segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Retro/Vintage 6



A fita cassete ou cassete audio, compact cassette ou simplesmente cassete é um padrão de fita magnética para gravação de áudio lançado oficialmente em 1963, invenção da empresa holandesa Philips. Em português, também é abreviado como K7. O cassete era constituído basicamente por 2 carretéis, a fita magnética e todo o mecanismo de movimento da fita alojados em uma caixa plástica. Isso facilitava o manuseio e a utilização, permitindo que a fita fosse colocada ou retirada em qualquer ponto da reprodução ou gravação sem a necessidade de ser rebobinada como as fitas de rolo. Com um tamanho de 10 cm x 7 cm, a caixa plástica permitia uma enorme economia de espaço e um excelente manuseio em relação às fitas tradicionais.

O audiocassete ou fita cassete foi uma revolução, difundindo tremendamente a possibilidade de se gravar e se reproduzir som. No início, a pequena largura da fita e a velocidade reduzida (para permitir uma duração de pelo menos 30 minutos por lado) comprometiam a qualidade do som, mas recursos tecnológicos foram sendo incorporados ao longo do tempo tornando a qualidade bastante razoável. Recursos como: novas camadas magnéticas (Low Noise, Cromo, Ferro Puro e Metal), cabeças de gravação, reprodução de melhor qualidade nos aparelhos e filtros para redução de ruídos.

Os primeiros gravadores com áudio cassete da Philips já eram portáteis, mas no final dos anos 70 com a invenção do Walkman pela Sony, um reprodutor cassete super compacto de bolso com fones de ouvido, houve a explosão do som individual.

Entre a década de 1970 e os meados da década de 1990, o cassete era um dos dois formatos mais comuns para a música pré-gravada, junto aos discos de vinil (compactos e LPs). A venda de conjuntos integrados (no Brasil, "3 em 1") com receptor FM, toca-discos para vinil e gravador cassete fizeram com que houvesse uma tremenda difusão nas fitas gravadas domesticamente: cada um podia fazer a sua seleção de músicas das rádios ou dos discos. Durante a década de 1980, a popularidade do cassete se manteve como resultado dos gravadores portáteis de bolso e dos reprodutores pessoais como o Walkman, cujo tamanho não era muito maior do que o do próprio cassete e que permitia a música ser levada "dentro do seu bolso".

Em muitos países ocidentais, o mercado de cassetes entrou em sério declive após o seu auge no final da década de 1980. Isto notou-se particularmente com os cassetes pré-gravados, cujas vendas foram superadas pela dos CDs durante a década de 1990. Muitas companhias fabricantes do audiocassete deixaram de produzi-lo no final da década de 2000, já que este tem sido fortemente desbancado pelos meios digitais com os reprodutores de MP3, cuja mídia pode ser um CD, cartão de memória ou DVD com um qualidade de som superior e maior duração.

Ainda que os gravadores digitais de voz atualmente sejam mais populares, os gravadores de cassete (e até mesmo microcassete) tendem a ser mais baratos e de qualidade suficiente para tomar notas em palestras, aulas, reuniões, etc. Ainda vendem-se em cassete audiolivros, mensagens religiosas e outros materiais falados. Enquanto que a maioria dos editores vendem audiolivros em CD, geralmente também oferecem uma versão em cassete a um preço mais baixo. Além disso, a produção dos cassetes continua em nichos musicais específicos, como músicos alternativos ("indies") e progressistas e para ensino de idioma em países como Coréia do Sul. Fonte: Wikipédia




Oi gente! Eu lembro demais das fitas K7. Usei muito as fitas de ferro e/ou cromo com diferentes tempos de gravação, como a C-60 e a C-90. Eu mesma fazia minha lista de músicas preferidas usando aqueles sistemas de som 3 em 1, ligava a rádio FM e quando ia tocar a música preferida eu já ficava de prontidão pra apertar o REC. Difícil era não gravar também a voz do locutor ou vinheta da rádio, afe... estragava a música! Kkkkkk... Até um dia deste eu ainda tinha meu mini-system, acabei doando, mas as fitas cassetes eu gostaria de ter guardado como recordação, mas infelizmente não guardei...

Vocês também usaram a fita cassete? 

PS: Acompanhando as notícias da guerra na Ucrânia e ainda sem querer acreditar. Ainda é tempo de parar com esta estupidez! 


