sábado, maio 28, 2016

As janelas da alma...

1) Humanos e cães são os únicos seres de que se tem notícia a procurar evidências visuais nos olhos de outro indivíduo. Porém, os cães só fazem isso com os humanos.
2) É impossível espirrar de olhos abertos.
3) As pupilas dilatam e podem chegar a aumentar até 45% quando você olha para alguém que ama.
4) Todos os bebês nascem daltônicos, ou seja, eles não têm capacidade de distinguir cores.
5) Nossos olhos conseguem diferenciar 500 tons de cinza diferentes.(Pensei que eram apenas 50 tons de cinza!!kkkk....)
6) 1 em cada 12 homens é daltônico.
7) Por baixo do pigmento marrom, os olhos castanhos são azuis. Existe até mesmo um procedimento a laser capaz de fazer com que os olhos castanhos passem a ser permanentemente azuis.
8) Existem pessoas que nascem com um olho de cada cor – esse fenômeno se chama heterocromia.
9) Enquanto a maior parte do nosso corpo precisa de algum tempo para alcançar seu melhor desempenho, os olhos estão prontos e ativos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
10) Os músculos que controlam os olhos são os mais ativos do corpo humano.
11) Enquanto uma impressão digital tem 40 características únicas, a íris tem 256. É por isso que os mecanismos de escaneamento e reconhecimento da íris são mais seguros do que o de digitais.
12) O músculo que nos faz piscar é o mais rápido do corpo humano. Uma piscada dura entre 100 e 150 milissegundos e é possível piscar 5 vezes em um segundo.
13) Quando vemos alguém pela primeira vez, a troca de olhares ideal dura cerca de 4 segundos. Esse tempo é suficiente para perceber qual é a cor dos olhos do outro.
14)  As pessoas cegas conseguem enxergar em seus sonhos, desde que elas não tenham nascido com essa condição.
15) Os olhos utilizam aproximadamente 65% da atividade do cérebro, o que é mais do que qualquer outra parte do corpo.
16) As imagens são enviadas para o cérebro ao contrário e de ponta cabeça.
17) Uma pesquisa comprovou que, durante uma forte depressão, as pessoas enxergam menos contraste, o que faz com que as cores pareçam mais pálidas.
Retirado do site: Megacurioso
*****************
Gente, meus posts tão ficando bem grandes, mas acreditem já encurtei, tudo que ficou achei interessante demais pra retirar... Nossos preciosos olhos são o tema da vez na BC da Chica:
Minhas frases:
Cuide muito bem de seus preciosos olhos.
Olhos: as janelas da alma e coração.
Seus olhos fixos nos meus... Afe! Arrepiei!
Somos as meninas dos olhos de Deus.
***********
Fui!Beijos nas bochechas!

sábado, maio 21, 2016

A caneta esferográfica


Num dia qualquer de 1937, o então revisor tipográfico Laszlo Biro, de 36 anos, foi à oficina do jornal em que trabalhava em Budapeste, na Hungria, para corrigir provas de página. Por acaso deteve-se a observar o funcionamento da rotativa. Chamou-lhe a atenção a maneira pela qual o cilindro se empapava de tinta e imprimia o texto nele gravado sobre o papel. 
Havia alguns anos, Biro sonhava criar uma caneta que não borrasse ou cuja tinta não secasse no depósito. Assim, ao observar a rotativa ocorreu-lhe que seria possível fabricar uma caneta baseada no mesmo processo, ou seja, que permitisse escrever por meio de um cilindro cheio de tinta. Com o irmão Georg, que era químico e o ajudou a conseguir uma tinta adequada, e o amigo Imre Gellért, técnico industrial, Biro levou adiante o projeto da revolucionária caneta. 

Após meses de trabalho, os três conseguiram criar um modelo em que a tinta molhava uma bolinha de aço por meio da pressão de um pistão de rosca sobre o reservatório de tinta. Surgia assim a caneta esferográficil - um dos inventos mais bem-sucedidos deste século, que como poucos se incorporou à vida diária de muitos milhões de pessoas.

Pode-se dizer que no mundo de hoje quem escreve, escreve com esferográfica: as clássicas, elegantes canetas-tinteiro de outrora são usadas apenas por uma minoria, até por uma questão de preço. Mas Biro teve de trabalhar muito para superar os inconvenientes da primeira versão de seu invento. A princípio, de fato, quando a pressão sobre o corpo da caneta era muito forte, a tinta e a bolinha de aço eram atiradas longe. De qualquer forma, já em 1938, a caneta esferográfica estava patenteada...

Uma boa esferográfica deve movimentar-se em todas as direções - algo que a pena da caneta-tinteiro não consegue. Ao deslizar pelo papel a esfera se move e suga a tinta do tubo que fica dentro do corpo da caneta. Para que a tinta não saia além ou aquém do necessário é preciso que a distância entre a esfera e a ponta metálica tenha a precisão de milésimos de milímetros...

Atualmente a viscosidade é obtida ou à base de óleo - em que a secagem se dá pela absorção no papel - ou de um solvente como o álcool - em que a secagem se dá por evaporação. Uma esferográfica comum costuma ter de 0.5 a 1.5 mililitro de tinta. Mas os reservatórios de tinta de 1.5 ml precisam de uma tampinha e um respiradouro, além de uma pequena quantidade de um líquido ainda mais viscoso, pois, sem isso e com o tubo fechado, a tinta não flui pela esfera por causa da pressão. Por esse motivo há um furinho nos corpos das esferográficas comuns. O diâmetro da esfera também varia: é isso que determina o tipo de escrita, mais grossa ou mais fina.

Hoje em dia, os brasileiros compram 700 milhões dessas canetas por ano. E o húngaro Biro? Ele se naturalizou argentino e viveu em Buenos Aires até morrer, em 1985, aos 84 anos. No dia de sua morte, as papelarias portenhas hastearam a bandeira a meio pau.
( Revista SuperInteressante)
*********
Oi gente! Escrevendo aqui no teclado mas com minha caneta esferográfica do lado, em cima do meu caderno. Ontem mesmo estava comentando como as canetas parecem ter perninhas... no meu setor de trabalho nenhuma fica lá mais de um dia, ou você anda com a sua no bolso ou adeus!
Participando da BC da Chica outra vez:

Caneta: objeto útil que desaparece muito fácil.
Já ganhei uma caneta chique de presente.
Desabafe seu coração escrevendo com sua caneta.

**********
Beijos nas bochechas!

sábado, maio 14, 2016

Mensagem dentro da garrafa...



Abrigado em uma garrafa de vidro, o pedaço de papel ficou à deriva no Mar do Norte por 98 anos. Mas, quando um capitão escocês puxou-o de suas redes perto das ilhas Shetland em abril deste ano, ele não encontrou um bilhete apaixonado ou um SOS de marinheiros ilhados, como era de se esperar.
O bilhete dizia o seguinte: “Por favor, declare onde e quando esta carta foi encontrada, e depois coloque-a no correio mais próximo.Você será informado em resposta onde e quando foi à deriva.  Nosso objetivo é descobrir a direção das correntes profundas do Mar do Norte.”
A mais antiga mensagem em garrafa à deriva foi encontrada por Andrew Leaper e certificada pelo Guinness World Records, pertencia a uma experiência científica centenária. Para estudar as correntes oceânicas locais, o capitão C. Hunter Brown da Escola de Glasgow de Navegação lançou à deriva uma garrafa de número 646B, junto com outras 1.889, em 10 de junho de 1914. “Garrafas à deriva deram aos oceanógrafos no início do século passado informações importantes que lhes permitiu criar imagens dos padrões de circulação da água nos mares em torno da Escócia”, explicou Bill Turrell, da marinha escocesa. A agência de Turrell do governo baseada em Aberdeen ainda mantém e atualiza o registro do Capitão Brown. De acordo com Turrell, a descoberta de Leaper – que flutuou por apenas 9 milhas (15 quilômetros) de onde Brown lançou a garrafa – é a 315ª garrafa recuperada do experimento. 

Histórias em garrafas

Naturalmente, as pessoas colocam mensagens em garrafas há muito mais do que 98 anos. Por volta de 310 a.C., o filósofo grego Teofrasto jogou garrafas seladas no mar para provar que o Mediterrâneo era formado pelo fluxo de entrada do Atlântico. (No entanto, não há nenhum registro mostrando que ele recebeu alguma resposta)

No século 16, a rainha Elizabeth I da Inglaterra – pensando que algumas garrafas poderiam conter mensagens secretas enviadas para casa por espiões britânicos ou frotas – nomeou um “desarrolhador de garrafas do oceano”, tornando-se um crime capital para qualquer outra pessoa que abrisse uma.

E no século 18, um marinheiro caçador de tesouro do Japão chamado Chunosuke Matsuyama, naufragou em uma ilha do Pacífico Sul com 43 companheiros. Ele esculpiu uma mensagem num pedaço de coco, colocou em uma garrafa e lançou-a à deriva. Ela foi encontrada em 1935, supostamente na mesma vila onde nasceu Matsuyama.

No século 20, soldados condenados da Primeira Guerra Mundial usaram garrafas para enviar suas últimas mensagens para os entes queridos. E em 1915, um dos passageiros do Lusitania torpedeado jogou uma nota comovente que dizia, de acordo com um relatório, “ainda no convés com algumas pessoas. Os últimos barcos já partiram. Estamos afundando rapidamente. Alguns homens perto de mim estão orando com um padre. O fim está próximo. Talvez este bilhete irá…”.

Curiosamente, garrafas à deriva ainda são usadas pelos oceanógrafos nos dias de hoje. Um desses experimentos, chamado “Drift Bottle Project” (Projeto Garrafa à Deriva), lançou 6.400 mensagens engarrafadas de navios ao redor do mundo. Alguns dos resultados iniciais revelaram algumas viagens extraordinárias. Três garrafas à deriva a partir do norte do Alasca atravessaram o Mar Ártico, sendo encontradas no norte da Europa. Outra garrafa foi registrada dando uma volta completa pela Antártica antes de aparecer na costa da Tasmânia.
Fonte: National Geographic

**********
Porque estou falando de garrafas?
Porque estou participando novamente da BC da Chica:


Minha frase é uma pergunta pra vocês:

Que mensagem você colocaria numa garrafa fechada?

E já dou minha resposta:

Colocaria alguns dados sobre mim, tipo cidade onde moro, o que gosto de fazer, nada muito específico como endereço, poderia ser uma caixa postal tipo e-mail... e pediria a pessoa que encontrasse a garrafa, que também se "apresentasse" da mesma maneira que fiz... A ideia era saber onde a garrafa foi parar e quem seria a pessoa que a encontrou. Não seria incrível andar pela praia e encontrar uma garrafa com uma mensagem??

Beijos nas bochechas!

sábado, maio 07, 2016

Alô Mamãe!


A missão de ser mãe quase sempre começa com alguns meses de enjoo, azia, seguido de desejos por comidas estranhas, aumento de peso, dores na coluna, emoção à flor da pele e arrumação de travesseiros e almofadas na cama, para acomodar melhor sua barriga.
Mãe não é apenas aquela que gera. Tem mãe que adota, tem a mãe que cria, mas uma coisa é fato: depois que uma mulher se torna mãe, ela nunca mais será a mesma.
Mãe é a primeira a dar condições para seus filhos viverem bem. Mãe é aquela que ama antes de ser amada. É aquela que atende antes de ser chamada. É aquela que beija antes de ser beijada. É aquela que corre para o abraço esquecendo o cansaço. Só uma mãe é capaz de se doar, de perdoar, de compreender, de aceitar e não julgar.
Ser mãe é ser feliz somente por ser mãe! 
Ser mãe é ser amor e amor que ninguém esquece! 
Ser mãe é ser mãe e ponto.
Parabéns e Feliz Dia das Mães!
Maykira
Parabéns as mães de primeira viagem, as mães de muitos filhos ou de filho único, as mães avós, as mães que adotam, as mães que criam... Um filho é pra sempre!
Participando da BC da Chica:

Minhas frases:
Ser mamãe faz a vida mudar radicalmente.
Ser mamãe de verdade é amar incondicionalmente.

*********
Beijos nas bochechas!