domingo, 29 de outubro de 2023

Um poema pra pensar (e chorar...)

O que aprendi chorando

Quando a lágrima escorre
pelas curvas do meu rosto,
na boca sinto seu gosto
enquanto ela me socorre.
Pois de chorar ninguém morre,
ninguém quebra, só inclina.
Todo choro é uma vacina
que pode estar nos salvando.
O que aprendi chorando
sorriso nenhum ensina.

Quando chorei de saudade
foi que pude observar
que ela só vem maltratar
quem foi feliz de verdade.
Tem gente que tem vontade
de fazer uma faxina
na mente que traz a sina
que é viver recordando.
O que aprendi chorando
sorriso nenhum ensina.

Quando me senti sozinho,
sem ter com quem caminhar,
decidi não esperar
e seguir o meu caminho
livre feito um passarinho,
feito um galo de campina,
que canta e não desafina
no meio do mundo voando.
O que aprendi chorando
sorriso nenhum ensina.

Já caí e me quebrei
entre cacos e bagaços,
juntei meus próprios pedaços
e com lágrimas colei.
Me refiz, me levantei
mais forte do que platina,
feito fogo em gasolina
que acende e vai se espalhando.
O que aprendi chorando
sorriso nenhum ensina.

Já me vi cego e perdido,
vagando na escuridão,
em busca de um clarão
que pudesse ser seguido.
Com medo e enfraquecido,
minha fé foi heroína,
pois uma força divina
surgiu me alumiando.
O que aprendi chorando
sorriso nenhum ensina.

Chorei de arrependimento
Já chorei por ter errado
Chorei por ter acertado
Já chorei em casamento
Chorei em meu nascimento
Chorei alto e na surdina
Chorei virando uma esquina
Já chorei até cantando.
O que aprendi chorando
sorriso nenhum ensina.

Perdoei, fui perdoado
Já feri e fui ferido
Esqueci, fui esquecido
Já amei e fui amado
Enganei, fui enganado
Quem chora abre a cortina
A esperança germina
e nasce nos transformando.
O que aprendi chorando
sorriso nenhum ensina.

(Bráulio Bessa, Um carinho na alma)

Hoje estou compartilhando com vocês estes versos maravilhosos de um poeta bem nordestino! É o primeiro que posto por aqui. Achei lindo! E pra terminar, quem aí lembra da tabuada? Eu tive uma dessas e você?

Ensino prático para aprender aritmética!

Beijos nas bochechas e boa semana!


21 comentários:

  1. Boa noite domingo, querida amiga Ane!
    Gosto muito do Bráulio.
    Agora entendi porque as esteticistas falam que meu rosto é bem hidratado...
    Realmebte, as lágrimas ensinam muito sobretudo quem gosta mesmo de nós.
    Tive a tabuada.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno


    ResponderExcluir
  2. Beautiful. I love this poem. Thanks dear Ane. Have a great new week to you. Greetings.

    ResponderExcluir
  3. Es un bello poema . Me conmovió. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo esse poema e adoro o Braulio ! Ele escreve com o coração e nos emociona!
    Quem não teve essa tabuada?
    Adorei!
    Linda semana! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  5. Poema muito bonito, de facto. E verdadeiro.

    Também tive uma tabuada assim parecida :)

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Versos maravilhosos mesmo, querida Ane
    Obrigada por compartilhar.
    Amei!
    Linda semana.
    Muitos Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Ane!
    Bom sempre ler o Bráulio com seus cordéis perfeitos e profundo.
    Aprende-se muito na dor, na perda e ou na tristeza.
    Muito bom Ane, ótima escolha.
    Abraços com carinho amiga e feliz semana.

    ResponderExcluir
  8. Ah, claro que usei esta tabuada,kkkkkkk, mas era muito bom de matemática.

    ResponderExcluir
  9. Ola Ane, linda, que tal!
    mira, comparado aos sorrisos, muitas vezes aprendemos mais com as lagrimas, infelizmente e verdade. Solidao, arrependimento, perdao, amor, tudo isso faz nossas lagrimas escorrerem pelo rosto, amiga. Poesia linda que nao conhecia, nem conheco a tabuada kk
    Tenha um Halloween maravilhoso! 🎃👻

    ResponderExcluir
  10. Oi Anne,
    Gosto muito fui em um sarau do Braulio a alguns anos quando ele ainda
    não frequentava a globo k,
    Acredito que tive todas as tabuadas pois quando passava um vendedor na minha rua
    sim sou do tempo que tinha ambulante vendendo tabuada nos bairros kkkk minha mãe comprava k.
    Boa entrada de mês de novembro.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal o Bráulio Bessa. É um excelente poeta.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  12. 🎃👻🎃🦇🕷️🕸️🍬🍭🌙🔮🕯️🎭🦉

    ResponderExcluir
  13. Ane, conheci o Braulio no programa da Fátima Bernardes e eu o ouvia com muita atenção Ele é mesmo excelente! E lhe digo que aprendi a tabuada mesmo levando umas reguadas na cabeça de minha mãe. Ela tinha dificuldades e por isso exigiu que eu as decarasse. E até hoje não me esqueço delas! Continuação de um ótimo feriadão!

    ResponderExcluir
  14. Ola escritora, que tal! como vai voce! passando para cumprimentar depois de uma divertida noite de Halloween, estou descansando, amiga! kkk
    Também e Dia de Finados aqui,
    mandando um grande abraco e beijo.

    ResponderExcluir
  15. Beautiful words, very touching.

    ResponderExcluir
  16. Um belo poema em versos. Com este dia de chuva que faz aqui, foi belo ler.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane,
    Que lindos versos! Eu já aprendi tanto chorando que aprendi a não chorar mais!
    Bom fim de semana, beijos!

    ResponderExcluir
  18. Nós também aprendemos com as lágrimas.
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá Ane, como está?

    Eu aqui estou maravilhado com o poema! É muito bonito. É sempre depois do choro que algo incrível acontece! 🤗

    Quanto à tabuada, não tive esse mas tive um bastante parecido, icónico 😄

    Tenha uma ótima semana! 😊

    ResponderExcluir
  20. Maravilhoso poema, desconhecia o poeta, obrigado pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir