sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Livros antigos



Apesar de serem muito criticados através dos tempos, os ‘livrinhos’ das séries “Sabrina”, “Julia” e “Bianca” causaram uma verdadeira revolução no público leitor feminino dos anos 70 e comecinhos da década de 80.Aliás, quero esclarecer que esse post não é específico da série “Sabrina”, mas também das ‘Julias’ e ‘Biancas’, todas elas importantes para a propagação dos romances de banca no Brasil. Tudo bem que “Sabrina” foi a pioneira do gênero nos anos 70, mas as outras duas séries também tiveram uma importância fundamental.

O romance de banca teve origem, aqui na terrinha, em 1935 e esta fase inicial durou até 1960, quando a Companhia Editora Nacional já publicava coleções de livros para as ‘moças’ daquela época, as chamadas coleções Azul, Rosa e Verde. Desses selos, o mais popular foi a Coleção Verde, também chamado de Biblioteca das Moças que contava com 175 títulos.

O gênero teve o seu grande “boom” nos anos 70 quando a Editora Nova Cultural de São Paulo colocou no mercado, quer dizer... nas bancas, as coleções “Sabrina”, “Julia” e “Bianca”. Agora, pasmem. As tiragens desses romances chegavam a atingir 600 mil exemplares por mês, fazendo a alegria não só das leitoras, como também dos jornaleiros.

Sabrina foi a grande pioneira. Foi esta série, a primeira à ser lançada em 1977, mais de uma década e meia após o encerramento das atividades da Companhia Editora Nacional com as suas coleções azul, rosa e verde. Sabrina revitalizaria o romance de banca em nosso País, que já era considerado um gênero praticamente morto e enterrado. Os primeiros livros fizeram tanto sucesso que no ano seguinte, 1978, a Nova Cultural colocaria no mercado a série “Julia”; e em 1979, a série “Bianca”. Dessa maneira, os donos da Nova Cultural estavam praticamente copiando uma fórmula que havia dado certo em 1935 com a Editora Nacional, ou seja, lançar uma série de livros com três selos diferentes. Assim, “Sabrina” substituiria o selo verde; “Julia”, o rosa e “Bianca”, o azul.

As mulheres mais... digamos.... recatadas, eram fãs de “Bianca” que abordavam os relacionamentos amorosos dos casais de protagonistas de uma forma mais clássica, mais poética. Os relacionamentos calientes, do tipo "corpo a corpo" não tinha espaço na série. As moças mais moderninhas e impetuosas que gostavam de encarar desafios, além de serem mais liberais em seus relacionamentos amorosos atacavam de Júlia. Quanto as meninas que adoravam devorar aquelas histórias repletas de conflitos familiares e amorosos, recheados de lágrimas de sangue e final feliz,  semelhantes aos famosos dramalhões mexicanos, iam de “Sabrina”.

A Nova Cultural continuou distribuindo “Sabrina”, “Julia” e “Bianca” nas bancas até 2011. Depois disso passou a vender os livros da série apenas no site da editora.

Algumas características inconfundíveis dos enredos desses três selos:

01 – Casal de protagonistas sempre bonitos
02 – Autoras desconhecidas
03 – Simplicidade e finais felizes
04 – Exclusivo para as mulheres
05 – Cenas de amor exageradas. Fonte


Estes livros são um verdadeiro portal de volta ao passado! Minhas irmãs liam muito e eu aproveitava e lia também. Acho que depois dos livros de literatura brasileira, que comecei a ler por causa da escola, foram estes livros que me fizeram conhecer o mundo mágico da leitura. No momento estou lendo "Nas Montanhas do Marrocos" de Luisa Bérard que me lembra muito estes romances, com uma diferença:este livro tem 560 páginas! Mas aproveitei as férias pra adiantar a leitura e já passei da metade. Alguém aí já leu esta série de livros de antigamente? Me conte nos comentários!

Beijos nas bochechas!

