sábado, 22 de maio de 2021

Minha casa sou eu

 


Sentir-se em casa é encarar de frente nossa alma, nossos sonhos, nossas angustias, nossos fracassos, dar um mergulho no mais fundo de nós. Não há nada mais íntimo no mundo que nossa casa. Minha casa em última instância sou eu. A palavra certa talvez fosse lar que soa meio piegas, mas nomeá-la não importa, você conhece bem seu sentido. E sabe que não faz a menor diferença se ela for grande ou pequena, simples ou luxuosa, rodeada por jardins ou pendurada no alto de um prédio junto ao trânsito de um viaduto.


Minha casa, isso é o que a torna única, é aquele lugar onde posso ser eu, sem disfarces, e só me mostrar as pessoas queridas; é onde me refugio quando o mundo parece ameaçador ou se me sinto triste, é o ninho que me acolhe e para qual sei que poderei sempre voltar não importa o quanto esteja longe, do outro lado do mundo.


A casa que moramos representa muito do nosso mundo interior. A fachada estaria relacionada a nossa aparência ou máscara, o telhado ou andar superior ao pensamento e ao espírito, os andares inferiores ao inconsciente e aos instintos. A cozinha, local onde se transformam os alimentos, ao lugar onde acontecem nossas mudanças psíquicas e as transformações alquímicas de nossa evolução. Não é a toa que as casas se parecem tanto com quem vive nelas.


Independente de sua riqueza ou simplicidade, há casas que nos passam a sensação de calor ou de frieza, de horizontes largos ou de confinamento, de descontração ou de formalidade, de futilidade ou de valores verdadeiros, de aconchego ou de rejeição. Pode ter certeza: quem mora ali é assim também. Vale mais o que a casa lhe fala ao coração que seu valor no mercado. Há algumas casas que neste mercado tem cotação baixa, pois o mercado não sabe nada daquilo que realmente tem valor, mas que se assemelham a um útero, tamanho seu poder de sedução. (Desconheço o autor)




Faz tempo que tenho este texto guardado, amo este texto, mas nestes tempos de pandemia ele ganhou um novo significado pois fomos obrigados a ficar mais em casa. Cá pra nós eu amo ficar em casa, mas até eu canso se passo tempo demais sem sair. Eu considero meu cantinho um refúgio, onde realmente fico a vontade e onde descanso da realidade ruim do lado de fora. E vocês? Gostam de ficar em casa? Ou não passam um dia sem sair, lembrando aqui os dias anteriores a pandemia? Concordam com o que diz o texto?

Beijos nas bochechas!
Cuidem-se!
PS: O "De Outro Mundo" está com os comentários abertos!

20 comentários:

  1. BOM DIA!

    BOA TARDE!

    BOA NOITE!

    😘

    ResponderExcluir
  2. Me encanto esta entrada y si soy de quedarme en casa escribiendo leyendo o simplemente descansado. Una entrada para reflexionar. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  3. Goodmorning Ane! Very nice and beautiful post. I wholy agree with you. Actually our homes and our families are our worlds.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida amiga Ane!
    Adoro minha casa e fico nela sem nenhum problema, com muito gosto. Inclusive, entre o mês passado e o mês que se finda, fiquei vinte dias sem ver lá fora sequer.
    Gostei de como o texto metaforiza a casa: útero. Perfeito!
    Tenha um domingo abençoado!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
  5. Mesmo para aqueles que gostam mais de sair, a casa é um lugar de importância vital. Fico pensando nos sem-abrigo e nas degradantes e indignas condições que enfrentam.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  6. Que lindo textos e nossa casa deve ser nosso aconchego...Mas na pandemia, esse tempo em casa tá foooooooooooogo! Louca pra voar as tranças,rs...Linda semana,beijos, chica

    ResponderExcluir
  7. Beautiful words! It's great to be where all your favorite books are and more. It doesn't have to be fancy, just comfortable.

    ResponderExcluir
  8. Loved this! Beautiful text! Of course, my place is a bit messy, but I kind of like it like that.

    ResponderExcluir
  9. Awesome post. Love it! Yes, sweet surroundings of comfort always help. Of courses, I like decorating my walls with left over memories too.

    ResponderExcluir
  10. Gostei de ler. Senti o beijo nas bochechas. Gostei.
    .
    Domingo feliz … cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  11. "Minha casa sou eu."
    Querida Ane, adorei o texto e identifiquei-me também, com tudo que o autor descreveu.
    Sinto-me bem em casa, passo dias sem sair sem problema algum. Gosto de a decorar, de a arrumar, de a ter acolhedora para quem vive nela, não para os demais !
    A nossa casa é o espelho da nossa alma, casas desarrumadas me fazem confusão.

    Grande beijinho nas bochechas, também para si ! :)

    ResponderExcluir
  12. Adorei a publicação :))
    -
    Fraquezas no sentido lato
    -
    Beijo e um excelente fim de semana

    ResponderExcluir
  13. É sempre melhor cantinho que gostamos de nos refugiar.
    Como diz o texto, seja onde for.
    Com todos comentadores , gostei também Ane .
    E. claro a minha casa é a minha cara rs
    beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  14. Muy cierto Ane. Nada como el hogar de cada uno. Este año por el covid hemos estado más en él. Pero cuando vamos unos días de vacaciones y volvemos siempre el entrar decimos ... Ay mi casita linda que gusto volver.
    Me encantó el texto.
    Buena semana. Cuídate.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  15. por ser reclusa, talvez eu seja suspeita para falar. ficar em casa é a coisa mais agradável do mundo, pelo menos para mim!

    Ps: Estou conhecendo o seu blog hoje. Gostei do design e pretendo ler os posts anteriores com calma quando tiver um tempinho.

    ResponderExcluir
  16. Minha casa, meu lar o meu ninho.
    Lindo texto e reflexão Ane.
    Nada como poder voltar ao nosso porto seguro e ser o que somos.
    Uma semana linda e leve para você.
    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  17. O texto é espectacular e a imagem linda.
    A nossa casa é o nosso refúgio e porto de abrigo. Não importa se é grande ou pequena, o importante é ser acolhedora e nela nos sentirmos bem e em paz. Adoro estar em casa.
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente! Em criança, os meus pais ensinaram-me uma expressão que eu repetia: "Nossa casinha, nossa brasinha".

    Boa semana!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir