terça-feira, 9 de abril de 2024

Passeio de férias


Depois de muito tempo, eu retornei ao Município de Arez/RN, terra da família de minha mãe. Lá vem história! A Igreja Matriz de São João Batista e o antigo Convento foram construídos pelos Padres Jesuítas. Considerada uma das igrejas mais antigas do Brasil, foi fundada em 1659. Esses dois prédios foram usados como sede da missão de São João Batista dos Guaraíras, lugar de catequização dos indígenas da região. A partir da expulsão da Companhia de Jesus dos territórios coloniais portugueses, em meados do século XVIII, o templo católico passou a ser a Igreja principal da paróquia, que compreende atualmente os territórios do município de Arez e Senador Georgino Avelino. O Barroco é o estilo que predomina nas duas construções. Dentro dos conjuntos arquitetônicos, o visitante encontra altares de madeira, lavabos e pia batismal de pedra sabão e imagens originais, esculpidas nas antigas oficinas jesuítas. A Santa Coluna, antigo Pelourinho, situada bem em frente da igreja, foi instalada em 1760. Sua construção ocorreu para marcar a fundação da Vila de Arez. Com a inauguração desse monumento o território deixou de ser um aldeamento e passou a possuir autonomia administrativa a nível local. O canhão da praça cívica, que não aparece na foto, como costumeiramente é chamado, é uma das peças mais antigas conservadas e que representa um pouco do passado colonial de Arez. Ele foi uma das armas usadas pelos holandeses para compor o forte da Ilha do Flamengo, entre 1634 e 1652.     


No mapa, a lagoa e a ilha, perto da estrada entre Arez e Sen.Georgino Avelino.

       Há uma lenda na cidade que, na década de 1950, depois de umas escavações na Ilha em busca do ouro deixado pelos holandeses, dois canhões foram encontrados, sendo um deles o que permanece na praça até hoje, o outro desapareceu. Outra lenda contada pelos seus moradores mais antigos, fala da existência de um túnel subterrâneo de cinco quilômetros, construído pelos holandeses. O mesmo começa da Igreja e vai até a Ilha do flamengo, localizada na lagoa de Guaraíras. O tal túnel foi construído para facilitar a fuga dos holandeses dos frequentes ataques dos Portugueses.


A Lagoa de Guaraíras é um braço de água que tem 12 quilômetros de extensão. Sua biodiversidade é de uma riqueza extraordinária. A vegetação é predominantemente de manguezais. Diversos tipos de peixes, crustáceos e moluscos são encontrados em seu território, fazendo com que a atividade pesqueira seja intensa entre a população local. Desde o início do século XVII, os portugueses e holandeses já relatavam e desenhavam em seus mapas a lagoa de Guaraíras e sua importância para os povos indígenas da localidade.


A Ilha do Flamengo é um belo atrativo turístico natural de Arez, localizada na Lagoa de Guaraíras, no distrito de Cercado Grande, cerca de 4 km do centro da cidade. Ela mede 25.000 metros quadrados de terra. Além da enorme beleza natural, a ilha é um lugar de interesse histórico, tanto para Arez, quanto para o Brasil e para a Holanda. Possui este nome devido ao fato dos holandeses terem morado, onde hoje é o Município de Arez, entre 1634 e 1652, e terem construído nessa ilha um Fortim. Nela houve, pelo menos, na luta por domínio do local, quatro batalhas importantes entre Portugueses e Holandeses.

Na ilha ainda é possível ver os fragmentos do forte deixado pelos holandeses, no século XVII; e também um monumento em memória da batalha entre Portugueses, Indígenas e Holandeses, construído, em meados do século XX, a pedido do maior Historiador norte-riograndense, Câmara Cascudo. (Fonte: Site da Prefeitura de Arez)


Nesta foto é possível ver, depois da vegetação e da lagoa, as dunas e uma pontinha do mar, lá no outro lado, é a praia de Malembar. Foto tirada no Mirante Santo Antônio Achado (EcoParque Guaraíras).


Esta imagem de Santo Antônio fica ao lado da estrada, onde há uma ponte de madeira por sôbre a mesma, escadas e um mirante. E pra completar, abaixo, a foto da casa dos meus avós maternos que atualmente está fechada. 


Nossa...tenho muitas lembranças daí, quando a gente ia visitar nossos avós, tias e primos.

Este foi um dos passeios das férias, que ainda não terminou, graças a Deus!

Beijos nas bochechas! 

21 comentários:

  1. Muito lindo lugar e realmente tem história e histórias! Vale a pena! Bom passear assim!Adorei te ler e as fotos lindas! Boa continuação! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Such a rich history! Love the photos! Great to hear about your family and who you know there. I hope you are having a beautiful vacation.

    ResponderExcluir
  3. So inspiring! Great to hear of how this country was founded upon and the Dutch connection! Thanks so much for the lovely post. All the best to your adventures this holiday!

    ResponderExcluir
  4. So fascinating. Great to see that statue too. Wow, I didn't think of going so far back in centuries like this. Very interesting. Some great photos too!

    ResponderExcluir
  5. Es un lindo lugar. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  6. Ola Ane!
    adorei seu lindo passeio pela casa de sua mae e avos, cuantas lembrancas...! voce me deixou com saudades tambem.
    Beijos e abrazos, querida amiga!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Ane
    Passear é bom demais, faz bem ao coração, obrigada por compartilhar, abraços.

    ResponderExcluir
  8. Aproveite muito o passeio, Ane
    Um beijinho para você
    Verena.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo passeio!
    Continuação de boas férias!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Curioso, parece aqui em Portugal, algumas casas em regiões mais marítimas são perecidas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Ane, que postagem de tirar o fôlego! Tão elucidativa! Fotos maravilhosas, lendas e hitórias que foram guardadas com zêlo! Acredite, na entrada da cidadezinha onde nasci, tem um Santo Antônio gigante assim, olhando para ela. Senti saudades, pois há anos que não volto pra lá. Amei a cor da casa dos seus avós maternos, pena estar fechada. A casa dos meus avó maternos nã existe mais. Fizeram um parque aqúatico imenso. Quando fui lá rever, não sei o que senti, aliás, senti um misto de tristeza e minha infância apagada daquele lugar, mas não na minha memória! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Que belas ilhas! Que lindas paisagens!...
    Fiquei presa à leitura... Gostei de ler e saber...
    Encontrar Sto António por aí, é sempre emocionante.
    Férias muito felizes. Um par de beijocas.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  13. Gostei de saber deste município no RN e fui até o Google para ver o oculto canhão. Belas imagens da cidade e li algumas particularidades da Arez.
    Bom da blogosfera é isso Ane, a gente ser motivado a ver mais.
    Belo passeio com todas as lembranças boas de um tempo feliz na simplicidade.
    Abraços com carinho e feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  14. Great history! Thanks for the beautiful photos. Have great vocation to you dear friend. Greetings.

    ResponderExcluir
  15. Tatil görsellerinize bayıldım. Adanın sakinliği ve temiz havası ilgimi çekti. Görmek isterdim. 😊

    ResponderExcluir
  16. Lindos olhares acompanhados das devidas informações.
    Que linda a casa da sua avó, uma pena estar fechada.
    Um belo passeio, por um local lindo e cheio lembranças.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Ane,
    Que linda aula de história! E que belas memórias dos lugares onde certamente foi muito feliz! As fotos são de cortar o fôlego de tão bonitas! Bela postagem!
    Bom fim de semana! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Olá Ane!

    Gostei muito de conhecer a terra da família da sua mãe! Uma bela terra cheia de histórias e cheia de natureza!

    ResponderExcluir
  19. Olá Ane!

    Gostei muito de ficar a conhecer a terra da sua mãe! Uma terra cheia de histórias e natureza!

    Esses túneis que falou que os holandeses fizeram, são uma técnica que foi usada muito aqui na Europa. Muito inteligente da parte deles para se precaverem dos ataques dos portugueses.

    Ainda bem que as suas férias ainda não acabaram, na verdade... nunca deveriam acabar, não é mesmo? 😅

    Pelo menos era bom que assim fosse 😁

    Abraços 🤗

    ResponderExcluir
  20. Incrível esse passeio. Fiquei com vontade de fazer também.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir