quarta-feira, 26 de junho de 2013

Depois da viagem


Voltei!Estes últimos dias têm sido bem corridos,depois de minha super folga,que deu pra viajar,tive que trabalhar pesado e amanhã retorno aos plantões.Antes de falar da viagem,queria deixar registrado que estou feliz em ver as manifestações populares em todo nosso país,tirando a violência e o vandalismo que,tenho certeza,é coisa de bandido e delinquente, não é coisa de gente que só quer mudar as coisas erradas que existem no nosso país e que ninguém aguenta mais.Aqui em Natal teve manifestação na quinta passada,estão prometendo outra hoje ou amanhã,não sei bem.

Bem,saímos na sexta(21) a caminho de Currais Novos e Caicó,duas cidades do nosso interior.Currais Novos é conhecida hoje pela Carnaxelita, a maior micareta do interior do estado e pela atividade de extração mineral principalmente da xelita (mina Brejuí). A cidade se desenvolveu muito na época do começo da extração mineral.Foi lá que almoçamos.


Mina Brejuí

Partimos então pra Caicó,a maior cidade da região do Seridó,famosa pela festa da padroeira Sant'Ana que acontece em julho,famosa também pelos bordados típicos,que são realmente lindos,a culinária (o queijo é excelente) e também pelo seu singular carnaval.De lá,passando por cidades menores,fomos pra Mossoró.

A igreja principal de Caicó

O detalhe: a viagem toda foi embaixo de chuva,não muito forte,mas apertou mesmo já bem perto de Mossoró.Esta cidade,chamada a capital do oeste,fica situada entre Natal e Fortaleza,é uma cidade bem quente,que se destaca pela maior produção em terra de petróleo e sal marinho.Lá a água é naturalmente quente,inclusive existe lá um hotel (Thermas) que tem várias piscinas em diferentes temperaturas, a mais quente têm 50 graus e ninguém pode entrar,até porque ninguém aguentaria,né não?Bem,Mossoró tá crescendo bastante,se destacando pelo turismo cultural,com um dos maiores arraiás do nordeste (fomos ver o Mossoró Cidade Junina),pelo primeiro voto feminino do país e também por ter libertado seus escravos 5 anos antes da lei áurea e claro pela resistência ao bando de Lampião cangaceiro;é justamente esta história que é contada na "Chuva de bala no país de Mossoró" dentro da cidade junina.No mais,fomos conhecer a praia dos mossoroenses,Tibau do Sul bem pertinho da divisa com o Ceará.


A igreja de Santa Luzia em Mossoró ainda com as marcas de bala.

Uma das coisas que mais gostei nesta viagem foi conhecer o lajedo de Soledade,situado em Apodi, um dos sitios arqueológicos mais importante do Brasil.Localizado numa área de um quilômetro quadrado de rocha calcária, do período paleolítico, o Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores de cal da região. Mas a intervenção de geólogos da Petrobras e dos próprios moradores do distrito do Lajedo, no início da década de 90, acabou salvando este sítio.

No lajedo, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte encontraram fósseis de animais pré-históricos, como o bicho-preguiça e tatus gigantes, mastodontes e tigres-de-dente-de-sabre que viviam no Nordeste no período Glacial, além de pinturas rupestres.



São vários os painéis dessas pinturas ainda preservadas que se encontram no leito de um rio seco, que podem ser observadas em visitas acompanhadas por guias. Segundo pesquisadores, os desenhos dessas pinturas teriam sido feitos por índios que habitavam essa região no período pré-histórico. Há 90 milhões de anos, toda a área era coberta por um mar raso que, ao recuar, relevou uma grande extensão de rocha calcária.


 O lajedo é constituído por uma área de rocha calcária que sofreu a erosão da água das chuvas, abrindo um mini cânion com cavernas e fendas onde estão gravadas as pinturas rupestres, representando figuras de espécies que seriam araras, papagaios, garças, lagartos e formas geométricas. Já foi tema de documentário de 30 minutos na BBC de Londres. Ocupou páginas de revistas e jornais de circulação nacional e internacional. Foi tema de inúmeras reportagens na TV e em vários outros veículos de comunicação do Brasil. É fonte inesgotável de conhecimento científico para centenas de pesquisadores, inclusive as mais respeitadas do mundo. Recebe, por mês, até 700 visitantes, dos quais 90% são estudantes e professores.

 Chegamos na segunda lá pelas 4 da tarde.Amei a viagem!Como em Julho tenho 15 dias de férias,já estou planejando outra!Vou parar por aqui porque o post tá enorme!Ah sim!Vou fazer minha seleção dos jogadores mais bonitos da copa das confederações!Me aguardem!

 Fui!Beijos nas bochechas!

21 comentários:

  1. Lindo tudo e quanta história ao vivo viste de perto,não? Vale muito isso!

    beijos,chica e também estou achando um saco esses porretas baderneiros que se infiltram pra destruir.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Ane :)
    Sua viagem parece que foi ótima.
    Adorei ler sobre os lugares por onde passou,
    e as fotos achei muito legais.
    Pensei que fosse esquecer dos jogadores bonitos!
    Tô aguardando sua seleção. \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. ahhhh com certeza a prox vez eu irei me esconder na sua mala rsrs... eu tbm concordo com as manifestações, porém o que me entristece é o fato de que os marginai estão pegado "carona" no movimento e aproveitando para depredar o patrimonio publico, praticar roubos e causar desordem. mto obrigada por ter retriuido o carinho lina... beijos!

    ResponderExcluir
  4. Uau! Que maravilha de viagem! E que bom que você compartilhou toda essa cultura com a gente! Nosso país não é só grande em território, não... por onde a gente andar tem cultura, beleza, curiosidades...Ah, meu Deus... pena o serviço acumulado na volta, né? Ninguém merece! Mas daqui a pouco, férias! Ô coisa boa! Bjks Tetê - Manancial

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane!Que viagem gostosa!Adorei seu texto e as imagens que trouxe pra gente.Lindo Lajeado de Soledade,deve ser muito interessante!bjs,

    ResponderExcluir
  6. Querida Ane! Tudo bem?
    Que bela viagem vc fez! Vc precisava destes dias pra se distrair,né?
    Eu ainda estou bem triste com a partida da Pipinha!
    Mas,hoje resolvi tomar coragem e postar! Postei uma receita de Torta Diet ,que tenho feito muito ultimamente!
    Passe pra ver!
    Bjinhos no Caração,
    Mary Am.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia minha doce amiga Ane!

    Tudo bem com você?
    Que lugar lindo! Bem próximo da natureza, né? Bem que fez curtir novos ares nesse período tão triste que está passando. Força, tá?
    Às vezes tenho vergonha de dizer que sou brasileira. O povo já está misturando as coisas e destruindo até comercios que não tem nada a ver com a história. Uma lástima :(

    Obrigada pelo carinho e tenha um excelente final de semana!
    Beijinhos no coração... TATIANA BERTOLIN

    casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz em perceber que certas pessoas, como nós,
    têm a capacidade de reconstruir para recomeçar.
    Isso é sinal de garra e de luta, é saber viver, é tirar o
    melhor de todos os passageiros.
    Agradeço a Deus por você fazer parte da minha viagem,
    e por mais que nossos assentos não estejam lado a lado, com certeza,
    o vagão é o mesmo.
    Agradeço a você por sua amizade tão especial,
    e por me fazer sentir que sou alguém
    com quem você se importa.
    Deus abençoe poderosamente seu final
    de semana.
    Beijos no coração afagos na sua Alma:Evanir.

    ResponderExcluir
  9. OI ANE!
    FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE ESTÁS BEM E QUE ESTA VIAGEM TE FOI BENÉFICA.
    ENQUANTO LIA FIQUEI PENSANDO O QUANTO NOSSO PAÍS É MARAVILHOSO, COM TODAS ESTAS DIVERSIDADES E BELEZAS EM CADA CANTO QUE SE VÁ.
    ATRAVÉS DE TEU RELATO CONHECI UM POUQUINHO DE TUA REGIÃO, POIS PELO QUE ENTENDI FOSTE PARA O INTERIOR DE TUA CIDADE QUE É NATAL,CAP. DO RIO GRANDE DO NORTE.
    TAMBÉM FIQUEI ENCIUMADA POR FALARES EM CALOR, AQUI NO SUL, ESTAMOS NO AUGE DO INVERNO, FRIO MESMO, SABES QUE SOU DE PORTO ALEGRE, CAP. DO RIO GRANDE DO SUL, NÉ?
    FICAMOS SABENDO UM POUQUINHO MAIS UMA DA OUTRA E ACHO ISTO MUITO BOM, POIS AO TROCARMOS, FICAMOS CONHECENDO MAIS DAS PESSOAS QUE ATRAVÉS DOS BLOGS PASSAMOS A CONHECER E A ADMIRAR.
    QUANTO AO JOGO, TENHO ANDADO COM BASTANTE VISITAS E AGORA QUANDO ME PERGUNTASTE SOBRE ELE, LEVEI UM SUSTO, MAS, VI QUE ELE ESTÁ LÁ, BEM BONITINHO NOS MEUS FAVORITOS, ASSIM QUE PUDER VOU VER SE GOSTO.
    ABRÇS AMIGA E FICA COM DEUS.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Ane , recebi seu recadinho :) Obrigada por vc nao me esquecer!
    Tb nao esqueci de vc, só q com a correria do colegio + aula de piano...teclado fica complicado ficar na net!
    Belissimas as fotos ... e cada foto uma historia..D+!
    Ane olhei a fotinho da Leti ?? pq eterna saudade?? pq vc viajou e ela ficou ??
    Ganhei um gatinho ...ele eh mto fofinho , mamy e meu tio pegaram na rua abandonado, vou enviar fotinho dele p vc..procurando endereço do seu e-mail!
    Fique com Deus..e um fds abençoado!
    Bjinhux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aliny!Que bom ver vc por aqui!É porque Leti foi embora pra o céu dos gatos,não tinha mais o que fazer,ela estava velhinha e doentinha...Cuide bem do seu gatinho!Beijão!

      Excluir
    2. Meu e-mail:
      sulanemacedo@gmail.com

      Excluir
  11. Eskeci de te falar..sua Lay eh belissima..e seu blog tah mt lindo..Aquele cantinho do Recado eh showwwwwww..

    Bjinhux

    ResponderExcluir
  12. amiga que legal viajou e aproveitou bastante
    feliz por ti amiga
    lindo fim de semana bjs

    http://palavrasdemenina2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O CAVALEIRO NEGRO esteve aqui a saber as novidades. e deixar um parabens. pela criatividade neste blog. Pessoas como voce deixam este mundo virtual mas alegre. Parabéns. tambem estou retornando e deixo meu convite a me visitar no blog: www.ocavaleironegro.zip.net. bom final de semana e fica em paz. bye

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane!
    Que viagem maravilhosa deve ter sido. As fotos são excelente. Os lugares parece fantástico.
    O novo visual do blog ficou muito bonito.
    Desejo sua semana seja de muitos sonhos realizados, dias excelente!
    Abraços!
    Tem atualização

    ResponderExcluir
  15. Você fez um belo passeio e aprendi com suas informações e imagens, porque não conheço a região.
    Estive ausente dos blogs, razão da demora para visitar você. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane! Que problema isso de você não conseguir atualizar... Eu nem imagino o que seja, não entendo nada de html e, pelo que a Tati falou, o daqui do blogspot é super complicado! Tomara que apareça alguém que saiba mexer! Você já tentou atualizar usando o Google Chrome? Eu visito alguns blogs que só consigo comentar através do Google Chrome! Se ainda não tentou, experimenta! Tá de féria, aproveita pra fuxicar! rs...rs...rs... Vou passar seu e-mail para a Aliny. Eu não tive coragem de falar da Leti pra ela... Um mês... Esse gatinho que a Aliny adotou é um amor! Ela vai te contar... ele obedece, vai pra o castigo... muito engraçado! Quando brigam com ele, ele fica magoado e vai sozinho pra o castigo! Você não tem vontade de adotar outro? Tem tanto gatinho precisando de carinho... a maioria das pessoas quer cachorro e os gatos ficam mais tempo aguardando adoção. Por aí não tem feira de adoção? Eu fui numa em Rio das Ostras e fiquei doida com aquelas carinhas carentes, uma vontade de trazer todos pra casa... Boas férias, viu? Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  17. Ane... voltei porque estava atualizando o Avaliando a Vida e lá em cima apareceu o aviso de erro que nem o seu, mas quando eu coloquei o título do post ele sumiu e eu salvei o post! Experimenta isso! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  18. Oi Ane,boa noite,
    Quanto ao erro que aparece:'required field must not be blank',
    a Tetê tem razão,é só vc colocar o titulo na postagem aí sim é possível salvar.
    Isto também está acontecendo no meu blog.
    Ah,desistiu de fazer a seleção dos jogadores mais bonitos da Copa das Confederações?!?
    Pra mim são dois:Fred (Brasil), e Jesus Navas (Espanha).
    E não creio que houve 'jogo comprado' !!
    Até o próximo post amiga!
    bjs :)

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir