25/05/2014

Um dos meus animais preferidos:Os gatos!


Participando da Semana Colorida da Anne Lieri,aliás,adorei este tema!

Curiosidades sôbre gatos:
  1. Existem cerca de 250 raças de gato-doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim como cães com estas dimensões, vive entre quinze e vinte anos.
  2. Na cultura humana, o gato figura da mitologia às superstições, passando por personagens de desenhos animadostiras de jornaisfilmes e contos de fadas. Entre suas mais conhecidas representações, estão os gatos: TomFrajolaManda-ChuvaGato FélixGaturroO Gato de Botas e Garfield.
  3. Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. Cruzamentos entre diferentes espécimes os tornaram menores e menos agressivos aos humanos.Os gatos foram domesticados primeiramente no Oriente Médio nas primeiras vilas agriculturais do Crescente Fértil.Os sinais mais antigos de associação entre homens e gatos datam de 9 500 anos atrás e foram encontrados na ilha de Chipre.
  4. Registros encontrados no Egito, como gravuraspinturas e estátuas de gatos, indicam que a relação desse animal com os egípcios data de pelo menos 5 000 anos. Elementos encontradas em escavações indicam que, nessa época, os gatos eram venerados e considerados animais sagrados. Bastet (Bast ou Fastet), a deusa da fertilidade e da felicidade, considerada benfeitora e protetora do homem, era representada na forma de uma mulher com a cabeça de um gato e frequentemente figurava acompanhada de vários outros gatos em seu entorno.
  5. As gatas costumam ter os pelos mais lustrosos e brilhantes do que os machos, em contra partida elas costumam soltar mais pelos do que os gatos, principalmente nos períodos do início do cio. Os gatos tricolores ou de até quatro cores são normalmente fêmeas; quando são machos, são estéreis.
  6. Os seres humanos e os gatos têm limites similares de audição em baixa frequência, que devem rondar os 20 Hz. Já na escala de alta frequência, os gatos têm ampla vantagem, alcançando os 60 kHz, superando até mesmo os cães. Os gatos podem ouvir até duas oitavas acima dos humanos (20 kHz) e meia oitava além dos cães. Quando detectam um som, as orelhas do gato imediatamente voltam-se para o ruído.
  7. O miado é uma forma que os gatos criaram para se comunicar com humanos. Em estado selvagem, gatos raramente miam, usando marcas odoríferas e arranhões para marcar território e avisar outros gatos de que estiveram ali.
Frases e imagens com gatos:


O melhor exercício para um gato é outro gato.(Jo e Paul Loeh)


Sois o Grande Gato,vingador dos deuses e juiz das palavras,chefe dos chefes supremos e governador do círculo sagrado; Sois na verdade...o Grande Gato.(Inscrição no Sepulcro Real em Tebas,Egito)


Lá está ele deitado,sonhando,ronronando e,ocasionalmente,mudando as patas de posição em um extâse de prazer acolchoado.Parece a encarnação de todas as coisas macias,sedosas e aveludadas,uma composição sem arestas,um sonhador cuja filosofia é dormir e deixar dormir.("Saki" Hector Hugh Munro)


Gatos são como música: é inútil explicar seu valor para aqueles que não sabem aprecia-los.(desconheço autor)


Os gatos inventaram a auto-estima.(Erma Bombeck)



E esta era a gatinha mais linda e fôfa do mundo...minha gatinha Leti! No mês que vem completará 1 ano de sua partida para o céu dos gatos...Minha companheira de vida por mais de 20 anos,pena que os gatos não vivem pra sempre...Chorando aqui...
Beijos nas bochechas!