quinta-feira, março 28, 2013

Curiosidades sôbre a páscoa


A Páscoa, como conhecemos hoje (com ovos de chocolate, alusão ao coelho, etc) modelou-se com o passar dos anos, mas tem como principal influência a Páscoa Judaica. Antes de Jesus morrer na cruz e ressuscitar era este o tipo de Páscoa comemorada. Portanto, Páscoa cristã e judaica são diferentes, mas é a partir da festa judaica que os cristãos comemoram a ressurreição do Salvador.
 
Para os judeus a páscoa significa "passagem", por isso o nome da festa é Pessach (passagem). De acordo com a tradição judaica, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3500 anos, quando o Senhor enviou dez pragas sobre o povo do Egito o que enfim libertou os hebreus da escravidão. Como memória desta libertação foi instituído para todas as gerações de judeus a celebração da festa de Pessach, como forma de lembrar o favor de Deus.

Pessach, então, significa a passagem do Senhor através de seu mensageiro, o anjo. Depois foi acrescentado a esta concepção a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, confirmando a sua libertação. Os judeus comemoram até hoje os valores que a história narrada no livro de Êxodo: liberdade, justiça e reinício do ciclo da vida.

Para os cristãos a Páscoa tem um significado semelhante, é a comemoração da passagem de Jesus da morte à ressurreição. Os primeiros cristãos passaram a comemorar a Páscoa, como conhecemos hoje, porque viram uma relação entre a libertação do povo de Deus no Egito e a libertação da morte para a vida, pregada por Jesus.
 
Outro motivo para que a grande festa cristã tenha o mesmo nome da festa judaica deve-se à Paixão de Cristo ter acontecido no início do Pessach. Então a última ceia teria sido um Seder, o jantar realizado na véspera do início da Páscoa judaica.

Embora as duas festas tenham o mesmo nome não ocorrem na mesma data. A Páscoa cristã é comemorada no primeiro domingo de lua cheia depois do equinócio de primavera (de outono, no hemisfério sul). Já as comemorações da Páscoa judaica têm início na primeira lua cheia do mesmo equinócio. O início do Pessach e a Páscoa cristã podem cair no mesmo dia, mas isso dificilmente ocorre.
 
A Páscoa de outros povos

Vários povos da antiguidade comemoravam uma espécie de Páscoa. Porém normalmente eram festas pagãs em homenagem aos seus deuses ou a comemoração da chegada da primavera. Atualmente a Páscoa cristã é a mais comemorada.
 
Em março de 250 a.C, em Roma, era celebrada uma festa religiosa, em que o protagonista era um ser meio homem, meio deus, filho de uma virgem e que ressuscitava todo ano. Essa festa era uma homenagem à deusa Réia ou Cibele e ao Attis, a pessoa que ressuscitava. Para o povo egípcio era uma festa para o deus Osíris, que também ressuscitava.

A partir do século IX, com a conversão do povo germânico ao cristianismo, alguns símbolos das festividades pagãs foram incorporadas na festa cristã. Este é o caso do coelho, que era a representação da deusa da primavera entre os povos bárbaros. Ainda hoje, Páscoa é chamada Ostern em alemão e Easter em inglês – derivações do nome da deusa Eostre.(Fonte)

Ovos
 
O ovo aparece em muitas tradições antigas como um símbolo da vida, ou do início dela. Civilizações não cristãs utilizaram o ovo, inclusive decorado para comemorar o equinócio da Primavera e a Vida. O cristianismo absorveu e adaptou a tradição, mesclando-a com seus rituais. A prática de decorar os ovos pode ser traçada desde os antigos cristãos da Grécia e Síria, que trocavam os ovos tingidos de vermelho carmim para representar o sangue de Cristo. Na Inglaterra, durante a Idade Média, o rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e oferecer de presente durante a Páscoa a amigos e aliados. No século XVIII, os franceses começaram a fazer ovos de chocolate.(Fonte)

Ovos Fabergé

 
 Os ovos que acabaram sendo símbolo de raridade e grande valor tiveram sua origem na Rússia, em 1885. O Czar Alexandre III procurava por um presente de Páscoa e aniversário para sua esposa, entrando em contato com o joalheiro Peter Carl Fabergé para confeccioná-lo. Foi feito então um ovo folheado a ouro que se abria, revelando uma gema dourada, contendo uma pequena galinha de ouro com olhos de rubi (não é o da foto). Assim começou uma tradição anual de detalhados e elaborados ovos, cada um único e com uma surpresa. O último foi produzido em 1917, quando a monarquia russa encontrou seu fim. Que luxo, estes ovos são lindos!

Malhação de Judas ou Queima de Judas

 É uma tradição vigente em diversas comunidades católicas que foi introduzida na América latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no sábado de aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.
Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio dia.

Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os boneco em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.

Algumas cidades fazem da Malhação de Judas uma atração turística, como a cidade paulista de Itu. Famosa por seus objetos de tamanhos avantajados, os moradores da cidade aumentam o tamanho do boneco a cada ano, mas com um diferencial, no lugar de atearem fogo, é usando até mesmo dinamite, costuma-se chamar o Estouro de Judas.(Fonte)

************

Um excelente feriado com uma feliz, doce e abençoada páscoa a todos!
Sou destaque na Casinha das Gifs!
Amei!Valeu Taty!

Parabéns pelo lindo Blog!
 
Olha o mimo de páscoa que eu ganhei:
 


quinta-feira, março 21, 2013

As novidades...

Sou entre flor e nuvem,
estrela e mar. Por que
havemos de ser unicamente
humanos, limitados em chorar?
Não encontro caminhos fáceis
de andar. Meu rosto vário
desorienta as firmes pedras
que não sabem de água e de ar.
Oi pessoas!Voltando ao blog com um verso de Cecília Meireles...adoro!
Antes de mais nada,parabéns a todas (e todos) nós pelo dia do blogueiro que foi ontem,20 de março,esta data não pode passar em branco,né?Editando:Acabei de descobrir que hoje é o dia mundial da poesia,adivinhei em abrir o post com uma!

Imagine vocês que eu,quase boa da perna/pé,fui correr com medo(nojo,horror,terror noturno) de uma barata voadora e quase que me arrebento outra vez!Pois é!Ela estava numa posisão que seria difícil matar com uma boa chinelada,então borrifei veneno em cima dela,aí ela deu uma de passarinho e voou pra cima de mim,corri pelo corredor e entrei na cozinha com a barata na minha cola,pense nos gritos que eu dei!Quando ela caiu e finalmente a matei foi que notei a perna doendo!Chorei de frustração,achei que seria mais 15 dias pra me recuperar outra vez!Coloquei compressa de gelo e voltei a tomar o medicamento (só 1 comprimido e pronto),mas graças ao bom Deus,no outro dia não piorei e continuo bem,quase andando normal!Pra completar esta fase de saúde ruim,peguei um resfriado que me deixou rouca!Tem nada não,eu supero rapidinho!

Lá no trabalho,surgiu uma oportunidade de vir trabalhar aqui em Natal!Pra quem não sabe,trabalho numa cidade do interior,distante 120 km da capital.Isso porque a tal empresa que vai gerir os HUs acabará de vez com os plantões de 24 horas, é ilegal e só é aceito porque a maioria dos profissionais são da capital e tem que viajar pra ir trabalhar,então todos dão 24 horas,porque além de ser bom para o serviço,é bom pra gente que viajamos menos e temos mais folgas.Como ninguém aguenta tanta viagem dando só plantões de 12 e 6 horas,com as folgas no meio,foi uma correria geral pra o setor de pessoal pra pedir transferência!Sabe-se que a empresa fará concurso pra preencher as vagas que ficarem.Mas um colega me disse que o processo contra esta empresa ainda está no Supremo pra decidir de uma vez por todas se ela será implantada ou não.O jeito é aguardar pra ver!

Desta vez o post será menor!Voltei a ter um link,viu?Tá lá embaixo do lay,junto com o arquivo e outros links!São estas as novidades!Beijos nas bochechas!

Editando2: Voltei com mimos ganhos!Valeu gente!
Estes são do dia do blogueiro e tb do dia da mulher.
No próximo post tem os de páscoa!






 
Editando em 25/03:
Acabei de saber que sou destaque na Casinha da Taty!
Amei demais!Valeu Taty!
 
Parabéns pelo lindo Blog!
 
 


quinta-feira, março 14, 2013

Aula de Internetês...

 
Oi gnt (gente)!Tenho certeza que todos vcs(vocês) já leram internetês quando navegam pela net(internet).Tem expressões bem conhecidas q(que) todo mundo usa,como aquelas que representam uma risada (rs,rs...kkkk...) ou o velho sorriso :-), vc, niver... mas tem outras que eu naum(não) sabia o que significava.De tanto me deparar com estas expressões,resolvi fazer uma pequena pesquisa em forma de post.Olha estas:
 
Aki = aqui
Blz = beleza
Cmg = comigo
Eh = é
Hj = hoje
Nd = nada
Q = que
T+ = até mais
Tc = teclar
Td = tudo
Vlw = valeu
:T = mascando chiclete
n-  não com um sentindo de ironia
ata: ah, tá! Significa "agora eu entendi!".
aw, aww: interjeição que indica desapontamento, como "droga!".
btf: boto fé, aprovo
dsc: desculpa
 flw: falou
kolé, koleh, colé, coleh, koé,
koeh, koe, coé, coeh, koe: qual é? (= E aí? Tudo bem?)
namo: namorado
p6, pra6, pru6: para vocês
snsbsdb: se não sabe brincar, sai da brincadeira
sacumé né, sacume ne, sacume neh, sacumene: sabe como é, né?
votq: vou ter que
....

E tem muito mais!Peguei as mais usadas ou que achei até engraçadas.
 Fikdik (fica a dica) dos dois sites que achei mais interessantes: Muita dica e Internetes.

O Internetês procura abreviações para que a comunicação seja rápida,mas existe também o Miguxês também chamado fofolês,que carrega em si uma intenção afetiva e até infantilizada.Este estilo troca letras e intercala letras maiúsculas e números entre as letras minúsculas.
Ex: A arte lava da alma a poeira do cotidiano.Pablo Picasso
a arti lava da alma a poera du kotidianu. Pablu Picassu (miguxês moderno)
A aRtI lAVah dAh ALMah a pOeRah DU KOTIdIAnu......
PaBLU picaXXu (neo-miguxês)
 
Por outro lado tem uns termos que eu também não conhecia:

Spoiler: Revelações do enredo de filmes e livros.Não conte o final!!!

Resenha: Quando uma pessoa faz uma breve análise a respeito de um acontecimento cultural ou  sôbre livros,filmes.Aprendi a fazer resenha na prática avaliando os livros que leio lá no Skoob.

Blockbuster: usado para filme e teatro, denota uma grande produção ou grande sucesso de bilheteria.O termo originou-se da gíria do teatro referindo-se particularmente a alguma peça de grande sucesso, mas agora é usada principalmente na indústria cinematográfica.Há também a famosa locadora de vídeos com o mesmo nome.

Gadget:é uma gíria tecnológica recente que se refere a um equipamento prático e útil no cotidiano. São dispositivos eletrônicos portáteis como PDAs, celulares, smartphones, tocadores de mp3, entre outros. Na internet é chamado de widget,estão bem aqui na lateral do post,podem ser: janelas,botões,menus,ícones,barras de rolagem,etc.

Firewall: São softwares (programas desenvolvidos para computadores) de proteção cujo objetivo é impedir a entrada de hackers (especialistas em violar sistemas de computação) em computadores pessoais ou de empresas que estão conectados a internet.

Browser: é o nome dado aos programas de computador usados para localizar e visualizar documentos em HTML.São esses programas que permitem a navegação no ambiente www e a visualização de websites.Ex:Internet Explorer,Mozilla Firefox,Google Chrome e etc.

Cookies: São arquivos contendo informações como nome e preferências dos visitantes de um website.Esta informação é fornecida por cada internauta em sua primeira visita ao site.O servidor do site registra as informações num arquivo que é armazenado no disco rígido do internauta.Quando este retorna ao site,o servidor procura,acha o cookie e se auto-configura de acordo com as preferências de cada internauta.
 
Backup: Copiar arquivos de um computador para um segundo dispositivo,que pode ser um drive ou cd, como medida de precaução no caso de haver algum problema com o dispositivo original.Lembre:Faça backup de seus arquivos regularmente.

Zípar:Verbo não oficial da língua portuguesa que deriva do formato de arquivo "zip" que significa "compactar um arquivo" para que este fique com um tamanho menor.A operação contrária chama-se descompactar ou extrair um arquivo.
 
Gostaram da aula?Abs(abraços) e fcd(fica com Deus)!

PS: Estou um pouquinho melhor do meu problema na perna...


sábado, março 09, 2013

Voltando ao Blog


"Não acrescente dias a sua vida, mas vida a seus dias.
 
 
Oi gente,voltei!Não aguentei ficar muito tempo longe deste meu cantinho!Como vcs já viram,andei fazendo umas mudanças por aqui,porque o template que eu usava deu problema na hospedagem das imagens,então coloquei este simples mesmo,pra mim ficou legal,fácil de abrir,não tá pesadão,neste caso menos é mais,né?Viram o recadinho aqui do lado?Achei tão cute que não pensei duas vezes em colocar aqui!Vai ter sempre um recado diferente mesmo que eu não tenha atualizado o blog.Por aqui tudo bem.Depois de dias e dias de seca e calor brabo,andou caindo umas boas chuvas no estado todo,infelizmente ainda estão vindo em pouca quantidade.Mas valeu,a paisagem que era cinzenta ficou verde de novo,já o calor...este continua pra valer,é incômodo e desgastante,mas fazer o que?

Leti continua naquela vida de gata depois dos 20,agora quer comer de tudo,até sôpa a danada já pediu!Já viram gato tomando sôpa?Pois Dona Leti toma e lambe os beiços!Que fôfa!Falando em gatos,no Facebook eles estão bombando,fotos cutes de gatinhos fazem o maior sucesso!E eu adoro!Virei fã viciada de outro joguinho de lá:o Candy Crush Saga,alguém aí joga?

A maior novidade que eu tenho pra contar é que tive uma distensão muscular na perna direita,no músculo da "batata" da perna.Fui levantar a perna bem alto quando estava dançando e escutando música,gente...Deu uma dor tremenda nesta perna junto com um barulho estranho como se algo tivesse saído do lugar ou quebrado.Me lasquei,pensei,não podia pisar no chão por causa da dôr.E assim estou desde sábado passado: mancando,tomando relaxante muscular com analgésico /antinflamatório e fazendo compressa quente.O problema foi na perna,mas quem tá mais inchado é o pé, com um tremendo hematoma na lateral do mesmo.Não quebrou nada,felizmente,e eu espero ansiosamente que tudo volte ao normal logo,pois com este problema estou ainda mais sedentária e isso não é nada bom.Quase não estou saindo de casa, é de casa pra o trabalho e do trabalho pra casa,isso porque faço a maior parte do trabalho sentada,tive que ir no supermercado e pagar as contas,mas fora isso estou evitando sair pra não andar muito e forçar a perna.Devo ter o máximo de repouso possível.

Viram o final da novela das 6?Eu adorava "Lado a lado" e simplesmente amei o final!Todos os vilões foram castigados,os mocinhos e mocinhas terminaram felizes,quer coisa melhor?Ah se na vida fosse assim!Infelizmente não é o que a gente ver por aí,né?Disse pra mim mesma,mais uma vez,que não vou mais ver novela,mas será que resisto?É que a próxima novela das 6 vai ter muitas cenas que foram gravadas aqui em Natal ou no nosso litoral,como as praias de Genipabú e Pipa,utilizaram nossas praias e dunas como cenário.Acho que vou reconhecer muitos lugares nesta novela.

Até que enfim estão pintando os blocos aqui do condomínio,depois de mais de 10 anos sem pintura nenhuma.Um dos blocos já está praticamente pronto,pense numa diferença! Parece novo!O serviço vai custar mais de 200 reais a mais na taxa de condomínio,mais eu pago com prazer,esse foi sempre um dos meus pedidos aos candidatos a síndico.Mas aí fiquei pensando:logo agora que resolvi me mudar?O apê novo ainda não tá pronto,estou aguardando.

Lá no trabalho temos um novo chefe no setor,um cara super organizado e inovador,tô botando fé!Até o diretor é outro,nossa diretora se afastou pra fazer doutorado.Meus dois últimos plantões foram super cansativos,eu arrastando a perna e sem o ar condicionado que quebrou.Achei que ia ter um troço com tanto calor!!Que sufoco!Enfim,cheguei ontem de manhã e cochilei umas duas horas de tarde pra me recuperar um pouquinho.Maiores novidades ainda virão,pois a cúpula da direção vai voltar com novidades sôbre a empresa que vai gerir os HUs.
Mas já escrevi demais pra um post só!
Um beijo em cada bochecha!
Estou feliz em estar de volta!

PS: Recebi mimos do dia da mulher!Obrigada Nanda e Taty!

Feliz dia Internacional da Mulher ^^