27 comentários:

  1. As férias acabaram! The End!
    Volto amanhã pra fazer as visitas!
    (★‿★)
    😘

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me bem desses livros.
    .
    Cumprimentos … feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Que linda volta ao passado. Tantos eram esse livros... Adorei!
    Pena tuas férias já acabaram, mas assim é a vida! Lindo fds!
    beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. It's always great to see vintage books. I haven't read these. But I am sure they must spark good memories. I am sure they generate a certain romance you can't find now. In spite of Harlequin books which many are now graphic novels. For a while there they had a section for the pre-teens too. Hope you are doing well. WE are in a thunderstorm here so I'm leaving you some linkage. Plus, I have to spend the weekend at the library too. ugh... Thanks again for being here. All the best to your health and your creativity ❤️❤️❤️❤️❤️

    Caitlin&Megan
    Ivy&Ellie
    Carefully Listening
    Ellie
    The Book Group
    Holly&Stevie
    Cherry Blossoms
    Better Left Unsaid

    ResponderExcluir
  5. Também fui leitora compulsiva de muito do que aparecia. Tenho alguns desses.

    Beijos e bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  6. Querida Ane, boa noite!
    Gostei muito dessa resenha com leituras da sua infancia, mas quer saber? eu nao conheco nenhum! kkkkk XD
    As coisas mudam muito de um pais para outro. Da mesma forma, sinto que gostaria de lelos porque sou muito romantica.
    Muitos beijos e abracos ate Natal.

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga Ane, bom domingo!
    Acredita que não li as tais revistas de que fala? Eu estudava muito e não me era permitido ler outra coisa fora dos clássicos. Acabei meus estudos básicos e já emendei na Universidade e dois empregos públicos.
    Amo ler e não parei até hoje.
    Tomara ter descansado bem para seguir em frente no seu trabalho que é muito exigente!
    Tenha um domingo abençoado!
    Beijinhos
    😘🕊️💙

    ResponderExcluir
  8. Ane, nunca tive contato com esses livros . Sempre gostei de ler mas as obras que entravam em casa eram escolhidas por minha mãe e voltadas para necessidades escolares. Quando as férias terminam mente e corpo já estão preparados para o retorno, né???? Assim espero! Bjs.

    ResponderExcluir
  9. I didn't watch them however I can remember very well the name of Sabrina. :)

    ResponderExcluir
  10. Ler é preciso, livros são portais atemporais e cada um tem seu estilo preferido. Deixando de lado o preconceito acadêmico, cada um lê o que mais lhe apraz; o importante é mesmo ler.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ane!

    Tudo bem? Por aqui, também.
    Não me lembro desses livros em Portugal e não sei se eles atravessaram o Atlântico ou não.
    São livros para adolescentes que esperam pelo seu príncipe encantado e serão felizes para sempre.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Espero que seu fim de semana tenha sido bom e relaxante. O meu foi muito preenchido.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Ane, me desculpe, mas no anterior comentário lhe desejei que seu fim de semana tenha sido bom. Ora, hoje é domingo, portanto ainda fim de semana. Excelente fim de semana e saúde. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Sorrissssssos...
    Por cá, havia alguns no género, os da espanhola de pseudónimo Corín Tellado abundavam. Nunca comprei, mas li alguns emprestados até os achar disparatados... Lia muito e essas ''histórias de brincar'' lidas nas férias, não impediram que fosse boa aluna e não faziam mal a ninguém.
    Beijinhos.
    ~~~

    ResponderExcluir
  15. i do not read those kind of books

    ResponderExcluir
  16. I know Sabrina :D have a nice week :D

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde minha querida amiga Ane. Minha irmã tinha uma grande coleção desses livros. Uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Ana!

    Vc me perguntou no comentário que deixou no meu blog como tinham sido as minhas férias. Estive 15 dias em casa fazendo arrumações e outros quinze dias no Alentejo, província onde nasci, quase no sul de Portugal. É um sitio pacato e muito quente, mas eu já estou habituada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Quanto ao facto das tiragens destes romances atingirem 600 mil por mês, isso demonstra que as mocinhas adoravam histórias de amor e a densidade populacional do Brasil era e é imensa. Quem vendia, lucrava. Enfim, era bom para ambas as partes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Yo tambien leía esos libros, y aun leo el genero romántico. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  21. Penso que nunca li nenhum desses, mas quando era jovem li outros similares.
    Excelente análise.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. No leí estos ibros Ana. Me han gustado siempre los que tienen otras tramas y si son policiacas más.
    Buen miércoles.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  23. Muito interessante essa coleção. Não conhecia ela ainda.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  24. Vintage books are still popular here, even you can find its special book-shops here. Couple of my close friends are keen on these book and sometimes i get couple of them to read

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ane!
    Bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir