06/02/2016

Confete não é confeito, mas é quase!

Confetes
Confeitos
Oi gente! Repararam como as duas imagens e palavras são parecidas? Olha porque:

As palavras confete e confeito existem na língua portuguesa e estão corretas. Confete indica, principalmente, pequenas rodelinhas de papel colorido que se atiram para o ar em festas como o Carnaval e o Réveillon. Confeito indica, principalmente, pequenas bolinhas açucaradas utilizadas na cobertura de bolos e doces, para enfeite.

Confete tem sua origem na palavra italiana confetti, forma plural de confetto, que deu origem à palavra confeito. Assim, há uma origem comum para as duas palavras. Nas festividades eram atirados pequenos docinhos, que passaram a ser pequenas bolinhas de gesso, que passaram a ser os papéis coloridos que ainda hoje são utilizados.
Confeito pode significar também pequenas sementes ou medicamentos recobertos de açúcar, bem como uma bala. Enquanto adjetivo, significa algo que foi preparado ou confeitado. Pode ser ainda a forma conjugada do verbo confeitar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu confeito. (Fonte)


As Batalhas de Confete, ou Batalhas de Flores, eram os nomes dados, no início do século XX, às promenades características do carnaval da elite carioca desde meados do século XIX.
Baseados nas "Batailles des Fleurs" do carnaval de Nice, esses eventos eram realizados na sofisticada, e recém inaugurada, Avenida Beira-Mar, no Rio de Janeiro.
A principal característica das batalhas de flores, ou de confete, eram seu caráter inocente e familiar. A brincadeira consistia basicamente num passeio de carruagens (ou de automóveis) enfeitadas, que transportavam grupos de pessoas fantasiadas. Ao se cruzarem, os foliões lançavam uns sobre os outros, pequenos buquês de flores, confetes ou serpentinas procurando copiar os modos "civilizados" do carnaval de Nice na França. (Fonte)
Estamos no Carnaval e a palavra da vez na brincadeira da Chica é:

Minhas frases:
Confetes coloridos são a cara do carnaval.
Confetes coloridos fazem a festa mais alegre.
******
Seja pulando ou descansando, bom carnaval pra nós!
Beijos nas bochechas!