sábado, 31 de outubro de 2015

Saudades...


Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
eu sinto saudades...

Sinto saudades de amigos que nunca mais vi,
de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...

Sinto saudades da minha infância,
do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro,
do penúltimo e daqueles que ainda vou ter, 
se Deus quiser...

Sinto saudades do presente,
que não aproveitei de todo,
lembrando do passado
e apostando no futuro...

Sinto saudades do futuro,
que se idealizado,
provavelmente não será do jeito 
que eu penso que vai ser...

Sinto saudades de quem me 
deixou
 e de quem eu deixei!
De quem disse que viria
e nem apareceu;
de quem apareceu correndo,
sem me conhecer direito,
de quem nunca vou ter a 
oportunidade de conhecer.

Sinto saudades dos que se foram 
e de quem não me despedi direito!

Daqueles que não tiveram
como me dizer adeus;
de gente que passou na calçada contrária da minha vida
e que só enxerguei de vislumbre!

Sinto saudades de coisas que tive
e de outras que não tive
mas quis muito ter!

Sinto saudades de coisas
que nem sei se existiram.

Sinto saudades de coisas sérias,
de coisas hilariantes,
de casos, de experiências...

Sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia
e que me amava fielmente, 
como só os cães são capazes de fazer!

Sinto saudades dos livros que li 
e que me fizeram viajar!

Sinto saudades dos discos que ouvi 
e que me fizeram sonhar,

Sinto saudades das coisas que vivi
e das que deixei passar,
sem curtir na totalidade.

Quantas vezes tenho vontade de encontrar 
não sei o que...
não sei onde...
para resgatar alguma coisa 
que nem sei o que é e nem onde perdi...

Vejo o mundo girando
 e penso que poderia estar sentindo saudades
Em japonês, em russo,
em italiano, em inglês...
mas que minha saudade,
por eu ter nascido no Brasil,
só fala português, embora, 
lá no fundo, possa ser poliglota.

Aliás, dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria,
espontaneamente quando
estamos desesperados...
para contar dinheiro... fazer amor...
declarar sentimentos fortes...
seja lá em que lugar do mundo estejamos.

Eu acredito que um simples
"I miss you"
ou seja lá como possamos traduzir
 saudade em outra língua,
nunca terá a mesma força
 e significado da nossa palavrinha.

Talvez não exprima corretamente
a imensa falta
que sentimos de coisas
ou pessoas queridas.

E é por isso que eu tenho mais saudades...
Porque encontrei uma palavra
para usar todas as vezes
em que sinto este aperto no peito,
meio nostálgico, meio gostoso,
mas que funciona melhor
do que um sinal vital
quando se quer falar de vida
e de sentimentos.

Ela é a prova inequívoca
de que somos sensíveis!
De que amamos muito
o que tivemos
e lamentamos as coisas boas
que perdemos ao longo da nossa existência...
(Clarice Lispector)

*******

 Eu tinha que postar este texto de novo, 
é perfeito pra participar da BC da Chica (37)....


Minhas frases:

Sinto saudades quando lembro de algo inesquecível.

Aqueles que amamos deixam saudades quando partem.

Saudades da minha mãe, pai, casa, gatinha...

****
Beijos nas bochechas!

28 comentários:

  1. Adorei a poesia da Clarice e tuas frases, que estão perfeitas, cheias de sentimento!Obrigadão! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bonito!
    Também tenho grandes e lindas saudades!
    Beijos e uma boa noite de sábado, Ane!...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Ane
    Adorei o texto e suas frases.
    Te desejo um ótimo domingo e feriado.
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Ane
    Adorei o texto e suas frases.
    Te desejo um ótimo domingo e feriado.
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane esta poesia da Clarice é o que tem de linda,e expressa nossainou , gostei.
    Bom final de semana e Finados.
    Afagos em teu coração saudoso.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane
    Com o texto da Clarice você poetisou suas frases com ênfase na doce saudade
    Um domingo lindo e abençoado
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lindo o texto e a imagem.
    Também sinto saudades dos amores que não estão mais presentes fisicamente comigo, mas vivem em meu coração.
    Sônia.

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga Ane

    Perdoe-me a ausência.
    Final de ano, para quem ensina
    o tempo fica curto,
    mas estamos sempre visitando
    espaços preciosos que nos fazem tão bem.

    Gostaria de convidá-la a visitar o meu blog
    www.sonhosdeumprofessor.blogspot.com
    onde postei uma entrevista que fiz recentemente
    e que está sendo vinculada na mídia de Fortaleza.

    É também uma forma de entender a forma
    que penso a Educação que acredito
    e a qual dedico a minha vida.

    Um imenso abraço.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane, lindo poema, bem apropriado para esta época em que lembramos dos que já se foram e dos momentos que não voltam mais.
    Ótimo final de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida Ane
    Imensas saudades nos deixam...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  11. Lindo!!!!!!!!!!!! Ótimo domingo!!!!!!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Era tanta saudade Ane.
    Nos perdemos em definições e creio que não se define mesmo.
    Beleza de reler Clarice com todas as suas saudades que são nossas saudades.
    Bom domingo de alegria e paz para uma semana proveitosa.
    Carinhoso abraço e beijo paz amiga.

    ResponderExcluir
  13. Um excelente poema,
    A saudade é a nossa amiga mais fiel. Ela está sempre connosco até mesmo quando gostaríamos que não estivesse.
    Um abraço e bom Domingo.

    ResponderExcluir
  14. Olá Ane :)
    Gosto muito desse texto,
    (embora ele provavelmente não seja de
    autoria da Clarice Lispector,
    pois não consta em seus acervos),
    existem fragmentos nele, que tem tudo a ver comigo,
    afinal eu sinto saudade de tantas coisas...
    E ficaram excelentes as suas frases.
    Uma bela participação!
    Beijos \o/

    P.S.: Achei a imagem muito graciosa!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Ane, que poema lindíssimo de Clarisse que eu não conhecia! Adorei!
    As suas frases ficaram maravilhosas!
    Continuação de um bom domingo.
    Beijinhos,
    Ailim

    ResponderExcluir
  16. Doce imagem, tão significativa, linda Clarice que escreveu esse texto tão perfeito e linda vc que postou tudo isso! Abração, beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  17. Fez uma bela participação, nos trazendo Clarice Lispector. Saudade, quem não a conhece????? Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Oi Ane! linda tua postagem! amei frases e .poema.Bom feriadão beijo

    ResponderExcluir
  19. Poema lindo!
    A frase: " Ninguém vive sem ter saudade do passado".
    Beijos carinhosos, Ane!!!

    ResponderExcluir
  20. Belo poema, boas frases! Obrigada por compartilhar.
    Tenha otima semana!



    ResponderExcluir
  21. Oi Ane! Esse texto é belíssimo! Temos que nos esforçar para fazer o que Pe. Marcelo Rossi ensina: "Saudade sim, tristeza não!" É difícil mas a gente tenta! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  22. Um belo texto e quanta coisa boa para lembrar!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ane!!! Que texto lindo!!!!! Amei!!!!
    Ah... Sinto saudades de tanta coisa...
    Bjs e uma semana de paz!

    ResponderExcluir
  24. Oi Ane, lindo o texto da Clarice, certamente não poderia ficar de fora da brincadeira da Chica! Adorei suas frases! Têm músicas que me fazem ter saudade de muitas coisas! Infância, amor, escola, trabalho... cada uma me faz lembrar de uma fase da vida! Parabéns pela sua participação!

    Bjs e uma ótima semana! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  25. Olá amiga, vim desejar-lhe um abençoado início de mês!
    Lindo poema!!!

    Doce abraço Marie.

    ResponderExcluir
  26. Amiga Ane, fez muito bem em colocar este belo e intenso texto de Clarice Lispector que tanto admiro também.
    O sentimento é universal mas a nossa saudade é única.

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  27. Belo poema
    Uma linda tarde, beijinhos.

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir