domingo, 28 de janeiro de 2024

Retrô/Vintage - Patins


A leveza e a sensação de liberdade que sentimos ao deslizar sobre patins fez com que esses calçados se transformassem de sapatos adaptados para andar no gelo em um meio de transporte sobre rodas e a patinagem recreativa passou a ser praticada no mundo inteiro, transformando-se em esporte. Hoje, há competições de patinação artística sobre o gelo ou sobre rodas – que mescla movimentos típicos da patinação com coreografias – e patinação de velocidade – em que os competidores se deslocam como velocistas sobre o gelo ou sobre rodas.

COMO SURGIRAM OS PATINS?

A história dos patins sobre rodas é bastante antiga. Joseph Merlin, um violinista belga, em 1750, adaptou uma roda em pé em um par de calçados, para que pudesse deslizar no solo como se utilizasse patins de gelo. A intenção de Merlin era de realizar uma apresentação musical em que ele entrasse em um salão deslizando sobre as rodas de sua invenção enquanto tocava violino. Porém, além da dificuldade de se equilibrar em patins com apenas uma roda, o modelo não tinha freios. Conta-se que a entrada triunfal planejada por Merlin terminou com um choque entre ele e um espelho muito caro, que foi quebrado juntamente com o violino do músico-inventor.

O fracasso da invenção foi notícia na sociedade local, mas, mesmo a apresentação não saindo conforme o esperado, outros inventores amadores passaram a trabalhar para aperfeiçoar os sapatos com rodinha de Joseph Merlin. Com o tempo, os patins se tornaram mais seguros e práticos.

Em 1819, o francês M. O Petitbled patenteou os primeiros patins sobre rodas, modelo que deu origem aos que conhecemos hoje. Poucos anos depois, o modelo de cinco rodas fixadas em linha reta, chamado de “Rollito” foi registrado por Roberto John Tyers. Tyers lançou seu Rollito em 1823 e atraiu a atenção do público. No documento de patente da invenção, Tyers descreveu o Rollito como “um aparelho com rodas fixado aos sapatos, botas ou outro elemento que cubra o pé, com o propósito da necessidade de locomoção e lazer”.

Ainda no século XIX, os patins foram passando por melhorias e ficando parecidos com os que conhecemos e utilizamos hoje. Em 1863, o modelo “quad” (conhecido como patins tradicionais) – o com dois pares de rodas paralelas em cada pé – foi criado nos Estados Unidos. A popularização se deu nos EUA, com a criação de inúmeras pistas de patinação, que viraram ponto de encontro de jovens e adultos, onde se promoviam competições de corrida e até baile sobre rodas.

PATINAÇÃO HOJE

Os avanços tecnológicos permitiram que os patins se tornassem peças leves e muito mais versáteis que os modelos utilizados nos anos 1980, quando houve um resgate da patinação e a modalidade ganhou o mundo. Isso permitiu que a patinação (tanto sobre rodas quanto sobre gelo) se tornasse esporte com calendário internacional de competições. Além disso, os patins passaram a ser usados como meio de transporte bastante utilizado, principalmente por jovens, em cidades com malha viária plana, e de lazer, dividindo espaço com skates e bicicletas nas pistas de planas e nas rampas de manobras.

Qual é o objetivo do patins? Aumento da coordenação motora. Andar de patins não é apenas um exercício para o corpo, mas também para o cérebro. A patinação exige um alto nível de coordenação motora, pois você precisa equilibrar seu corpo, mover seus membros de forma sincronizada e manter o controle dos patins. (Fonte:Net)


Eu tenho lembrança dos patins na minha adolescência, lembro de colegas de escola deslizando com eles... mas eu nunca aprendi a andar de patins, acho que por puro medo de levar uma queda daquelas! Hoje em dia eu vejo alguns funcionários de supermercado usando, mas é claro, nos esportes eles são perfeitos! Amo ver a patinação no gelo!  E vocês lembram dos patins nos tempos idos?

Beijos nas bochechas! Boa semana!

19 comentários:

  1. E como lembro! Tive meu par de rodinhas, era uma sensação à época! Uma delícia naquela tenra idade deslizar sobre rodas, hoje nem pensar!
    um beijo, ana paula

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane, que tal! esse post e lindo, nao conhecia a historia e origen dos meus amados e adorados patins mas adorei. Que hobby lindo, adoro andar de skate, sempre que meu tempo permite. Eles me fazem sentir como se estivesse voando :D

    Beijos nas bochechas!!

    ResponderExcluir
  3. Te deseo una genial semana. Los patines son una sana diversión. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro deles, mas nunca os tive.Nem minhas filhas o tiveram...Ainda bem! Os tombos seriam muitos,rs...beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  5. Lovely history! Thanks so much! I am reminded of the Barbie movie when I saw this. Great inspiration! My grandfather loved to skate and he would put on a show at the end of the evening when we go in late summer. He could dance on skates. But the last time he went the owner told him he'd have to sign a waiver as he was so old. The owner didn't want to be responsible if he got hurt on the floor.

    ResponderExcluir
  6. This was a Saturday thing growing up. Oh, it was a thrill! The music, the light show. And great exercise!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Não conhecia como surgiram os patins; ousado o violinista, rs,rs, mas deu o ponto de partida para as demais criações. Eu me lembro, mas não os tive, Cheguei a usar de primas, mas cheia de medos. A neta adora usá-los. Grata pela partilha. bjsss

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu lembro-me de ver as competições de patinagem artística na tv, era tão bonito!!
    Obrigada por partilhar a história da invenção dos patins!

    ResponderExcluir
  9. Nunca me aventurei. Mas gosto muito de ver deslizar sobre patins e admirar patinagem artistica.
    Grata pela bela resenha histórica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Tem que ter destreza e coordenação motora mesmo. Gostei de conhecer mais da história dos patins.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida amiga Ane!
    Nunca andei de patins, mas a filha patinava no Shopping.
    Gosto de olhar.
    Tenha um novo mês abençoado!
    Beijinhos com carinho

    ResponderExcluir
  12. Tu não faz ideia do quanto eu gosto do seu blog. Dele e de você, claro, né?
    Um bju!!!!

    ResponderExcluir
  13. Os patins tornaram-se indispensáveis nos desportos que deles dependem e na ocupaçãp dos tempos livres de quem domina a técnica de patinar.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Ane
    Na adolescência eu andava de patins, gostava muito, ótima postagem, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  15. i can't ride on this xd i used to try but this is not for me

    ResponderExcluir
  16. Interessante e completo artigo.
    Os meus filhos tiveram patins e adoravam andar, eu nunca andei.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. It's too difficult for me :/

    ResponderExcluir
  18. Hola Ana.Me ha encantado esta entrada. He patinado mucho y enseñé a mis hijos. Primero tuve unos metálicos , y después como los de esa chica de bota y con ruedas, aún los tengo. Gracias por la información.
    Te deseo un buen domingo.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  19. Lovely memory. When i was a kid i loved to skate, but ı wasnt a successful one LOL. Life goes on.

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir