miga vou confessar que hoje não li o texto estou passando rapidinho para retribuir a visita e já é muito tarde estou com sono e essa semana vai ser dura não vou ter tempo então peço que me perdoe por não ler, se der volta essa semana para ler prometo. Fica com Deus super beijokas e tenha uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  12. Ane que delicia , gargalhei bastante.
    Problema da consciência, não há quem aguente!
    Cachorro é bichinho maravilhoso mesmo com todos os defeitos.
    Ainda bem que ele se deu bem.
    Beijos e ótima semana!

    P.S: Estou ausente do Face falta de tempo, por isso minha ausência por lá. Mas logo estarei de volta.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga

    As palavras
    que acalmam
    são preciosas...

    Que haja sempre
    sonhos por sonhar.

    ResponderExcluir
  14. Olá Ane!
    Lay nova linda, gostei do post, principalmente porque foi tirado de um livro! rsrsrs...
    Voltei com o blog depois de muito tempo ausente. Dá uma passadinha lá?!

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    cara de pau
    coitadinho do cachorro que
    levou a culpa inocente
    lindo dia bjs

    http://palavrasdemenina2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi,Amiga Ane! Como vai?
    Vim ver as novidades por aqui , depois do Feriadão!
    Pebrezinho do Cachorrinho,levando culpa do que não fez!!! RSS...
    E essa imagem que Vc postou, dá mesmo peninha do pobrezinho!!!Rsss....
    Esta semana postei nos meus blogs NATUREZA FEMININA e tb receitinha natalina na minha COZINHA.
    Quando tiver um tempinho passe pra ver!
    Ótimo resto de semana!
    Beijosss,
    MARY Am.

    ResponderExcluir
  17. oinnnn... vc e seus textoss por isso queeu adoro aquiii *-* sempre me traz paz e calma e me faz pensar nas atitudes do dia-a-dia *-* te adoro... capitulo novo na fanfic http://legallyjenynhasantana.blogspot.com.br/2012/11/capitulo-40.html *-* beijokas

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir