16/04/2016

Seja Gentil


Gentil é aquele que passa pela vida do outro, 
toca-o com leveza e marca-o onde ninguém mais pode ver.

Lembro-me que, quando pequena, sempre saia com meu avô pela rua. Figura agradável e prestativa, não economizava sorrisos ou negava favores. Jamais o vi reclamando que alguém não pagou pelo seu trabalho ou que foi explorado. Brincava com as meninas da padaria, dava gorjeta, ajudava aos irmãos, aos filhos e mimava as netas. Quando trabalhava, fazia-o assoviando. O que o tornava tão especial e querido por todos? O que o mantinha nesse estado de equilíbrio com o ambiente? Gosto de pensar que ele era gentil consigo e com a vida.
Todos passamos por situações complicadas. Somos ludibriados, destratados e, muitas vezes, até mal amados. Sofremos com a falta de dinheiro, temos preocupações com a nossa saúde, com a saúde dos filhos, dos nossos pais, do nosso cachorro. Entretanto, o que difere o ser gentil é que ele não coloca seus problemas no centro do mundo e nem acha que todos têm que parar com suas vidas porque ele não está bem. O verdadeiro entendedor da gentileza sabe ser suave com o outro, percebe que somos interligados por algo maior que nossos próprios interesses, que as relações humanas são pétalas de uma mesma flor.

Ainda hoje, embora tenham se tornado espécimes raros, diz a lenda que, quando vistos, são facilmente reconhecíveis. São aqueles que nos olham verdadeiramente nos olhos, que, quando íntimos, nos dão abraços apertados, que cumprem suas promessas e que não pensam antes de se levantar e oferecer seu lugar no banco.

O ser gentil é naturalmente educado, pois valoriza o outro como pessoa. Sabe que respeito é afeto, que delicadeza é cuidado e que toda gentileza é uma declaração de amor.
  (Josie Conti)

***********



Cada palavra da BC da Chica me lembra algumas coisinhas...
"Gentileza" me lembrou da música de Marisa Monte:
"Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
e as palavras de Gentileza..."

O profeta Gentileza era como se chamava o autor da frase
tão citada mas pouco praticada: "gentileza gera gentileza",
seu verdadeiro nome era José Datrino, ele foi uma personalidade urbana carioca,espécie de pregador,que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil no Rio de Janeiro.

Acabei descobrindo também que existe o Dia Mundial da Gentileza: dia 13 de novembro.
Pois então, seja gentil com todos, inclusive com você. O mundo precisa muito de gentileza!


Minha frase é um pedido para que você seja gentil comigo...

Por gentileza deixe seu comentário, muito obrigada!

Beijos nas bochechas!