segunda-feira, 25 de março de 2024

RetrôVintage - Velocípedes


Palco de brincadeiras e diversão para as crianças, os triciclos fizeram parte da infância de muitas pessoas que hoje são adultas. Entretanto, o que hoje chamamos de triciclo trata-se de um veículo de três rodas, com aparência semelhante à de uma motocicleta. Seu nome tem origem grega, onde “tri” significa três e “ciclo” significa círculo ou roda.

Antigamente, por volta do século XVII, os triciclos eram usados como meios de transporte. Porém, esses veículos se popularizaram no Brasil somente em 1978 e eram muito usados pelos famosos. Todavia, antes disso algumas marcas de brinquedos, devido a fama desses automóveis, passaram a reproduzi-los para as crianças.

Atualmente existem diversos modelos de triciclos e eles ainda fazem a alegria da criançada. Além do mais, muitas opções de brincadeiras, individuais ou grupais, podem ser criadas com a ajuda desses brinquedos. Por dependerem da força humana para saírem da inércia, as crianças precisam fazer um certo esforço para se deslocarem utilizando esse brinquedo. Dessa forma, esse estímulo é fundamental para aperfeiçoamento de capacidades como: coordenação motora, agilidade e flexibilidade. Além disso, a brincadeira estimula o gasto de energia! (Fonte:Net)


Essa foto antiga foi tirada por volta dos anos 1980 no quintal lá de casa, sim, eu tinha um velocípede e adorava andar com ele, pra cima e pra baixo. Na foto não dar pra ver, mais ele era branco e lilás, eu estava de camiseta e shorts, com o cabelo amarrado em um "rabo de cavalo" que também não aparece na foto. A qualidade da foto não é boa, mas é uma lembrança maravilhosa.

E vocês? Alguém teve um velocípede?

Como só voltarei a postar depois da semana santa, quero deixar meus votos de...

Beijos nas bochechas!

28 comentários:

  1. Eu nunca tive... Assim, já casada tirei os atrasos e voaaaaaaaaaaaava com os filhos nas bicicletas da vida,rs E voaaaaaaaaava mesmo, eles que o digam... Sempre tinha um que saltava fora da minha carona,rs... Linda foro, bela recordação! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de Paz, querida amiga Ane!
    Tive um jipinho que meu padrinho me deu. E lá tinha eu que carregar os pequenos junto...
    Ainda com minha bonequinha nos braços
    Que lembrança boa você me trouxe!
    Mais filhos tiveram motoqueira.
    Mais tarde, comprei um jipinho para o netinho.
    Tenha uma Santa Semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vergonha, nem bicicleta eu tive. Rsrs. (sou meio burra, mesmo. Quando me perguntavam o que eu queria de presente eu gritava; livro!!!! Qual criança gosta mais de livros do que de bicicleta além de mim? Ninguém. Um dia, talvez culpe minha avó, que lia para eu dormir e quando acordava, lá estava vovó com um copo de suco em uma das nãos e um livro, já aberto, na outra. (vó, te amo!)

      Excluir
  3. Que épocas. te deseo una linda pascua. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Fotoğraftaki çocuk çok tatlı. 😊

    ResponderExcluir
  5. Amiga Ane,
    Quem nunca capotou num desses velocípedes e depois teve que passar aquele “Merthiolate vermelhão” na ferida, com aquela “espátula de plástico do capeta”, não teve infância. 😂😂😂
    Eu gostei da tua resenha.
    Abraços e feliz semana de Páscoa!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa lembranca, que beba linda Ane!! tao doce e amorosa, cheia de sonhos em seu triciclo magico!! 。.。:∞♡*♥
    Feliz Semana Santa, querida amiga 。.。:∞♡*♥

    ResponderExcluir
  7. Thanks for the lovely photo and more. Wishing you a great Holy Week.

    ResponderExcluir
  8. Such a delightful post! 🩷🩷🩷🩷🩷🩷

    ResponderExcluir
  9. Oh, I remember those tricycle days. Fun times! All the best to a joyful week!

    ResponderExcluir
  10. Tive uma bicicleta na infância que adorava...
    Um Dia de Páscoa santo, feliz e docinho.
    Beijos
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  11. Tive a minha bicicleta na infância e seus respetivos trambolhões... Adorava a velocidade...
    Uma Páscoa feliz (e docinha) 🌿🌷
    Beijinho
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  12. Wishing you a beautiful Holy week of celebrations! Thanks for the nostalgic post!

    ResponderExcluir
  13. Querida Ane,
    Eu me lembro vagamente na minha infância que eu tive um triciclo por volta dos meus 5 ou 6 anos, mas infelizmente não tenho foto dele. No final dos anos 70 quando eu tinha essa idade não era muito fácil e nem barato tirar fotos, nessa época a minha família não tinha condições pra isso. Mas eu gostava bastante de andar no triciclo, era bem divertido. Aproveito para te desejar uma Feliz Páscoa!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Muito linda!
    Nunca tive um triciclo :(

    Beijinhos e votos de um Feliz e Santa Páscoa!

    ResponderExcluir
  15. .
    Uma Páscoa com saúde e Paz... || Desejo que todos tenhamos uma Santa e Feliz Páscoa, extensivo a todos os nossos, e vossos Familiares e Amigos. Saúde e Paz para todo o Mundo, que bem precisa.||
    .
    Fraterno Abraço

    ResponderExcluir
  16. Você perguntou se hoje entendo a “moral da história”. Eu mentiria se dissesse que sim, que entendo, quando, na verdade, entendo coisa nenhuma. Segundo diz meu avô, eu sou meio “lesada”. Pior é que sou mesmo, mas conversando com um, conversando com outro a gente acaba entender. rs
    Feliz páscoa para a senhora também. Um beijo e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo passa rápido, não é mesmo. Já esqueci quando foi a páscoa rsrs
      Bju!!!!

      Excluir
  17. i adore those kind of old photos;)

    ResponderExcluir
  18. Eu tive um triciclo, mas nunca andei de bicicleta.
    Adorei a foto, uma ternura ❤️
    Beijinhos e uma Páscoa muito Feliz 🐣 recheada de paz, saúde e coisas docinhas.

    ResponderExcluir
  19. Oi Ane,
    Eu não tive um triciclo oh!
    Mas tive muitas bonecas, e por falar em bonecas é o que você parece nessa foto kkk
    Aproveito para lhe desejar uma Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  20. P assagem para a vida
    A luz de Cristo Jesus
    S eja nossa guia
    C om amor por todos nós
    O amor venceu, enfim
    A vida ganha novo tom

    Abençoada Páscoa, querida amiga Ane!
    Beijinhos pascais

    ResponderExcluir
  21. Happy Easter. Oh, I wish I had a motorcycle that was a tricycle..then I might hit the road..hehehehe...all the best to your lovely creativity!
    Caitlin&Megan
    Ivy
    Ellie
    Holly&Stevie
    Cherry Blossoms

    ResponderExcluir
  22. Qué guapa foto, ya eras toda una deportista.
    Felices Pascuas para ti y los tuyos, Ane.

    ResponderExcluir
  23. Oi Ane,
    Nunca tive um tricíclo, mas gosto até hoje!
    Mas os sobrinhos aqui de casa tem.
    Vi que atualmente já fizeram alguns super equipados para adultos.
    Boa entrada de mês de abril.
    janicce.

    ResponderExcluir
  24. Great article, memorable and vintage bycycle. Success for your blog

    ResponderExcluir
  25. Também tinha um. Incríveis e memoráveis lembranças.
    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir