sábado, 27 de novembro de 2021

Retrô/Vintage 4



Oi gente! Volto hoje a Tag Retrô/Vintage falando sobre as máquinas de escrever. A tecnologia está evoluindo tão rápido pois não faz muito tempo que eu fiz um curso de datilografia! Meu celular era top mas agora ficou pra trás, não encontro mais capinha pra ele, mas ainda atende minhas necessidades. Estou me segurando pra não comprar outro, mas quando o 5G entrar em funcionamento não vai ter jeito. Mas voltando ao assunto:

"A máquina de escrever, máquina datilográfica ou máquina de datilografia é um equipamento mecânico, eletromecânico ou eletrônico equipado com teclas que, quando acionadas, movimentam tipos, que imprimem letras, números e símbolos no papel, facilitando e dando maior agilidade ao processo de escrita.

As primeiras máquinas de escrever produzidas foram as manuais, com acionamento mecânico das teclas. Posteriormente, surgiram as eletromecânicas, com base de funcionamento mecânico, auxiliado por um motor elétrico para diminuir o esforço e dar maior agilidade na escrita. Finalmente, surgiram as eletrônicas, com acionamento dos tipos em margaridas ou esferas, capazes de alcançar melhor velocidade e qualidade de impressão, além da possibilidade de correção dos erros, com fitas corretivas.

Até a década de 1980, as máquinas de escrever eram um acessório padrão na maioria dos escritórios. Depois disso, elas começaram a ser suplantadas em grande parte pelos computadores. No entanto, as máquinas de escrever permanecem comuns em algumas partes do mundo, são necessárias para algumas situações específicas e populares em certas culturas. Em muitas cidades e vilarejos indianos as máquinas de escrever ainda são usadas, especialmente em estradas e escritórios jurídicos devido à falta de eletricidade contínua e confiável. O layout do teclado Qwerty desenvolvido para máquinas de escrever, continua sendo o padrão para teclados de computador.

Os modelos mais recentes para escritórios possuíam memória interna e pequenos monitores, com uma forma próxima dos primeiros computadores pessoais."  Fonte



Curso de datilografia, eu fui!!

E você, lembra das máquinas de escrever? Ou nunca viu uma?

Beijos nas bochechas!

37 comentários:

  1. Boa noite, boa tarde ou bom dia!

    (❤ ω ❤)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de sábado, querida amiga Ane!
    Não só me lembro como fiz o curso aos doze anos e ganhei uma máquina moderninha (pequena). Fazia toda boba os trabalhos da escola no ginásio.
    Mais tarde, tive um pouco de apreensão com a máquina elétrica, era muito rápida e não suporto pressa ou correria.
    Preferia a manual mesmo.
    Gostei de recordar aqui.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
  3. Ane, quem não lembra dessas máquinas? Tive na casa em criança. Meu pai e minha mae usavam e depois, fiz curso e ganhei a minha!Adorava! E quando no meu escritório trabalhava ainda com máquinas, maiores, claro, mas máquinas e não computadores. Depois a modernidade chegou... Lindas fotos! Bela montagem! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Yo odiaba la maquina de escribir. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  5. A minha 1ª máquina de escrever era igualzinha a essa que tem a folha branca. Um dia emprestei-a a um familiar que precisava de aprender a escrever para concorrer a uma oferta de emprego. Nunca mais a vi. Já não acredito que me seja devolvida, lol
    .
    Um domingo feliz …. Abraço e/ou beijinho.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderExcluir
  6. Nice post ♥
    Those pics are cool.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oh, my grandmother gave me a typewriter. It took a lot strength and diligent to manage one. Talk about having a sharp mine. I make plenty of mistakes on a computer keyboard. Such amazing folks who started on a typewriter. Thanks so much for this great post!

    ResponderExcluir
  8. Adoring the post. Wow, incredible story, but I do admire the typewriter!

    ResponderExcluir
  9. I so admire the typewriter. Very cool post!

    ResponderExcluir
  10. Love this post! Such great information of the past. I would have trouble with a typewriter. I am sure. Although, the electric ones are so speedy!