Beijos nas bochechas!

27 comentários:

  1. Postando atrasada esta semana e em pleno carnaval...
    Bom carnaval e bom restinho de semana pra nós!

    ~(=^‥^)ノ /ᐠ。ꞈ。ᐟ\

    ResponderExcluir
  2. O saber nunca ocupou lugar. Grato pela partilha. Hoje é o CD quem manda no áudio visual
    .
    Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Ei Ane,

    Cheguei a ter um walkman e usava as fitas cassetes. Mas também nem sei que fim tiveram. Se perderam com o tempo.

    Bom recordar essas coisas.

    Um abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde de paz, querida amiga Ane!
    Usei muito sim.
    Atualmente ainda tenho uns DVDs... Os pendrives também...
    Temos outros recursos mais modernos, mas guardo de recordação alguns,pois têm valor afetivo para mim.
    É muita estupidez sim uma guerra a mais.
    Tenha dias de descanso abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
  5. Happy carnival to you. I used to have cassette tapes back in the 80s and 90s. We used to make mixed tapes. I had lots of them but gave them all away. Great memory, have a wonderful new week.

    ResponderExcluir
  6. Ane, sou jurássica...Lembro muiiiiiito bem dessas fitas,rs...Lindo teu post! beijss, bom carnaval mesmo em casa...chica

    ResponderExcluir
  7. Interesting that cassettes are out of date now

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ane!

    Um post muito completo. Vc pesquisou na Wikipédia e deu uma boa leitura.
    Minha mãe tinha muitas cassetes (aqui, em Portugal, cassete é do género feminino) e eu escutava com ela.
    Acho que ela comprava as canções da moda desse tempo. O CD surgiu mais tarde.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Respondendo à sua pergunta, eu nunca usei a fita cassete, mas minha mãe fazia várias gravações. Tinha um jeitinho especial.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  10. QUEREMOS PAZ E NÃO GUERRA!

    ResponderExcluir
  11. Que saudades das fitas cassete, belos tempos. O meu filho não vai saber o que isso é

    ResponderExcluir
  12. Uy que tiempos y si yo tambien las utilizaba. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  13. Boa semana Ane.
    Que bela postagem nesta volta no tempo para falar desta invenção, que tanto usei e ainda tenho elas comigo, mas sem tocador. Lembro que no carro usava o tal de Tojo, que era um trambolho que a gente retirava do painel, com medo de furto.
    Bela lembrança amiga.
    Gostei muito de ler as historias delas.
    Grato.
    Carinhoso abraço e que a paz seja possível lá no leste, pois tem sérios reflexos por aqui.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ane.
    Eu usei muito também. Lembro que gravava as musicas dos programas de rádio e entrava aquelas propagandas no meio, que ódio hehe. E quando enrolava a fita então? hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oh, I still have a few. Many are mix tapes I made. I think I have a stereo where I still have one, but I haven't used it in ages. Yes, making a tape was so therapeutic. I love recording NPR shows from time to time too. Who knows, they might come back, but doubtful.

    ResponderExcluir
  16. Loved a mix tape. Especially, from friends. Making them for friends. I do miss those days. Thanks for the memories..=) 💙💛

    ResponderExcluir
  17. Oh, those were the days. I have to wonder if I could make a mix tape anymore. Pray for Ukraine 💛💙

    ResponderExcluir
  18. i have a lots of vintage staff:D

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde minha querida amiga Ane. Obrigado pela matéria. Desejo um mês de março com muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom! Por acaso, ainda por estes dias fomos remexer nas cassetes guardadas num pequeno baú no sótão. Relíquias que podem ainda ouvir-se num aparelho leitor.

    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  21. Eu usei imenso. Excelente post.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Eu usei muito as fitas, e lembro de todos os "problemas" que davam e mesmo assim adorávamos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  23. Velhos tempos. Lembro bem dessa época!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  24. Você sempre nos brinda com interessantes postagens, Ane
    Gostei de ler.
    Está gostando do seu apartamento novo?
    Deve ter ficado lindinho.
    Excelente tarde.
    Um beijinho
    Verena.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ane!

    Continuação de boa semana. O fim de semana está próximo.

    Beijos e um dia feliz.

    ResponderExcluir
  26. Very interesting! I have cassettes and cassette player but it cant played. I think we save them as a good memo.

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir