Daucus carota subsp. sativus, popularmente conhecida como cenoura, é uma planta da família das apiáceas conhecida e apreciada desde a época dos antigos gregos e romanos. É uma raiz originária da Europa e da Ásia que é tuberosa, laranja, com uma textura lenhosa e comestível. A cenoura pode ser encontrada nas cores amarela, laranja, roxa, vermelha ou branca, sendo consumida na forma crua ou cozida, em preparações como sucos, bolos, farofas, suflês, sopas e ensopados. A diferença entre os tipos de cenoura está principalmente na sua composição: a laranja é rica em alfa e betacarotenos, que são responsáveis pela produção de vitamina A; as amarelas possuem maior quantidade de luteína; e as roxas e vermelhas são ricas em licopeno e antocianinas, poderosos antioxidantes. As cenouras, originalmente, apareciam com cores púrpura, branca e amarela. A cenoura laranja, que é hoje sinônimo de cenoura, foi desenvolvida na Holanda como tributo a Guilherme I de Orange (orange significa "laranja") durante a guerra holandesa de independência da Espanha no século XVI.
Ao comprar cenouras levar em conta que raízes menores são mais macias e saborosas. Já raízes muito grossas são mais fibrosas e menos saborosas. Pequenas tortuosidades não prejudicam a qualidade da raiz. Ao preparar a cenoura, não é preciso descascá-la; basta raspar a superfície com uma faca. Ao cozinhá-la, use apenas o tempo necessário para deixá-la macia e crocante; assim conservam-se o sabor e os nutrientes. As folhas de cenoura são comestíveis, mas sua textura pode desagradar paladares mais sensíveis.
As cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e β-caroteno. Este último, responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda no desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. É um antioxidante lipossolúvel que neutraliza os radicais livres, combinando-se diretamente com eles, o que aumenta a eficácia do sistema imunitário. A cenoura apresenta propriedades antissépticas e reguladoras da corrente sanguínea
Benefícios da cenoura:
1) Mantêm a saúde do intestino porque é rica em fibras.
2) Previne o envelhecimento precose devido ser rica em antioxidantes.
3) Mantêm o bronzeado e protege a pele.
4) Protege a visão.
5) Fortalece o sistema imunológico.
6) Diminui o colesterol LDL.
7) Promove cicatrização de feridas devido ser rica em vitamina K.
OBS: A associação dos coelhos com cenouras se popularizou com o coelhinho Pernalonga, da Warner Bros, que estava sempre com seu legume preferido nas mãos. Na verdade, coelho pode comer cenoura, mas prefere as folhas da cenoura do que o próprio legume. Portanto, mesmo que coelho coma cenoura, essa não é a escolha número um dele. (Fonte: Portal da EMBRAPA, site Petz,Wikipédia e site Tua Saúde.)
Confessando mais uma vez, como fiz com a maçã: nunca fui fã de cenoura, mas consumo regularmente devido aos seus ótimos benefícios, principalmente cozida em rodelas ou crua ralada em saladas. Recentemente descobri que a cenoura cortada em rodelas, temperada com sal, pimenta do reino e cuentro, ou algum outro tempero seco tipo chimichurri e assada no forno com um pouco de óleo ou azeite, é a maneira mais gostosa de consumi-la.
E vocês? Gostam de cenoura?
Beijos nas bochechas!
Boa noite de domingo, querida amiga Ane!
ResponderExcluirComo cenoura todo dia praticamente. Até faço arroz ou macarrão de arroz com ela ralada.
Sempre foi assim.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos
Me gusta la zanahoria ene especial en ensaladas. Te mando un beso
ResponderExcluir