    ResponderExcluir
  11. Adoring! Somewhere there has to be A girl and her Typewriter! Just think of the stories!

    ResponderExcluir
  12. Fantastic post! Thanks so much. Hope you are gearing up for a great December!

    ResponderExcluir
  13. Ane, voltei pra agradecer o carinho pelo niver!Obrigadão! bjs, chica e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  14. Eita Ane,

    Que boa lembrança! :D

    Cheguei a fazer um curso de datilografia no Senac no início dos anos 90 e logo depois começaram a aparecer os computadores na cidade em que morava.

    Foi bom lembrar desse tempo! Ótimo o seu post.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. I had a manual typewriter at home and in a case. It was my mother's and I used it for homework. I used an electric one t school and found it extremely fast. I wouldn't like to use them today, they're too much work if you make a mistake. Fun memories, enjoy the new week.

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda a tenho, sem uso. Fiz cursinho de datilogradia para poder fazer os concursos e as usei no emprego público. O computador simplificou o trabalho e elas quase viraram museo, exceto nos casos como vc cita. Boa noite, bjsss

    ResponderExcluir
  17. Olá Ane, eu lembro bem das máquinas de escrever, em casa dos meus pais está lá uma.
    No curso que tirei também tive de aprender a escrever.
    Que bom recordar tempos passados.
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Quem não se lembra destas máquinas, Ane
    Fiz o curso de datilografia.
    Quem não se lembra do: a s d...espaço...rs
    Interessante postagem.
    Tenha uma excelente semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  19. I know Typewriters but i havent used it in anytime. I wholy agree with you that Tech advances are an amazing. We use 4,5 G for mobile smart phones. I really dont know that what 5G brings to us. Hope future will better. Thanks for this post Dear Ane!

    ResponderExcluir
  20. it is so hard to imagine life without computers....

    ResponderExcluir
  21. ótimo post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  22. Hola! yo tenia una muy vieja que me regalaron, pero por edad ya no me toco escribir con ellas. Besos

    ResponderExcluir
  23. Apesar de nunca ter escrito numa, acho as maquinas de escrever icónicas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  24. Ahhhh Ane, estas máquinas foram presença na vida de tantos de nós, por certo também fiz o curso, ao menos foi útil, para digitarmos hoje em dia, não é? rsrs Mas confesso que as acho bem bonitas! Meu pai tem e usa até hoje em dia, apesar de ter celular e notebook, mas ele não larga a maquininha dele de jeito nenhum rsrsrs
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  25. Ainda me lembro bem de uma que havia em casa com teclado AZERTY. Quem sabe se ainda não teremos de voltar às máquinas de escrever?!
    5G? Acho que não vou gostar...

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  26. Eu sou da época da máquina de escrever. Nostalgia pura!

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  27. quero imenso uma máquina dessas
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. I like so much this kind of writing machines so old school xx

    ResponderExcluir
  29. Oi, Ane!

    Eu tenho o curso de datilografia e estenografia, sim, e creio que me adaptei ao teclado do computador com facilidade por eu ter tirado o curso de datilografia há uns aninhos.
    Gostei de seu post, pois é bem informativo.

    Beijos e restinho de boa semana.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Ane. Uma matéria que remete a nossa infância.

    ResponderExcluir
  31. Oi,

    Estava olhando a foto do cursinho, e reparei na forma como as meninas estavam vestidas e penteadas. Tão diferentes de agora!
    Enfim, o mundo é composto de mudança.

    Beijos e uma noite feliz.

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho uma máquina de escrever que era da minha mãe. Acho linda :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi, querida amiga!

    Fim de semana chegando.
    Desejo a você um sábado e domingos muito bons.

    Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  34. Ane, só agora reparei que seu blog está se internacionalizando -rs.
    Tanta comentarista escrevendo em inglês. Sejam bem-vindas.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  35. Oi, Ane!

    Tudo bem? Como está sendo seu domingo por aí? Aqui está muito frio e sol ainda o não vi, hoje.
    Penso que hoje ou amanhã, vc vai atualizar seu blog. Fico aguardando.

    Beijos e um lindo domingo.

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir