sábado, 10 de maio de 2025

RetrôVintage - O Fiat 500


O Fiat 500, ou Cinquecento, é, sem dúvida alguma, um ícone italiano. Mas você conhece a história desse carro? O primeiro Fiat 500 foi produzido em 1936 e eram os menores carros já produzidos em massa. Na Itália, o Cinquecento dos anos 30 recebeu o apelido de “topolino”, ou seja, ratinho. Este carro permaneceu em produção até 1955.

No final dos anos 50, o Fiat Topolino foi repaginado. Desenhado por Dante Giacosa e lançado em 4 de julho de 1957, o carro foi chamado de Fiat Nuova 500, para diferenciá-lo do Cinquecento original ou Topolino. De certa forma, era realmente um carro completamente novo. Este minúsculo carro que evoluiu para uso nas ruas estreitas das cidades italianas, rapidamente ganhou o nome de “carro do povo”, pois se destinava, sobretudo às famílias dos operários.

Dante Giacosa conseguiu criar uma carroceria decididamente proporcionada, original e moderna. O carro era uma espécie de ovo com um pequeno teto de lona, ​​tão brilhante que lhe rendeu o importante prêmio Compasso d’Oro de 1959, dedicado ao design industrial. O carro pesava cerca de 470 kg vazio, graças à técnica de construção do chassi e conseguia chegar a uma velocidade de 85km/h, consumindo uma média de 4,5 litros de gasolina a cada 100km. Quanto ao porta-malas, havia um compartimento sob o capô dianteiro, parcialmente ocupado pelo tanque de 20 litros.

Fiat 500 na década de 1950 e na década de 2000.

O carro imediatamente se tornou um ícone. Para os italianos, o Fiat 500 simbolizava liberdade, mobilidade, otimismo e crença no futuro. No total, quase 520.000 unidades foram produzidas. Em Turim, toda uma procissão de carros, todos com uma beleza italiana a bordo, deixou a fábrica da Fiat. Ao mesmo tempo, um desfile de carros Fiat foi até a Praça de São Pedro, em Roma.

A produção do Nuova 500 terminou no início dos anos 70. Posteriormente, em 1972, o carro deu lugar ao 500R (R de renovado), o qual finalmente conseguia atingir os 100 km/h. Embora destinados a serem substituídos pelos Fiat 126, os 500 nunca deixaram o coração dos italianos. Nem mesmo após a tentativa falimentar de criar um revival do 500 em 1991 (foi um fiasco!). Em 2007, exatamente 50 anos depois do lançamento do mítico carrinho, a Fiat lançou o Cinquecento do terceiro milênio, oferecendo um novo visual urbano, baseado nas linhas dos modelos originais. Em 2008, foi escolhido como o Veículo Europeu do Ano.

Década de 2000: o Fiat 500 é relançado em um novo design, com inspiração no modelo original, e se torna um carro popular em muitos mercados. Década de 2010: o Fiat 500 chega ao Brasil, com a linha importada do México, e logo conquista o público brasileiro. 2021: a versão elétrica do Fiat 500, o "500e", é lançada no Brasil, preservando a silhueta do modelo original. ( Fonte e Google.)


Oi gente! Este é meu carrinho estilo Retrôvintage que não vendo pra ninguém! Lindo! Foi amor a primeira vista e apesar de não ser um carro barato em 2015, foi importado da fábrica no México, juntei as economias para comprar e não me arrependo até hoje. Um carro que nunca deu problema, só as manutenções que todo carro tem, fácil de dirigir e fácil de estacionar. É pequeno? Sim é, mas é apenas pra mim e a mala cabe minhas compras. Se for para carregar uma mala grande de viagem é preciso rebater os bancos traseiros. Este ano, em setembro, vai fazer 10 anos da compra e seguimos bem. O 500 deixou de ser produzido, agora só tem a versão elétrica que é bem cara. O que acham deste carrinho?

Beijos nas bochechas! 

29 comentários:

  1. Que linda imagem essa e que bom tens esse carrinho pequeno,mas tão útil e prático! E, em Roma deles é lotada!
    Um lindo domingo pra ti! Obrigadão pelo carinho lá e seguimos! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Es un buen carro, que tiempos. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Meu avô tinha um Gordini, verde farda de soldado, ano 1962, não há nada mais retrô e vintage do que isso. rsrsrsrs

    Abraços 🐾 Tirinhas do Garfield.

    ResponderExcluir
  4. Acho o Fiat 500 adoravel, muito iconico. Eu o amo 🚗
    Bjs nas bochechas

    ResponderExcluir
  5. Oh, such a dream. thanks for the post!

    ResponderExcluir
  6. Yes..I always wanted to at least sit in one, but I have doubts of that happening now.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde:- Confesso que não me lembro da existência desse carro.
    .
    Domingo feliz, com Saúde e Paz.
    .
    Poema: “ Abra o coração ao amor “ .
    .

    ResponderExcluir
  8. Lovely color! Oh, it's a classic! Thanks so much!

    ResponderExcluir
  9. Cute car! -Christine cmlk79.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Bom dia com muita paz e saúde. Uma excelente segunda-feira. Excelente matéria, minha querida amiga Ane. Concordo plenamente, Dia das Mães são todos os dia.

    ResponderExcluir
  11. Um carro com História...
    Magnífico post.
    Boa semana querida amiga.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Uma graça o seu carro. Parabéns pela aquisição!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  13. A classic beauty. Have a wonderful new week.

    ResponderExcluir
  14. I understand the vintage and retro wave, I love old movies.
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
    💋Kisses💋

    ResponderExcluir
  15. Querida Ane, que tengas una preciosa semana nueva!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Ane
    Ótima postagem, lindo carro, que bom que ele nunca deu problemas, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    não conhecia esse modelo. Acho que nunca vi um desses por aqui. O original lembra um pouco o Fusca. Isso de fato é uma relíquia!

    ResponderExcluir
  18. Um carro com história (em vários sentidos)!

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Linkedin

    ResponderExcluir
  19. Oi, você tem um carro cheio de pinta, um must para os urbanos que facilmente encontram um lugar para estacionar!
    Estou imaginando você conduzindo esse ícone dos carros!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  20. O 'Topolino' foi uma praga longeva... sempre com ótimas críticas.
    Gostei do teu parecer sobre o novo modelo 2 015, do México.
    Dias belos e agradáveis com o teu moderno 'Tropolino'
    Um par de beijocas nas bochechas.
    ===

    ResponderExcluir
  21. Um carro icônico e lindo.
    Beijos e continuação de uma boa semana

    ResponderExcluir
  22. Great topic about classic car. Interesting. Success for your blog ok

    ResponderExcluir
  23. Bom dia. Uma excelente quinta-feira com muita paz e saúde minha querida amiga Ane.

    ResponderExcluir
  24. Ane que legal conhecer um pouco mais, obrigada por compartilhar bjs.

    ResponderExcluir
  25. Olá querida Ane!

    Na minha modesta opinião, esse tipo de carros são os melhores do mundo. Porquê? Porque têm um consumo económico, não dão muitos problemas, são fáceis de guiar, fáceis de estacionar em qualquer lado. Tudo isso e... ainda... nos levam aos mesmos ligares que todos os outros carros. Parabéns! Você fez uma escolha perfeita! 👏🏻

    Abraços! 🤗

    ResponderExcluir
  26. Thanks for the post!!
    I really wanted this car when I was younger!!

    ResponderExcluir
  27. Oi Ane! Sinceramente eu achei uma graça esse carro, mesmo não entendendo muito de carros! Beijos ❤️

    https://jusreads.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir