O tomate é um fruto pertencente a família das Solanáceas, também fazem parte desta família as beringelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não comestíveis. A palavra portuguesa tomate vem do castelhano e é derivada de náuatle (língua asteca). Esta apareceu pela primeira vez na imprensa em 1595. Apesar de ser uma fruta é considerado um legume, pois seu teor de açuçar é bem menor em relação as frutas mais populares. As espécies são originárias das Américas central e do sul; sua utilização como alimento teve origem no México, espalhando-se por todo o mundo depois da colonização das Américas pelos europeus.
Apesar de constantemente associado à culinária italiana, o tomate já era primordialmente consumido nas civilizações Inca, Maia e Asteca antes de ser levado para a Europa. Pertence a um extenso rol de alimentos da América pré-colombiana desconhecidos do velho mundo antes das grandes navegações. Por muito tempo não foi consumido na Europa e EUA pois era considerado venenoso, devido sua semelhança com a beladona. É provável que o tomate introduzido na Europa fosse amarelo, visto que os italianos o chamavam de pomodoro (maçã de ouro). Os ingleses o chamavam de tomate e mais tarde de tomato, mas o termo love apple (maçã do amor) também pegou.
Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com seu formato e sua finalidade de uso. Sua cor pode variar do amarelo ao vermelho, devido ao teor de caroteno e licopeno que são pigmentos. O licopeno é o pigmento que dar a cor vermelha ao tomate. Alguns tipos de tomate mais encontrados por aqui:
Cereja - pequeno e saboroso.
Italiano -perfeito para molhos.
Salada - longa vida.
Caqui - a doçura do outono.
O tomate é composto principalmente de água, possuindo somente catorze calorias em cem gramas. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.
De 1986 a 1998, a Universidade de Harvard, analisou os hábitos de 50 000 homens. Segundo os resultados da pesquisa, os homens que consumiam molho de tomate duas vezes por semana tiveram 23 por cento menos incidência de câncer do que outros. A pesquisa concluiu, ainda, que os benefícios podem ser maiores caso o tomate seja cozido, acompanhando um pouco de azeite.
Alguns dos principais benefícios do tomate incluem:
1. Prevenir o câncer de próstata
O tomate é rico em licopeno, um pigmento carotenoide que exerce uma potente ação antioxidante no organismo, protegendo as células do efeito dos radicais livres, e inibindo a proliferação das células tumorais, prevenindo e atrasando o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, principalmente de próstata, mama e de ovário em mulheres na menopausa.
2. Prevenir doenças cardiovasculares
O tomate, por ter elevada composição em antioxidantes, ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis, além de possuir fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, também conhecido por LDL.
Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de licopeno, que pode ser concentrado no tomate, ajuda a diminuir o risco de diferentes doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, aterosclerose e derrame cerebral.
3. Cuidar da visão, da pele e do cabelo
Por ser rico em carotenoides, os quais se transformam em vitamina A no organismo, o consumo de tomate ajuda a manter a saúde visual e da pele, além de fortalecer e dar brilho ao cabelo.
O tomate pode ser consumido cru, cozido, desidratado como tomate seco, em sucos, molhos, sopas ou geleias, saladas... Para aproveitar os benefícios do tomate, é recomendado consumir cerca de 3 a 4 tomates por dia, que podem fornecer 8 a 21 mg de licopeno. O tomate deve ser consumido com sementes e com casca para que sejam aproveitadas todas as suas propriedades. Retirar a casca depende de cada um, pois esta não desmancha facilmente com o cozimento e também há o problema dos agrotóxicos. Já as sementes são muito ricas em oxalato, uma substância que quando ingerida em excesso, aumenta o risco da formação de pedras de oxalato de cálcio nos rins.
A quantidade de licopeno varia conforme o grau de maturação do tomate e da forma como se consome, de forma que o tomate cru pode ter cerca de 30 mg/ kg de licopeno, enquanto que o suco de tomate aquecido pode ter cerca de 150 mg de licopeno por litro. Então, o tomate cozido é bem mais rico em licopeno que o cru, em contrapartida o cozido perde uma boa quantidade de vitamina C. (Fonte:Wikipédia e outros sites)
Gente, o post ficou grande pois há muita informação sobre os tomates. Eu gosto demais deste alimento. Sempre que vou ao mercado tenho que comprar. Uso de diferentes maneiras e em várias receitas. E vocês, gostam do tomate?
Beijos nas bochechas! Até o próximo post!
Me gusta el tomate en ensaladas. Pero lo odio en salsas y en sopa. Te mando un beso.
ResponderExcluirLindo e bem ilustrado post. Os tomates, sejam do tipo que forem, são ótimos e fazem muito bem ! Gosto muito! beijos, tudo de bom, lindo JUNHO! chica
ResponderExcluirMuito boa informação.
ResponderExcluirCá em casa consumimos muito na época, principalmente o que gostamos de cultivar.
Beijinhos e bom fim-de-semana!
Bom dia de Paz, querida amiga Ane!
ResponderExcluirGosto e como em quase toda refeição. Gosto muito do italiano. Nesta semana, estou com os cerejas.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos com carinho fraterno
Thanks so much! Yes, I love them fresh over cooked. Although, I have made a savory tomato jam once!
ResponderExcluirGreat and so tasty! I love a good salsa!
ResponderExcluirThanks for the delicious post! Very good to know. Happy Weekend!
ResponderExcluirAlguém já disse que "somos o que comemos". Que venham os tomates e tudo o que seja saudável!
ResponderExcluirBom fim de semana.
Um abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Olá Ane! Adorei saber dos nomes, até maça do amor! Acho deliciosos, seja na salada, preparação de pratos pois que ficam com um colorido a mais.
ResponderExcluirBeijo e bom início de junho!
ana paula
Great article and good blog. Have a nice weekend ok
ResponderExcluirVery good
ResponderExcluirOla Ane!
ResponderExcluireu gosto demais do 🍅 consumo tomate o ano todo, quase todos os dias!
Um beijo e feliz comeco de junho
so jummy staff!
ResponderExcluirBom domingo, Ane
ResponderExcluirPostagem bonita e saudável sobre o 🍅 tomate. Gosto muito e não pode faltar no nosso dia a dia.
Tenha um lindo junho. Bjs
Muchas gracias por tu amable visita.
ResponderExcluirMuy interesante leerte.
Me gusta el tomate. Creo que es un alimento sano.
Feliz mes de Junio.
Un abrazo.
Olá Ane!
ResponderExcluirEngraçado saber que os EUA e a Europa só o introduziram na sua alimentação depois por considerarem um alimento venenoso 😅
Deu para perceber ao longo do post de que é um alimento muito saudável, mas eu pessoalmente não gosto muito xD Gosto apenas quando é polpa de tomate 😊
Um abraço e uma boa semana para si! 🤗
Bom dia, Ane
ResponderExcluirGosto muito de tomate, obrigada por compartilhar, um forte abraço.
O tomate tem muitos benefícios para a saúde. Adorei conhecer por meio desse post.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Me encantan los tomates :D
ResponderExcluirTomatoes are the best especially fresh from the garden. Grilled cheese with tomatos is one of my favourite sandwiches.
ResponderExcluirI love tomatos ;D
ResponderExcluirAngelika
Ah ah ah acho que nunca li tanto sobre tomates! Mas gostei de saber esses detalhes!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Hola, Had.
ResponderExcluirAñado a tu documentado y apetitoso blog, el placer de los tomates maduros que aquí utilizamos para frotarlos en una rebanada de pan, que luego, aliñada con sal y aceite, compondrá esa joya que en catalán se conoce por el "pa amb tomàquet". Pruébalo y ya me dirás. Besazzo.
Um excelente tratado sobre o tomate!
ResponderExcluirNada ficou esquecido!
Dias lindos e saudáveis.
Beijocas
Majo Dutra
Eu sou daquelas que aca tomate em tudo! Então, animei com o seu post.
ResponderExcluirOs italianos, gosto dele nos sanduíches também.
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Muito boa publicação. Minha mãe e minha avó amam tomates. Bju
ResponderExcluir