18/08/2012

Como foi a viagem de férias...


Pois é,aqui estou de volta.Minhas férias terminam amanhã,segunda que vem já estou de plantão.Na segunda passada viajei com minhas duas irmãs,minha sobrinha e meu cunhado pra conhecer Campina Grande e duas cidades pequenas do interior da Paraíba chamadas Areia e Bananeiras.Campina Grande é a cidade onde é realizada uma das maiores festas juninas aqui do nordeste,me surpreendeu em ver que é bem desenvolvida,com muitos prédios altos e novos.É bem mais fria em relação ao clima por se situar no Planalto da Borborema.É também conhecida por ter muitas universidades e ter destaque na área de informática.Já Areia e Bananeiras também situadas no planalto da Borborema, são menores mas não menos interessantes.Areia se tornou município antes mesmo que Campina Grande e era muito desenvolvida econômica,social e politicamente.Vimos muitos casarões preservados na rua principal da cidade,gostei de conhecer.A cidade de Bananeiras tem muitas bananeiras realmente,mas não tivemos sorte de encontrar doce de banana,por exemplo.Todas as cidades são cheias de ladeiras,mas as de Bananeiras eram impressionantes,tirei a foto de uma que era quase vertical,sem exagero.Conhecemos também Serra de São Bento aqui no RN.Subir a serra é realmente imperdível,não porque meus ouvidos taparam,mas porque as serras são lindas de se ver.E que friozinho bom!Vou colocar algumas fotos no Facebook desta viagem.

Mas eu tive uma ótima surpresa no "xópis" de João Pessoa.Encontrei dois doces super famosos e que a gente encontra na internet.Fotos e mais fotos,com as mais variadas,lindas e criativas coberturas:o Cupcake.Também encontrei os Macarons,neste caso escolhi um de cor verde.Olha aí a foto que tirei antes da comilança:


Fui pesquisar sôbre estes dois doces,olha o que achei:

CupCakes:Inventados na Europa por volta de 300 anos atrás, mais precisamente na Irlanda, os primeiros cupcakes que se tem notícia eram feitos por nobres e conhecidos pelo singelo nome de bolo das fadas (FairyCakes).
Preparados para ocasiões convencionais do dia-a-dia, porém sem o cuidado dos modelos atuais, os cupcakes se encaixavam na rotina alimentar das pessoas e para tanto eram servidos desde o café da manhã até ocasiões como aniversários e festas.
Mas os cupcakes se popularizam mesmo somente com a chegada à terra do tio Sam, mais conhecida como Estados Unidos já em meados do século XX trazidos pelas primeiras padarias criadas no formato que hoje conhecemos.
O nome cupcake foi dado por duas razões distintas e que se completavam. Uma razão eram as medidas feitas baseadas em um copo (xícara) e a outra é referente aos números presentes nas receitas tradicionais.(Fonte:receitadecupcake.com)

Macarons:Os macarons são pequenos suspiros preparados com farinha de amêndoas. Apresentam uma casquinha crocante e interior macio. Frequentemente são recheados com ganache ou creme de manteiga nas mais variadas cores e sabores.Como a maioria das preparações clássicas, a origem do macaron não é clara e tem séculos de história.
Apesar do nome francês, acredita-se que a receita original seja italiana, e tenha surgido em algum monastério, sem uma data precisa – o nome macaron derivaria do italiano maccherone e do veneziano macarone (massa). No início os macarons eram apenas “biscoitos” de amêndoas sem qualquer recheio. Já no séc. XX, Pierre Desfontaines, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée introduz um recheio cremoso aos macarons, que assumem assim a forma como o conhecemos atualmente. (Fonte: Blog do Bérgamo)

O que achei dos dois:Os macarons são crocantes e se desmancham na boca,tipo um suspiro,gostei!Já o Cupcake que comi com um garfo,tem uma massa comum de bôlo,no caso da foto era bôlo de chocolate,mas a cobertura é que faz a diferença,super deliciosa,a mistura da massa com a cobertura é uma explosão de sabor.Os dois foram aprovados!!

PS1:Tocando Paula Toller-A noite sonhei contigo.
PS2:Voltei para o Fashion.me a rede social de moda.

Beijos e abraços!
Casinha das Gifs