domingo, 24 de setembro de 2023

Texto para pensar


Escutatória

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória.Todo mundo quer aprender a falar, ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que "não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma". Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia.

Parafraseio o Alberto Caeiro: "Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso também que haja silêncio dentro da alma". Daí a dificuldade: a gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos...

Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos estimulado pela revolução de 64. Contou-me de sua experiência com os índios: reunidos os participantes, ninguém fala. Há um longo, longo silêncio (Os pianistas, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio, [...]. Abrindo vazios de silêncio. Expulsando todas as ideias estranhas.).

Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala. Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio. Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro falou os seus pensamentos, pensamentos que ele julgava essenciais. São-me estranhos. É preciso tempo para entender o que o outro falou.

Se eu falar logo a seguir, são duas as possibilidades. Primeira: "Fiquei em silêncio só por delicadeza. Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava, eu pensava nas coisas que iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado". Segunda: "Ouvi o que você falou. Mas isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou".

Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada. O longo silêncio quer dizer: "Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou". E assim vai a reunião. Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos.
E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia.

Eu comecei a ouvir. Fernando Pessoa conhecia a experiência, e se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras, no lugar onde não há palavras. A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa. No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia, que de tão linda nos faz chorar.

Para mim, Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também. Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto.

(Rubem Alves)


 Fazia um tempinho que eu não colocava no blog um texto do Rubem Alves. Gosto muito dele pois ele sempre me mostra as coisas da vida de um modo diferente e meio mágico. Foi lendo este texto que descobri que não sei ouvir quem está falando comigo, quero logo dar minha opinião ou contar uma experiência semelhante. E você, sabe ouvir?

Boa semana e beijos nas bochechas!

24 comentários:

  1. Siempre es bueno escuchar a los demás y a uno mismo. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo o texto de Rubens Alves. Verdades bnele...As pessoas querem apenas falar e não sabem ser ouvidos para quem precisa... Bela reflexão!
    beijos praianos, ótima semana, chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de primavera, querida amiga Ane!
    Num mundo onde todos queremos fingir intelectuais, tomamos postura de camaleão e dançamos conforme a valsa.
    É fácil de dizer aqui que sabemos ou não sabemos ouvir.
    O difícil é praticar o que dizemos ou pensamos.
    São Bento tem um dito sobre a questão de termos dois ouvidos e só uma boca...
    Não é à toa...
    Um sábio e oportuno texto no meio de uma sociedade tão hipócrita que estamos inseridos (e somos, muitas vezes).
    Tenha uma nova Estação abençoada!
    Beijinhos perfumados



    ResponderExcluir
  4. A very interesting post. Of course, listening can be one of those things that you pick up on certain things and it might not be what the intention was of the speaker.. a lot like the way we see things. But late at night..oh, I hear things. And usually, it's not what I want to hear. Romping on the roof, traffic. I live in a place with lots of night noises from the country and the city. And of course, there is that other voice. Usually, more than one..voices of the characters who definitely want me to listen to their story.

    ResponderExcluir
  5. I think it takes awhile to understand. Its good to listen to what others think (gather information), yet you might ask yourself, "Am I a follower?" Really, there is a lot of noise going on. Sometimes, it is to the point you don't really want to hear anything. Especially, when you are in a noisy family and the things they say to each other. It's rarely words like, "I love you." We live in a hectic world and judgements can be made too quickly. Yet accusations persist and before you know it...a movement is going on. Will you go to the left or to the right? So many questions to answer.

    ResponderExcluir
  6. Listening is quite an art. Since I was little my mom would tell me not to talk. I was to listen. Of course, there is that important measure in your being. When do I stand up for myself? Sure, along the way I have listened plenty. I heard expressions, dialects and all sorts of ways of those conveying the message. Still, one might ask are we only listening to what we want to hear? Intriguing post.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto que nos trouxe. Muito grata! É, de facto, necessário saber escutar, coisa a que, nos tempos apressados que vivemos, não estamos muito habituados. Mas também acho que quem fala não gosta muito que o outro fique em silêncio, sem que lhe dê logo validação daquilo que falou.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Graças a Deus tenho essa capacidade. Acredito que é o mais difícil mesmo. Que você tenha sucesso com esse curso!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Ola Sulane! querida amiga, tambem nao sei ouvir, sempre interrompo... e algo que tenho que moderar e corrigir. Gostei muito deste sebio e bello texto do Alves.
    Te mando um beijo grandote!

    ResponderExcluir
  10. Buenos modelos has tomado para analizar la importancia de la pausa en las conversaciones, cómo tomarnos un espacio antes de contestar y lo bueno que sería darnos tiempo para asimilar lo que oímos.
    (A la vez, no dudar en salir corriendo cuando nos acosa algún/@ conversador de los que hablan sin respirar, sin tomar aliento y sin escuchar).
    Un beso, Ane.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ane!
    Sei ouvir e sei escutar, verbos cujos significados são diferentes.
    Percebo que há pessoas que têm um montão de coisas para falar e eu escuto-as, serenamente. Não tenho pressa de falar. Se é preciso desabafar, desabafem.
    Pessoa e seus heterónimos estiveram à frente do seu tempo.
    Gostei muito do texto de Rubem Alves.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Es bueno escuchar a los otros...

    ResponderExcluir
  13. Nice post. It always good to listen to what other people have to say. Have a wonderful week.

    ResponderExcluir
  14. i like more talking than listening...

    ResponderExcluir
  15. Também gostei muito do texto.
    Agradeço ter divulgado...
    Hoje trago-lhe um convite...
    🎉👑
    Querida amiga, convido-a a participar da minha ''festa de aniversário'' que publiquei no meu blog 'A Vivenciar'...
    É virtual, mas sincera e sentida.
    Dias lindos e felizes... Abraços 🌿🌿🌷🌼🌿☘️💌
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  16. Adoro Rubem Alves e adorei a reflexão trazida, realmente escutar é um dom possuído por poucos.
    É muito frustrante quando precisamos desabafar com alguém, escolhemos com confiança, mas a pessoa não consegue ouvir, centraliza a atenção.

    ResponderExcluir
  17. Um texto excelente de Rubem Alves para refletirmos.
    É tão importante saber escutar sem interromper.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Ane
    Linda reflexão, como é importante saber ouvir, obrigada pelas felicitações, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  19. Um texto muito pertinente e realista.
    E saber escutar é preciso saber.
    Bom fim-de-semana.
    Beijo
    :)

    ResponderExcluir
  20. As pessoas estão desaprendendo a escutar. E isso é triste. Por isso existem tantas pessoas falando em escuta ativa. Faz bem para a gente, para o outro. Escutar de forma presente.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  21. Interessante que lendo o texto me recordei que o segundo idioma do Brasil é Libras,
    a lingua do silêncio.
    Acredito que também para aprender a escutar temos que nos colocar em primeiro
    lugar o silêncio.
    Adorei seu post.
    Boa entrada de mês de outubro.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia de domingo e um excelente mês de outubro, com muita paz e saúde minha querida amiga Ane.

    ResponderExcluir
  23. Gostei do seu reflexivo texto, Ane.
    Te desejo um abençoado domingo.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  24. It would be great to attend a listening course
    https://www.melodyjacob.com/2023/10/8-accessories-you-need-to-complete-any-outfit.html

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir