domingo, 21 de junho de 2026

Música, citações e fotos.


Estas são as minhas últimas fotos com o tema de flores.
 E aqui estão algumas citações sobre flores:

A felicidade mantida é a semente; a felicidade compartilhada é a flor. ~ John Harrigan
🌼
Sempre há flores para quem quer vê-las. ~ Henri Matisse
🌻
As flores são como amigas; elas trazem cor ao seu mundo. ~ Desconhecido
🌷
Plantar um jardim é acreditar no amanhã. ~ Audrey Hepburn
🌺
Toda flor desabrocha em seu próprio tempo. ~ Ken Petti
🌸
Já a foto abaixo veio de uma brincadeira do pessoal do trabalho.
 Todos ganharam uma foto com o tema de festa junina, incluindo as roupas e a ambientação.
 Não sei que aplicativo foi usado, mas adorei a ideia e adorei minha foto!


Uma música que eu sempre lembro nesta época de festas juninas:

🎵 Festa do interior

 Fagulhas, pontas de agulhas
Brilham estrelas de São João
Babados, xotes e xaxados
Segura as pontas, meu coração 

 Bombas na guerra-magia
Ninguém matava, ninguém morria
Nas trincheiras da alegria
O que explodia era o amor
Nas trincheiras da alegria
O que explodia era o amor... 

Ardia aquela fogueira
Que me esquentava
A vida inteira, eterna noite
Sempre a primeira
Festa do interior!
(Música de Gal Costa)
🎵


Fui! Beijos nas bochechas!

terça-feira, 9 de junho de 2026

E vem aí outra copa!


Oi, gente! No próximo dia 11 começa outra Copa do Mundo de futebol.  Já vou logo dizendo que não sou fã desta modalidade esportiva nem tenho clube nacional de estimação; apenas torço para meu país em cada Copa do Mundo. Mas nunca me senti tão desanimada como agora. Não tenho absolutamente nenhuma fé na seleção atual. Lembro que na Copa passada também estava desanimada, só que agora o desânimo dobrou.


Um dos principais fatores deste desânimo é terem chamado um jogador que já foi craque, mas ultimamente não joga nada, só cai e se machuca. Nem vou colocar o nome dele aqui, tenho abuso até do nome. Ele é bem conhecido, ganha milhões, é famoso nas redes sociais, mas jogar de verdade, nada! Por que ele foi convocado? Eu mesmo respondo: marketing, dinheiro! Não é exemplo como jogador e nem como ser humano. Como uma criatura desta, é o nosso maior jogador atualmente?


Mesmo assim, fui pesquisar informações sobre o evento, que, pelo jeito, cresceu e muito. A Copa do Mundo de 2026 marca a maior edição da história do torneio, inaugurando o inédito formato com 48 seleções e um total de 104 jogos espalhados por 16 cidades-sede nos Estados Unidos, México e Canadá. A abertura oficial inova ao ter três cerimônias simultâneas conectadas entre si. O pontapé inicial ocorre no tradicional Estádio Azteca, na Cidade do México. A nova bola oficial possui um chip acoplado a um dos seus eixos com sensores em tempo real, enviando dados instantâneos ao árbitro e ao VAR para detectar toques e infrações. Em vez de ficarem perfilados nas linhas laterais durante os hinos, todos os jogadores e árbitros se reúnem no círculo central, com bandeiras gigantes, criando um momento de maior união antes da partida. A transmissão digital DTV+ trará imagens em 4K com interatividade (escolhas de replay, enquetes ao vivo e estatísticas). Fonte: Google.


Acho que o Brasil não vai longe, mas quem sabe? Vou torcer para o Brasil sim, mas de qualquer maneira, já elegi algumas outras seleções para torcer: a sempre rival do Brasil, Argentina, e também Portugal, porque admiro os craques destas seleções. Vou torcer também por outras seleções, como a Noruega e o Japão, porque gosto muito destes dois países. Peguei pesado? Bem, é o que eu acho. E vocês? 


post subscription

domingo, 31 de maio de 2026

Ilustrações que adoro- Gary Walton


Oi, pessoas! Trago hoje mais um artista de quem gosto muito. As ilustrações e imagens dele são inconfundíveis, bem características mesmo. O mar, vilas costeiras, pequenos animais e a lua estão sempre presentes, por isso que ele ganhou minha admiração além de uma pasta no meu Pinterest.

Biografia
Gary Walton nasceu em Worcester em 1962.
 Desde muito jovem, ele era apaixonado e fascinado pela pintura em todas as suas formas.


Suas habilidades para pintura foram admiradas e notadas pela primeira vez quando ele ganhou um kit de pintura por números aos 8 anos de idade, e seus pais logo perceberam que havia um talento ali prestes a florescer. Embora demonstrasse talento para a arte desde cedo, ele passou pelo sistema escolar e por um emprego convencional antes de se dedicar à arte, primeiro como semiprofissional e depois em tempo integral.


Após vários anos trabalhando em tempo parcial e vendendo sua arte para colecionadores particulares, ele conquistou a reputação de um talento a ser aplaudido. Ele diz: “Depois de ter a oportunidade de explorar e desenvolver minhas habilidades artísticas, quis ser diferente de todos os outros artistas, então comecei a desenvolver meu próprio estilo pessoal único. É muito fantasioso, romântico e alegre; peculiar, bidimensional, com um leve toque de fantasia intrigante, combinado com uma pitada de realidade.”


Retirei do site do artista:
 Bem-vindo ao mundo fantástico de Gary Walton, onde a imaginação é a protagonista e cada pincelada arranca um sorriso. Sou mais conhecido por um mundo de cenas náuticas peculiares. Aqui você descobrirá uma coleção de arte colorida e divertida que o transportará para um lugar onde a criatividade não conhece limites.


O que acharam? 
Uma boa semana e feliz mês de junho para nós!
Beijos nas bochechas! 

domingo, 24 de maio de 2026

Observações e curiosidades...


" Um brinde aos acontecimentos silenciosos, à beleza dos dias comuns,
 às pequenas conquistas internas e ao espetáculo de miudezas secretas."

Oi, pessoas! Algumas observações neste post:

1- No post sobre os canais do YouTube, falei sobre dar preferência a telas grandes, como a tela de uma TV, para ver melhor os vídeos. Algumas pessoas disseram que não viam mais TV e usavam mais o celular ou tablet. Mas eu estava me referindo à Smart TV, não à TV comum. Para quem não sabe, uma Smart TV (ou televisão inteligente) é um televisor que possui conexão com a internet e um sistema operacional integrado. Ela funciona como um computador ou celular, permitindo baixar aplicativos, navegar na web e acessar serviços de streaming como Netflix, YouTube, dentre outros, diretamente na tela grande.

TV Comum: exibe apenas a programação enviada pelas emissoras (canais abertos) ou por aparelhos externos conectados por cabo (como receptores de TV a cabo ou videogame).

Smart TV: dá a você a liberdade de escolher o que quer assistir e quando quer assistir. Você precisa apenas de uma rede Wi-Fi ou de um cabo de internet conectado à TV. 

Para mim funciona demais! E aí? Quem já tem uma smart?


2- Dito isso, esta segunda observação é sobre um assunto completamente diferente. Este mês fui pagar as contas do meu carro e tive uma surpresa. Todo ano tem a taxa de licenciamento, a taxa dos bombeiros e o imposto mesmo, o IPVA. Antes também tinha o seguro, mas foi retirado. Entrei no site do DETRAN aqui do estado para tirar boletos e código de barras para pagamento e não vi o IPVA, apenas as outras duas taxas restantes. No começo, achei que ainda não tinha sido disponibilizado no site e checava de vez em quando, e nada do boleto aparecer. Quando chegou o dia do vencimento e não apareceu, fui atrás para saber o porquê daquilo. Eu estava isenta do imposto!!! Motivo: meu carro já tem 10 anos!! Não sabia se ria ou chorava.  No Rio Grande do Norte, veículos com 10 anos ou mais de fabricação são isentos do IPVA. Além da idade, a isenção se aplica a pessoas com deficiência (PCD), táxis, ônibus urbanos e veículos furtados ou roubados. O benefício é concedido automaticamente aos carros antigos. Bem, resolvi rir mesmo; é uma coisa boa, sim! Meu carro está velho? Até pode ser, mas está muito conservado para a idade. Eu diria que meu carro é um clássico daqueles que não se fabricam mais, o que é quase totalmente verdade; apenas a versão elétrica é fabricada hoje em dia. E não vou comprar um novo. Estou muito bem com meu carro antigo.


Boa semana! Beijos nas bochechas!

domingo, 17 de maio de 2026

O que me deixa feliz?


Oi, gente! Eu demoro, mas sempre apareço! Vindo lá da listografia, trago hoje mais uma lista! A lista foi modificada para ser explicada. O que me deixa feliz? O que me faz sorrir? O que deixa a vida melhor?

1- Natureza em geral:
Este item não pode faltar! Acredito que a natureza revigora nossa alma. A experiência de anos de vida me garante isso. Neste item vão entrar alguns subitens:
1.1 Animais: amo gatos! E passarinhos também.
1.2 Barulho de chuva e cheiro de terra molhada.
1.3 Pôr do sol e arco-íris.
1.4 Estações preferidas: outono e primavera.
1.5 Flores.
1.6 Mar/praia ou serra/montanha.

2- Comidas/comer:
Não me considero comilona, mas uma das melhores coisas da vida é comer quando estamos com fome. Prefiro o sabor salgado ao doce. Comidas doces demais me enfaram. Nunca faço questão de sobremesa. Mas tenho que admitir que gosto de sorvete, principalmente se for de frutas, e também adoro chocolate de verdade, porque ultimamente há pouco cacau na composição de vários deles. Café! Não posso ficar sem café! Gosto muito de pipoca também, salgada e quentinha.

3- Bullet Journal, adesivos, desenhar letras...
Ter um caderno para colecionar citações e pensamentos. Junto deles, colar adesivos, colorir, desenhar letras e imagens. Utilizo também itens de papelaria fofos. Gosto tanto disso que já vou no quinto caderno. Aliás, eu amo tudo que é fofo! Amo ver vídeos de gatos e suas peraltices. Aqui entra também fazer de conta que sou uma designer e arrumar templates e layouts. Quando estou fazendo isso nem vejo o tempo passar.

4- Amo tudo o que é antigo! Apreciar arquitetura antiga é uma delas. E aqui também entram decoração, móveis, filmes e novelas de época... A tag #RetroVintage deste blog não me deixa mentir.

5- Silêncio, paz e tranquilidade! Aqui também entra ficar só em casa porque uma coisa puxa outra. Tem gente que tem medo de ficar só e faz tudo para evitar o silêncio. Estas pessoas não sabem o que estão perdendo. Todos nós precisamos ficar sós de vez em quando, alguns mais, outros menos. Lembrando que estou falando de solitude, não de solidão. Barulhos de alarmes, como alarme de carro, furadeira de obra e vizinho ouvindo música alta, me irritam bastante. A menopausa pode estar ajudando nisso, porque meu nível de irritação subiu muito.

6- Gentileza e respeito: essas duas maravilhas da convivência nunca saíram de moda; são sempre bem-vindas. Mas, infelizmente, são pouco usadas hoje em dia. Gentileza gera gentileza. Você não é obrigada a gostar de mim, mas deve me respeitar.

7- Dormir sem precisar levantar cedo: ainda bem que trabalho no turno vespertino. Nunca gostei de levantar cedo. Eu durmo tarde e acordo por volta das 8 horas. Funciono bem assim. O sono já não é o mesmo de antes, mas ainda está bem razoável.

8- Música e livros: tenho meu próprio gosto musical, como todo mundo. Amo fazer playlists das minhas preferidas. Já pensou em viver sem música? Não dar! Às vezes, uma música salva seu dia. Eu saio do chão quando coloco os fones de ouvido. E os livros! Eles são um mundo à parte. É viajar sem sair do lugar. Hoje terminei mais um e já vou começar outro! Precisaria de mais tempo para ler todos os livros que quero ler; a lista só cresce!

9- Cores pastéis: são tonalidades claras, suaves e delicadas, obtidas pela mistura de cores primárias ou secundárias com uma grande quantidade de branco. Conhecidos como candy colors, transmitem serenidade, leveza e nostalgia, sendo populares na moda, decoração e papelaria por sua alta luminosidade e baixa intensidade. Evocam tranquilidade, renovação, feminilidade e bem-estar, remetendo à primavera (Google). Amo! Principalmente as cores azul, rosa, amarelo e verde-claro.

10- Mistérios: por isso que amo filmes/séries/livros de suspense e policiais. Hoje em dia vejo vídeos do YouTube com este tema também.

11- Sonhar acordada: uma das melhores coisas que existem! Ter imaginação é tudo! Sua realidade está ruim? Invente outra! Nela você é que manda!

12- Astrologia: sempre gostei deste tema. Você acha que não funciona?  Eu digo que é uma excelente ferramenta de autoconhecimento que também possibilita conhecer as pessoas que convivem com você. A maioria das pessoas não conhece nada sobre este tema e simplesmente diz que não funciona.

O post está enorme! Vou parar por aqui!
 Me digam se concordam ou não comigo.
Beijos nas bochechas!

domingo, 3 de maio de 2026

Canais que mais vejo no YouTube -3.


Oi, pessoas! Voltei! Este é o terceiro post sobre este assunto: canais que mais vejo no YouTube. Há mais dois posts anteriores com outros canais, caso queiram ver: Post 1 e Post 2. A melhor maneira de ver estes canais é numa tela grande, como a tela de uma TV, no celular não acho legal porque a tela é muito pequena. Os canais listados abaixo estão com a descrição original e meu comentário depois.

1- Almanaque X: "O canal Almanaque X leva até você curiosidades, histórias, informações e fatos interessantes do mundo todo, sempre em listas no formato top 10. O humor e a descontração são usados para que o inacreditável, o desconhecido e o surpreendente sejam muito divertidos, quase sempre com vídeos engraçados. Se você quer saber sobre animais e plantas, pessoas incríveis, coisas estranhas e bizarras, tecnologia..."
 💬 O que mais vejo neste canal são vídeos de assombrações, de preferência de dia, porque à noite o medo toma conta.

2-Caldeirão Furado: "Sua fonte de notícias e novidades sobre o Mundo Bruxo!Aqui você encontra tudo, desde teorias, respostas para suas dúvidas e sempre uma cobertura completa sobre qualquer novidade do universo criado por J.K. Rowling." 💬 Canal sobre os livros e filmes de Harry Potter. E vem aí a série com estreia para dezembro deste ano!

3-Vida de Jardineiro: "Canal para aprender a trabalhar com jardinagem e ampliar o conhecimento!"
💬 Sediado em Curitiba-PR, o autor do canal limpa jardins e quintais, retirando mato e devolvendo ao local seu aspecto anterior. O melhor é que ele faz isso de graça, geralmente para pessoas que realmente não podem pagar por seu trabalho. Mas, na verdade, ele ganha pelas visualizações do canal e não esconde isso, pois o YouTube monetiza canais com muitas visualizações. Além de tirar o mato, ele já ajudou as pessoas de outras maneiras, com dinheiro e alimentos. Acho isso muito satisfatório.

4-Canal History Brasil: "History oferece séries, documentários e produções originais que não apenas entretêm, mas conectam você com seu lado curioso e emocional. Convidamos você a conhecer a história por trás da história, a explorar o misterioso, o desconhecido e o intrigante. Este é o ponto de encontro para responder a perguntas sobre o passado ou encontrar uma perspectiva diferente da história para, dessa forma, dar mais sentido ao presente."  
💬 Quando eu tinha TV a cabo, este era um dos canais a que mais assistia. Reencontrei o History no YouTube! Amo ver "Alienígenas do passado."

5-London EchoesTouristWalkToursWalking_eye: 💬 Além dos canais citados anteriormente nos outros posts sobre este assunto, aqui vão os links de mais três deles. São canais de passeios virtuais em vários locais e cidades do mundo. Esta é a descrição do primeiro canal: "passeios tranquilos e imersivos por Londres, capturando o ritmo autêntico da cidade, filmados em 4K com som binaural natural. Cada passeio em tempo real explora bairros tranquilos, ruas escondidas, rios, canais e mercados locais, desde manhãs enevoadas até noites chuvosas."  Adoro! Isso é viajar sem sair do lugar.

Uma boa semana e feliz maio para nós!

post subscription

sábado, 18 de abril de 2026

Fotos de férias!


Oi, gente! Estou de férias fazendo meus passeios! Selecionei algumas fotos para este post. Olha a entrada desta casa na praia! 😍 Por aqui, depois que março passou, resolveu chover! Mas, sempre que o sol abre entre nuvens, corro para o mar.


Tirei estas fotos no Parque das Dunas. Este casal de passarinhos estava recolhendo materiais para construir seu ninho.
 Pelo jeito, gostaram desta corda grossa azul. Não identifiquei a espécie.


Estas folhas secas estavam em cima de uma mesa de madeira na área de piquenique. 
Talvez eu tenha que melhorar o foco na câmera, mas acho que ficou legal.


Foto do encosto de um banco de madeira do parque: "Sente, respire e sinta o cheiro da natureza."


Vegetação maravilhosa, adorei o conjunto da obra!


Estive no parque pela última vez em setembro de 2025; esta área ainda não existia. As casinhas de madeira coloridas são um meliponário: criação de abelhas. A bióloga me explicou que são 3 espécies sem ferrão, duas delas produzem mel no chão, em formigueiros abandonados ou troncos de árvores, e a terceira espécie fica nas casinhas. Eles não têm permissão de vender o mel no parque.


Isso é um colírio para meus olhos!


Estamos na praia de novo, em frente à minha piscina de mar salgado.



Flor simples, mas linda! É de uma planta rasteira de praia. 
As férias ainda não acabaram, graças a Deus!
 Peguei um resfriado, mas já estou melhorando.
 Fui! Até o próximo post!

Beijos nas bochechas!

quarta-feira, 8 de abril de 2026

Alimentação Saudável-Abacate


O abacate, também conhecido como pera-abacate, é o fruto comestível do abacateiro (nome científico: Persea americana), uma árvore da família Lauraceae nativa do México e da América do Sul, hoje extensamente cultivada em regiões tropicais e subtropicais, inclusive nas Ilhas Canárias, na Ilha da Madeira e na Sicília.

O abacate era amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no século 19. É um fruto arredondado ou piriforme; possui peso médio de 500 g a 1500 g. Sua casca varia, em colorido, do verde ao vermelho-escuro, passando pelo pardo, pelo violáceo ou pelo negro. As suas duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa). O abacateiro atinge até 30 m e cresce melhor em climas quentes.

 O abacate pode ser consumido ao natural ou adicionado em saladas, vitaminas e cremes. Utilizar apenas pequenas porções, pois é uma fruta muito calórica. Já o caroço do abacate pode ser consumido para fins medicinais, no preparo de chás e tinturas. Também podem ser aproveitados as sementes e o óleo do abacate.

A variedade Hass é chamada de avocado. É menor, com casca rugosa que escurece (fica roxa ou preta) quando amadurece. Possui cerca de 10% a mais de gordura e menos água que o abacate comum, o que lhe confere uma textura muito mais cremosa e amanteigada. Por isso, é o preferido para pratos salgados.


BENEFÍCIOS:

1. Previne o envelhecimento precoce
Os benefícios do abacate para a pele são principalmente combater estrias, rugas e celulite por ser rico em vitamina C, que ajuda na metabolização do colágeno, substância que dá firmeza à pele. Além disso, essa fruta também tem antioxidantes que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e deixando a aparência mais bonita e saudável.

2. Favorece o ganho de massa muscular
Quando consumido antes da atividade física, o abacate ajuda na formação de massa muscular, pois é rico em gorduras boas, o que proporciona energia ao organismo para realizar o treino, além de fornecer proteínas que favorecem a recuperação do músculo. Essa fruta também é rica em magnésio, um mineral importante para a contração muscular, e potássio, que ajuda a combater a fadiga e a evitar as cãibras durante o treino.

3. Fornece ácido fólico
O abacate é rico em ácido fólico e, por isso, o seu consumo regular ajuda a estimular a formação de células sanguíneas, como hemácias, plaquetas e glóbulos brancos, prevenindo e melhorando a anemia.Além disso, é uma excelente opção para ser incluída na alimentação de mulheres que pretendem engravidar ou que estão no primeiro trimestre de gravidez, pois o ácido fólico é uma vitamina que participa na formação do sistema nervoso do bebê, prevenindo o surgimento de algumas doenças congênitas, como a anencefalia e a espinha bífida.

4. Aumenta a hidratação e brilho do cabelo
Quando utilizado em máscaras para o cabelo, o abacate aumenta a hidratação dos fios e favorece o seu crescimento. Isso acontece devido ao fato de ser uma fruta rica em gorduras, vitaminas do complexo B e E, fazendo com que o cabelo fique mais brilhoso e saudável.


5. Ajuda a emagrecer e combater a prisão de ventre.
O abacate é rico em fibras, principalmente insolúveis, fornecendo 3 gramas de fibras por cada 100 gramas de fruta. As fibras permitem controlar o apetite e evitar o consumo excessivo de alimentos, já que aumentam a sensação de saciedade e regulam o açúcar no sangue. Além disso, combatem a prisão de ventre, já que aumentam o volume das fezes e favorecem o trânsito intestinal. Também possui vitaminas do complexo B, que são necessárias para o bom funcionamento do metabolismo. 

6. Melhora o funcionamento cerebral
O principal benefício do abacate para o cérebro é melhorar a capacidade de memória, pois o ômega-3 estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração. Além disso, por ser rico em ácido fólico e magnésio, também ajuda na prevenção da depressão, demência e Alzheimer, pois participam na síntese de neurotransmissores que ajudam a melhorar não só a memória, mas também a concentração e a motivação.

7. Evita doenças cardíacas
O abacate, por ser uma fruta rica em fitoesterois provenientes das gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, ajuda a evitar o risco de doenças cardíacas, reduzindo o colesterol total, os triglicerídeos e o colesterol "mau", o LDL. Além disso, o abacate também favorece a formação do colesterol "bom", o HDL, evitando o acúmulo de placas de gordura nas artérias e promovendo a saúde do coração.

8. Previne o câncer
Devido ao seu teor de antioxidantes como o ômega-3 e vitaminas C, A e E, o consumo regular de abacate ajuda a neutralizar a formação de radicais livres no organismo e diminuir o processo de estresse oxidativo. Além disso, o ácido oleico, um tipo de gordura monoinsaturada presente no abacate, exerce efeito anti-inflamatório e anticancerígeno, pois pode induzir a morte das células tumorais, diminuindo, assim, o risco de câncer.

Um belo prato com abacate.

9. Controla a pressão arterial
O abacate possui boas quantidades de potássio e magnésio, minerais importantes que contribuem para reduzir a pressão arterial, uma vez que o potássio favorece a eliminação do sódio através da urina e o magnésio ajuda a aumentar a produção de óxido nítrico, um composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.

10. Ajudar a regular o açúcar no sangue
O abacate é rico em gorduras boas, além de ser baixo em carboidratos e de ter boa quantidade de fibras, o que o torna uma excelente fruta para ser consumida tanto por pessoas que possuem pré-diabetes quanto por pessoas que têm diabetes, já que ajuda a regular a glicemia e a evitar que fique elevada. Fonte: Wikipédia e site "Tua Saúde."


Como saber se o abacate está maduro: 
Retirar o pendúculo da fruta e observar se a linha ao redor está: 
Verde:no ponto certo.
Amarela: ainda não está maduro
Marrom: passou do ponto.

Ois!

Essa era minha maior dificuldade ao comprar abacate, eu não conseguia comprar maduro! Mas com esta dica ficou mais fácil, pois nem sempre ele está mole ao toque. Preciso consumir abacate, praticamente não como esta fruta. E vocês?

Beijos nas bochechas! 
(‾◡◝)

terça-feira, 31 de março de 2026

Março acabando...

Compensação

Faz parte das nossas andanças,

as mudanças que o tempo faz:

se o mundo já nos olha menos,

seguramente ele nos ouve mais.

- Flora Figueiredo.


Oi, pessoas! Cá estamos no último dia de março. Como foi este mês que termina para mim?


1- Começando a preparação para o IR, para quem não sabe, o Imposto de Renda de todo ano. Sim, comecei a juntar os papéis e documentos para enviar ao contador. O prazo vai até o final de maio, mas eu sou daquelas que não deixam para a última hora. Deus me livre! Se você tem que fazer alguma coisa, faça direito e o mais cedo possível.


2- Começando a preparação para a aposentadoria em meados do próximo ano. Entrei com um processo dentro de minha unidade de pessoal para transformar meu tempo especial em tempo comum. O que vem a ser tempo especial? A insalubridade! Como trabalho em um laboratório, considerado ambiente insalubre, isso me garante alguns anos a mais que são somados ao meu tempo de serviço efetivo.


3- Terminei mais um livro em um tempo recorde para meus próprios padrões. Nunca li um livro tão rápido! E já comecei outro.


4- Iniciei um tratamento de pele com um dermatologista; precisava muito fazer isso, é um problema de anos e anos. Estou com muita esperança de que vai dar certo. O tratamento é local e também com medicamento oral, 40 dias. Me desejem sorte!


5- Mês terminando e já posso dizer que as águas de março não vieram este ano. As chuvas foram poucas e rápidas. O vento também resolveu não aparecer e o calor ficou abafado. Haja ventilador e ar-condicionado! Mas agora que o verão acabou, quem sabe melhore...


Feliz abril para nós!


Boa páscoa! 

sexta-feira, 20 de março de 2026

Ilustrações que adoro - Os quadrinhos "Amar é..."

Amar é… ter uma preguiçosa manhã de sono.
Quem não se lembra dos quadrinhos intitulados "Amar é..."? Muitos já usaram as frases românticas para conquistar alguém ou simplesmente sonhar com um amor. Os cartuns, hits dos anos 70 e 80, rodaram o mundo todo e estão presentes na memória dos apaixonados até hoje. Como afirmou a neozelandesa Kim Casali, autora das célebres tirinhas, enquanto existir amor, seus desenhos serão um sucesso.

Amar é… viver um dia de cada vez.
Os primeiros cartoons começaram como ilustrações aos recados que Kim deixava para o seu namorado, Roberto Casali, futuro marido. Nos desenhos, a cartunista representava a si mesma com olhos e cabelos grandes e Roberto, com um "certo ar latino", como ela afirmou tempos depois. Na época, o casal vivia nos Estados Unidos e, para surpresa de Kim, o namorado guardou todos os bilhetes e mostrou a um jornal americano, que gostou das ilustrações e, em 1972, as publicou. O que antes funcionava como um diário para Kim, tornou-se uma febre entre jovens e adultos nos anos seguintes.

Amar é… dormir risonho porque vi você em meu sonho.
Seus desenhos já começavam a ficar famosos, quando, em 1977, a cartunista tomou as páginas dos jornais com a notícia do nascimento de seu filho Milo, fruto de uma inseminação artificial. Até aí, sem novidades. O diferente na história é que o menino é filho de Roberto, marido de Kim, que havia morrido 17 meses antes em decorrência de um câncer. Para ela, usar o sêmen conservado do marido foi uma opção para garantir uma família grande, como os dois sonhavam. Além de Milo, o casal tinha outros dois filhos, Stefano e Dario.

Amar é… quando você não pode suportar a distância.
No mesmo ano em que Kim começou a fazer sucesso nos Estados Unidos, os seus cartuns estrearam na imprensa brasileira. Em 2 de julho de 1972, O GLOBO começou a publicar as tirinhas da cartunista. Ao longo da semana, os leitores podiam enviar sugestões do que amar significava para eles e, a partir de uma curadoria, as frases saíam no jornal junto com os desenhos.

Amar é... regar com carinho para o amor crescer.
Nove anos depois, em 1981, a cartunista saía de Londres, onde vivia, e chegava ao Brasil para realizar seu sonho de conhecer o Rio e buscar inspiração para novas obras. Em entrevista ao jornal, no dia 4 de julho, ela falou sobre a polêmica envolvendo o nascimento do último filho e o processo de criação do seu trabalho. “Me surpreendi ao ver que meus sentimentos particulares, a respeito do amor, eram os mesmos de todo mundo". Kim revelou ainda seu quadrinho preferido: “amar é nunca exigir mais do que você está preparado para dar”. 

Amar é… o que não custa nada, mas vale tudo.
Com o sucesso, os cartuns de Kim Casali saíram do papel e chegaram a cerca de 15 indústrias no Brasil. Eles viraram temas de camisetas, adesivos, cadernos e até de relógios e louças, entre outros objetos. O casalzinho com frases românticas rodou mais de 50 países, encantando homens e mulheres apaixonados de várias partes do mundo. Os quadrinhos chegaram ao século XXI, inspirando álbuns de figurinhas que podem ser encontrados até hoje. Na internet, seus fãs costumam trocar e comprar figurinhas do célebre casal. Em 1997, a história de amor de Kim com os quadrinhos teve um fim com sua morte numa cidade do interior de Londres, Inglaterra. Até hoje, quem viveu aqueles anos traz uma lembrança afetiva dos cartoons. Já quem nasceu depois, ao bater o olho numa ilustração, logo se recorda do ar romântico e lúdico dos desenhos. (Fonte)

As figurinhas colecionáveis do álbum "Amar é..."
Quem aí lembra desta ilustração em forma de quadrinhos apaixonados? No começo, o desenho era mais simples; depois ganhou mais cores e ficou mais bonito. Esta ilustração faz parte da minha infância. Eu colava as figurinhas nos meus cadernos e agendas. Sempre me chamou a atenção o fato do casal estar sem roupa; raramente aparecem vestidos, mas isso é só um detalhe com que ninguém parece se importar. Outra coisa: os nomes de dois dos filhos de Kim são também os nomes de dois dos meus personagens em "De Outro Mundo." Mas para você, amar é…?

Beijos nas bochechas! 😘

quinta-feira, 12 de março de 2026

Fotos de prédios antigos.


Oi, gente! Como vão indo? Estas foram minhas ultimas fotos tiradas aqui na minha cidade. Há vários prédios antigos abandonados por aqui, mas ainda bem que há outros que estão sendo cuidados e preservados, como esta casa acima, amei a cor rosa da pintura! Pense num sol quente e céu azul quase sem nuvens, era assim que estava neste dia, domingo de carnaval.


Na mesma avenida da casa rosa, precisamente no Largo Junqueira Aires, do outro lado da rua, tirei foto desta igreja presbiteriana que vem a ser a igreja protestante mais antiga do Rio Grande do Norte. Em 1879, os missionários leigos Francisco Filadelfo de Sousa Pontes e João Mendes Pereira Guerra, enviados pelo reverendo John Rockwell Smith, visitaram Natal e divulgaram o Protestantismo pela primeira vez no município. Neste período, o Sr. Antônio Eustáquio, irmão de um dos padres da cidade, passou a se opor ao catolicismo romano na cidade. Com o crescimento do grupo, em 3 de fevereiro de 1896, foi oficialmente organizada a Igreja Presbiteriana de Natal e inaugurado o edifício da igreja, que na época contava com 153 membros.

Descendo a avenida ainda existe este relógio antigo preservado. Que lindo! Há também luminárias antigas visíveis na foto. O relógio é uma peça histórica de ferro fundido, inaugurado em 2 de outubro de 1911. Importado da França (fundição Val D'Osne), ele é decorado com motivos florais, integra a balaustrada da área e testemunhou o desenvolvimento urbano, incluindo o antigo bonde e a “Belle Époque Natalense”.


No post sobre o hotel da segunda guerra, eu falei do bairro da Ribeira que na época era o mais importante de Natal. Este bairro hoje não recebe atenção e zelo do governo municipal e vários prédios históricos estão abandonados, mas ainda há prédios preservados, como este acima, onde funciona a delegacia da Receita Federal. Este prédio foi inaugurado em 1928, possue dois pavimentos e era a antiga Alfândega de Natal, apresentando arquitetura clássica com destaque para as iniciais "AN" na fachada, as tais iniciais aparecem na porta principal e nas janelas.


O mesmo prédio visto mais de perto. Repare no porteiro. Não está vendo? 
É um cachorrinho deitado na porta de entrada.😍


No mesmo bairro, outro lindo prédio antigo preservado. O prédio da antiga Estação Central de Natal, situado na Praça Augusto Severo, na Ribeira, foi construído na década de 1880, possuindo estrutura em estilo chalé. Tombado pelo patrimônio histórico, o local foi crucial para o desenvolvimento urbano da região, passando por reformas em 1904 e 1909 antes de se tornar parte da rede ferroviária. Foi fundamental para a Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz, posteriormente integrada à Rede Ferroviária do Nordeste e, mais tarde, à CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).


Como está escrito na fachada, este é o Teatro Alberto Maranhão, que foi reformado recentemente e também se situa no bairro da Ribeira. Repare que alguém deixou um patinete bem na frente do prédio. Estes patinetes chegaram recentemente por aqui e fizeram sucesso. O teatro, é um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte, foi projetado pelo engenheiro José de Berredo e teve suas obras iniciadas em 1898, sob a direção do major Teodósio Paiva. Foi inaugurado no ano de 1904, sendo que na época, o teatro era denominado Carlos Gomes.


Desde sua inauguração, já passou por algumas reformas, a ultima foi concluída em 2021. 
O prédio foi construído no estilo Art Nouveau.


E para terminar o post, mais uma foto de uma bela 
orquídea branca pintadinha de rosa.
Fonte:Wikipédia/Google.

O que acharam destes prédios?
Beijos nas bochechas! 😘

quarta-feira, 4 de março de 2026

Chuva, resumo e livros.


Oi, gente! Sim, está chovendo por aqui! 

Chuva No Telhado

Poucas coisas na vida têm a magia
Do barulhinho de chuva caindo no telhado
Na hora de dormir.

A alma se ajeita dentro do corpo
E o corpo se encolhe e se curva
Em noites chuvosas e de baixas temperaturas.

Vez ou outra bate uma vontade de fazer peraltice,
Sair correndo em meio à chuva intensa
E banhar-me em suas águas torrenciais...
Fazer barquinho de papel e...
Observá-lo desafiar as correntezas.

Hoje, eu morando só, na grande cidade
Ainda trago em mim os conselhos da minha vó:
Menino, não use aparelhos eletrônicos durante a chuva!
Sendo assim, quando a chuva cai,
Desligo tudo, como um menino obediente,
Silencio e adormeço .
(Edson Luiz Elo)


Amo chuva! Neste mês que passou não aconteceram muitas coisas dignas de nota.
 Fevereiro terminou tão rápido quanto chegou, e já estamos em março!

1) O carnaval foi bem aproveitado no descanso, mas com tempo livre extra deu pra fazer algumas coisas pendentes em casa.
2) Comecei, já atrasada, a criar minha meta de leitura de 2026. Demorei porque ainda estava terminando o último livro de 2025. Até agora há 3 livros para ler na minha estante:

* O Cavaleiro dos Sete Reinos/George R. R. Martin: décadas antes dos acontecimentos descritos em "As Crônicas de Gelo e Fogo", este livro narra as aventuras do cavaleiro Dunk e de seu jovem escudeiro Egg que se revelam importantes figuras de Westeros. Sim, eu vi a primeira temporada da série baseada neste livro na HBO e adorei!

* A última casa da rua Needless/Catriona Ward: comecei a ler esta semana. Este livro é bem diferente dos livros que costumo ler. Um thriller psicológico e um drama familiar. Suspense e terror juntos? Vamos ver!

* O Segredo final/Dan Brown:  amo este autor e este é o sexto livro dele. Já li os cinco anteriores. Pelo que eu vi na sinopse, é um livro eletrizante e cheio de mistérios. Quero muito ler!

Alguém já leu ou vai ler estes livros?


Feliz março para nós! 
Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir