O Natal, comemorado no dia 25 de dezembro, é uma das datas mais importantes do cristianismo, pois simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Como é comemorada em diversas partes do planeta, muitas tradições natalinas diferentes podem ser encontradas e são passadas de geração em geração.
Alguns costumes comuns dessa data, por mais que sejam repetidos anualmente, sequer têm sua origem conhecida, como é o fato de comermos peru na ceia, enfeitarmos a casa com velas, estrelas e bolas brilhantes, por exemplo.
1. Origem do Natal
Com certeza, a principal curiosidade sobre o Natal é referente à sua origem e à sua data. Embora a comemoração remeta ao nascimento de Jesus, foi apenas em 350 d.C. que o dia 25 de dezembro foi escolhido como a data para se celebrar esse ocorrido. Essa oficialização se deu pelo Papa Júlio I com o objetivo de se aproximar ao máximo possível de um grande festival pagão muito difundido na época. Com a seleção dessa data, os cristãos teriam que escolher entre comemorar um deus pagão ou o nascimento de Jesus Cristo. Ótima estratégia, né?
2. Papai Noel
Outra curiosidade superinteressante sobre o Natal é a origem do Papai Noel. Existem algumas teorias acerca do surgimento dessa importante figura natalina. A primeira que iremos falar é a mais conhecida de todas: a de São Nicolau. Segundo essa história, São Nicolau era um bispo católico do século IV, que costumava distribuir presentes para crianças mais pobres. Por essa razão, existe a associação entre o bom velhinho e o santo, devido a esse costume de espalhar alegria para a criançada.
3. Renas do Papai Noel
As renas do Papai Noel também são rodeadas de curiosidades. Em sua maioria, elas têm nomes masculinos: Cometa, Rodolfo, Trovão, Cupido e Relâmpago, e as demais nomes femininos Corredora, Dançarina, Empinadora e Raposa. No entanto, na lenda conta que as renas que têm nomes masculinos perdem os chifres no período do Natal, o que é uma característica de renas fêmeas, assim, seriam todas meninas. Sabia disso?
4. Presépio
Embora o presépio seja um dos grandes símbolos do Natal, ele só foi “criado” no século XIII por São Francisco de Assis. A origem desse elemento se deu quando o santo, em meio a uma pregação, montou um cenário que representava o momento do nascimento de Jesus para os camponeses de Greccio, na Itália. Assim, a partir de 1223, o presépio passou a ser montado no período natalino, simbolizando de forma mais material a origem de Jesus.
5. Presentes
A origem da troca de presentes de Natal não costuma ser conhecida por muitos, mas ela é referente aos presentes ofertados a Jesus pelos três reis magos em seu nascimento. Cada um dos reis magos presenteou o recém-nascido com um presente diferente. Em resumo, os presentes foram ouro, incenso e mirra.
6. Estrela
A estrela, que geralmente está presente no topo da árvore de Natal, também possui sua origem e seu significado associado aos reis magos. Esse símbolo remete à estrela vista por eles e que os guiou até que pudessem encontrar o menino Jesus recém-nascido no estábulo em Belém. Portanto, podemos interpretar que ela representa a proteção divina.
7. Peru de Natal
Entre as curiosidades sobre o Natal, está o hábito de servir peru nas ceias de Natal, que surgiu em 1621, na cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, quando foi servido pela primeira vez em uma ceia do dia de Ação de Graças. Pelo fato de o peru ser uma ave barata e fácil de engordar e manter, os espanhóis aderiram essa ideia, levaram para a Europa e a popularizaram com o tempo adaptando para a ceia do Natal.
8. Velas de Natal
Uma curiosidade sobre o Natal que é muito interessante é o uso de velas como enfeite na decoração da data. Acredita-se que, na Alemanha, um senhor deixava velas expostas em sua janela para que os viajantes tivessem seus caminhos iluminados, além de ajudar a guiá-los. Em razão desse ato de bondade e por iluminar a escuridão, as pessoas fizeram uma associação ao próprio Jesus Cristo que, além de sua benevolência, também é capaz de tirar os indivíduos do caminho das trevas.
9. Bolas natalinas
As bolas natalinas, assim como a estrela, costumam ser encontradas, sobretudo, nas árvores de Natal como um enfeite muito tradicional. Esses itens passaram a ser produzidos por um vidraceiro na Alemanha, no século XIX. A intenção da criação das bolas de Natal foi de substituir as maçãs, nozes e pedras que eram utilizadas anteriormente como os enfeites das árvores.
10. Folhas de azevinho
Desde os celtas, as folhas de azevinho já eram utilizadas tanto como símbolo de proteção, como de imortalidade, já que a planta conseguia se manter sempre verde e com frutos até nos invernos mais rigorosos. Já os romanos utilizavam o azevinho para oferecerem a Saturno no festival chamado Saturnália – perto ao solstício de inverno – e que foi incorporado ao Natal, assim como alguns costumes celtas. Atualmente, essa planta está presente na decoração natalina e simboliza proteção e boas energias para as pessoas.
11. Visco
Os antigos celtas acreditavam que o visco era símbolo de fertilidade e paz, por isso, quando se encontravam com inimigos debaixo de um visco, tinham como dever abaixar as armas e se abraçar.
Logo, os americanos se apropriaram dessa tradição e sempre que se encontram debaixo de um visco devem se beijar, como símbolo de felicidade e sorte no próximo ano.
12. Cores de Natal
Tradicionalmente, as cores verde, vermelho e dourado são reconhecidas como natalinas, o que faz a decoração de diversas casas se basearem nessas nuances. Cada uma dessas cores apresentam um simbolismo, sendo: O verde simboliza a vida e o renascimento, o vermelho: representa o sangue de Cristo e o dourado: denota a luz, riqueza e o ouro recebido por Jesus. (Retirado do site: Segredos do Mundo)
Oi gente! Vocês conheciam estas curiosidades? Gostam do Natal?
Beijos nas bochechas e boa semana!
Such a charming post! Thanks so much. We usually have Ham at Christmas..although, with so many expenses this year we are opting for a cheeseball and sausage and crackers. Hopefully, the fudge will turn out. Thanks so much for the history. I hope you are doing well..btw..I didn't know you had 2 felines!
ResponderExcluirSó tenha uma gatinha mesmo.
ExcluirA outra foto é de outra gata, Letícia, que já se foi...😢
Obrigada pelo comentário!
Such a wonderful post. Oh, it is good to hear all this Christmas History🎄🎄🎄🎄🎄Happy Holidays!
ResponderExcluirWonderful to know! It has been a while since I have read any Christmas history. Lovely post!🎄💕❄️🎄
ResponderExcluirEs muy interesante sabía algunas otras no. Te mando un beso.
ResponderExcluirMuito bom ler e lembras de tudo sobre o Natal!
ResponderExcluirLinda semana!
beijos, chica
Muito bem. Tudo acontece porque Jesus nasceu.
ResponderExcluirBeijinhos e um bom e santo Natal!
Bellisimo Post!
ResponderExcluir(⁀‵⁀,) ✫✫✫
.`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫✫
.•°*”˜˜”*°•.✫✫✫ FELICES FIESTAS ANE!
What's a pretty inspiration :D
ResponderExcluirWildfiret
Curiosidades bem interessantes. Algumas dessas desconhecia totalmente.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Olá Ane, como está? 😊
ResponderExcluirUm post sem dúvida muito interessante. O Natal é uma época que admiro imenso e estavam aqui algumas curiosidades que não fazia mesmo ideia que existiam! Fantástico! Adorei a das velas de natal... muito lindo! 💖
Tenha uma ótima semana! 🤗
Oi, Ane!
ResponderExcluirEu adoro o Natal e acho que todos os dias do ano deveriam ser dia de Natal! Que incrível seria, não é?
Algumas curiosidades sobre o Natal descritas na postagem eu já conhecia. É incrível como os costumes foram sendo adquiridos ao logo dos anos, séculos e milênios e como muitos não têm uma ligação ou relação direta com o nascimento do Salvador!
Aproveitando, o Natal está chegando e precisando de receitas culinárias para incrementar e complementar a sua ceia, passa lá no blog Mesa e Sobremesas para ver as receitas natalinas. Tem receitas com arroz, de salada, de farofa - doces, salgadas e agridoces - de e com pão, com chocolate, entre outras receitas diversas.
Se puder deixar um comentário para me ajudar no crescimento e na continuação do meu blog nas receitas que visitar eu agradeço muito. Obrigada. 🎄🎋✨⭐
Link direto para ver as receitas natalinas:
https://mesaesobremesas.blogspot.com/search/label/Natal. 🥗🍗🍷🍽
Um abraço afetuoso.
Feliz Natal! 🎄💐🎁🎋🎈⭐✨
A very interesting post and read.
ResponderExcluirThanks for sharing and have a wonderful weekend.
Merry Christmas!
ResponderExcluirMuitas lindas curiosidaes :D
ResponderExcluirFantástico post, um artigo 5 ⭐️, muitas dessas curiosidades não conhecia.
ResponderExcluirObrigado pela partilha
Beijinhos
Adoro curiosidades e histórias. Super amei o post porque amo o natal.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Confesso que já conhecia, algumas dessas curiosidades!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Boa sexta-feira e bom final de semana minha querida amiga Ane. Excelente aula sobre o Natal. Um dia se eu for a Natal, espero conhecer as Artes Urbanas daí.
ResponderExcluirBom dia, Ane
ResponderExcluirLinda postagem, gostei de conhecer as curiosidades, o Natal é maravilhoso, o Rei nasceu e habita conosco, um forte abraço.
Oi Ane, obrigada por partilhar todas estas curiosidades sobre o Natal, juro que não sabia do seu significado!
ResponderExcluirBom fim de semana!
Querida Ane, obrigada por as curiosidades natalinas, sao maravilhosas. Navidad toca meu coracao.
ResponderExcluirObrigada pela sua gentileza e suas lindas mensagems, que
Deus te abencoe 🌷
……..Besitos……...
(¯`•.•´¯) (¯`•.•´¯)
*`•.¸(¯`•.•´¯)¸.•´
¤ º° ¤`•.¸.•´ ¤ °º ¤
……..Abrazos ……….