domingo, 15 de setembro de 2024

Ilustrações que adoro - Armandinho


- Amar não é egoísmo nem posse.
-Nem satisfazer a própria vontade.
-Amar é querer bem ao outro: é generosidade.

Armandinho é um menino de cabelo azul que tem um sapo de estimação e que, com humor e inocência, convida os leitores a refletir sobre a vida. O personagem é fruto da mente criativa de Alexandre Beck, ilustrador catarinense de Florianópolis. As tirinhas de Armandinho surgiram enquanto Alexandre trabalhava no jornal Diário Catarinense, em 2010. O ilustrador precisava de três histórias de quadrinhos para uma matéria para o dia seguinte. O personagem, que à época não tinha nome, já estava desenhado, bastou desenvolver a história e publicar.


- Estamos sempre aprendendo...sempre!
- Mesmo sem querer...mesmo sem perceber.
- Muita coisa a gente devia desaprender.

O nome do personagem surgiu através de um concurso no mesmo jornal. As pessoas sugeriram nomes e deram a justificativa, e Armandinho, segundo o leitor que venceu, é porque ele sempre está armando algo. Além do personagem, a tira do Armandinho possui outros personagens fixos: a irmã Fê, o pai e a mãe (que são representados apenas pelas pernas) e o sapo, seu bichinho de estimação.


- Fê,o meu pai é procurador!
- Desde quando?
- Acho que desde sempre!
- Querida você viu os meus óculos? Já procurei por tudo...

A ingenuidade e a simplicidade do garoto vêm conquistando milhares de fãs, ele questiona a realidade do mundo adulto. Em sua página no Facebook já são 1 milhão de seguidores. Já foram publicadas várias revistas em quadrinhos do personagem, a revista número 0 em 2013 e a última, o número 8, em 2016.


- Parece um desenho de criança...
- Puxa...achei que você fosse gostar...
- Eu adorei!
- Os adultos que conheço não têm tanta imaginação!

Com poder de empatia, o garotinho de cabelos azuis atrai cada vez mais seguidores preocupados com a valorização dos direitos e com outras questões importantes, como a preservação do meio ambiente. “Eu não quero que meu trabalho seja visto como entretenimento, porque as tirinhas não são um fim. Elas são um meio para conscientizar as pessoas sobre questões que importam”.


- Qual profissão você gostaria de seguir, Pudim?..
- Fácil! Eu...
- Se todas recebessem os mesmo salários...
- A mesma valorização, o mesmo respeito?..

O traçado limpo e os diálogos curtos são apenas alguns dos motivos que conquistam leitores para as tirinhas do Armandinho. “Pelo fato do personagem ser criança, acaba sendo visto também por crianças e os adultos costumam se identificar com ele, porque o lêem como se fosse um filho, um sobrinho. É bacana que o Armandinho consegue conversar com todo mundo, o que talvez não acontecesse se fosse um personagem adulto, por exemplo”, afirma Beck.


- Claro que é minha mãe de verdade!
- Ela cuida de mim, me ama, me ensina, me educa...
- Se eu cresci na barriga dela ou não... 
Pra mim não tem a menor importância!
(Fonte:Net)

Oi gente! Eu adoro este personagem bem brasileiro, o Armandinho é inteligente, questionador, ele faz você pensar, ele quer um mundo melhor. Já coloquei várias vezes estas tirinhas nos posts e minha intenção sempre foi fazer um post sobre o personagem. Aqui está! O que acharam?

Boa semana! Beijos nas bochechas!

9 comentários:

  1. Lindas ilustraciones son muy tiernas. Te deseo una buena semana.

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga Ane,
    Onde houver bom humor, eu estarei lá!
    Gosto muito das “tirinhas” e elas foram muito importantes, numa época em que os jornais impressos faziam parte das nossas vidas, sendo um dos poucos meios de comunicação.
    Um beijo e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. É mesmo um amor esse garotinho e suas falas...Gosto de ver! Linda semana, beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o Armandinho.
    Pelos exemplos que publicou, fiquei fã. Vou procurar mais.
    Obrigado pela partilha.
    Boa semana querida amiga Ane.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Personagem e quadrinhos deliciosos.

    Boa semana, amiga.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ane!
    Desconhecia, completamente, o Armandinho, mas as ilustrações dele são uma maravilha.
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Um personagem doce e bem humorado. Gostei da tirinha.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. 'Amar é querer bem ao outro: é generosidade." muito boa citação,Anne
    E adoro as tirinhas , sempre gostei de procurar nosjornais diários as tirinhas.
    Esse Armandinho é da Paz. Gostei dele!
    abraço amiga boa semana

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir